planta3

Como trocar plantas de vaso – Faça Você mesmo

SELO_Papo_Calcinha

Levo jeito pra muitas coisas da casa e planta não é uma delas. Desde que me mudei já matei 4 rafis e agora tô com uma podocarpus em estado grave. E olha que essa última eu investi em vaso, terra, remédio e mais um monte de tranqueira que o vendedor me convenceu a comprar. Investimento alto e a bichinha tá lá toda capenga.

Bom, agora a Deisy veio com esse passo a passo pra suculentas e eu já tô me empolgando de novo. Tudo bem que já matei algumas, inclusive uns cactos também, mas nunca tinha feito essa parada que ela tá ensinando não. É um passo a passo bem simples, mas uma mão na roda pra quem não tem muita intimidade com a parada como eu. [line]

TransPLANTANDO!

As plantas dão um charme especial em qualquer decoração e mais vida aos ambientes. Quando perguntei pra meia dúzia de amigos se eles sabiam plantar me surpreendi pois mais da metade me disse que não. Teoricamente todo mundo acha simples mas na hora de colocar a mão na massa, ou melhor , na terra, surgem algumas dúvidas comuns que podem definir a saúde das suas plantinhas. Resolvi fazer um post bem básico explicando como transplantar de um vaso para o outro sem prejudicar o crescimento delas.

Optei por suculentas que são de fácil manutenção e ficam bonitas o ano inteiro sem exigir grandes cuidados.  Elas chegaram naqueles vasinhos plásticos de floricultura e resolvi mudá-las para os esmaltados sem furo embaixo (que não necessitam pratinhos de água). Primeiro forrei o fundo do vaso com pedrinhas brancas (você encontra pra vender em floriculturas).  Essa camada serve como reservatório para possíveis excessos de líquido caso ela seja molhada exageradamente. Depois coloquei uma quantidade de terra pronta (também vende em pacotes na floricultura), deixando um espaço até a borda suficiente para acomodar as raízes.
planta1

Quando o fundo estava preparado bastou posicionar a suculenta do centro do vaso e preencher as laterais com terra de qualidade. Fui apertando um pouco com os dedos para o barro assentar, mas não amassei muito pra não prejudicar as raízes.  Para finalizar coloquei mais pedrinhas brancas decorando!

planta2

Essa espécie de planta não gosta de muita água e ela até morre se você resolver regar todo dia. As minhas molho de 2 em 2 dias com 3 colheres de água na base. No começo achava estranho e até ficava com dó, parecia que ia deixar as bichinhas morrerem de sede mas depois pesquisei e vi que era assim mesmo. Se você optar por um vaso com furo embaixo e pratinho, nunca deixe água acumulada pois as raízes dela podem apodrecer. O Sol indireto é o suficiente para mantê-las bonitas por muitooo tempo.

planta3

[line]

A Deisy é a colunista do Papo Calcinha e tem o blog dela também, o TheLadyDiy, que é cheio de idéias sensacionais como essa e que fazem aquela diferença. Ela também é responsável por um projeto super bacana, o Alfofadas. São almofadas super divertidas que, além de deixar seu ambiente mais descolado, ainda ajudam um monte de animal de rua.

Gostou? Então compartilhe com quem você curte e claro, comente aí que a gente fica feliz.
Dúvidas? Só perguntar também. ;)



  • http://www.arqdream.blogspot.com.br/ Mari Martins Otaguro

    Adorei as dicas, os vasinhos ficaram uma graça! :D Parabéns

  • Nessa Melo

    Oie! Comprei uma pra deixar no banheiro, que aqui em casa é bem iluminado, mas a pobre tá lá toda molenga… Será que é excesso de água? Será que tem salvação?
    Adorei teus vasinhos Deisy!

    • Deisy Cruz

      Não deixe ela pegando sol direto, “esconda” ela atras de uma cortina pra que só pegue a claridade suficiente. Não pode dar muita água, pe meio estranho mesmo até fico com dó das minhas, mas é normal. Se der muita água ela começa a apodrecer embaixo =(

  • Stephany Rodrigues

    Estou meio que com um vício de suculentas, uma vez que nenhuma planta comigo vinga!
    E sei que em breve será a hora dela mudar de vasinho, então o post é de grande utilidade :)

  • Marcio

    Me dá a dica de onde vc. comprou os vasos; tenho procurado um esmaltado vermelho para transplantar nossa árvore de natal e não consigo encontrar aqui no ABC.
    Valeu!

    • Deisy Cruz

      Oi Marcio, comprei em uma loja de 1,99 =) Vale a pena pesquisar nesse tipo de bazar, sempre tem coisa bacana!

  • fernanda

    Boas dicas,mas tem que cuidar o excesso de sol…Falo por experiência ja que tenho uma suculenta que está em estado regular depois que eu tirei ela da exposição.Não faz bem,elas escurecem igual a muita rega.Adorei os vasinhos rosas!

    • Deisy Cruz

      Sim sim, as minhas deixo tbm soh pegando sol indireto =)

  • Júlio Oliveira

    Show de bola o post.
    Me falaram que antes do acabamento com as pedrinhas brancas é bom colocar uma camada de areia para elas não ficarem escuras.

  • Twany Maya

    Tenho esses vasinhos, mas os meus não tem furos embaixo, por isso usei para colocar outras coisas.
    Os seus são furados embaixo, ou não tem problema colocar mesmo que tenham o fundo fechado?

    • Deisy Cruz

      Não tem furo não, tanto que nem tem pratinho!
      Por isso que coloquei as pedras no fundo, assim se acumular água ela fica lá =)

  • Rúbia

    Aaaammmeeeeiiii o post. Ganhei uma suculenta neste finds e estava preocupada pq não levo o menor jeito com plantas. Agora que aprendi a transplantar aqui com vcs, vou comprar várias outras porque é uma planta que acho bélissima. Obrigada.

  • Thais

    Eu sempre li que cactus e suculentas não gostavam muito que regassem todos os dias. Como eu também não sou muito boa com as plantas, acabo regando as minhas praticamente todos os dias, que ficam tomando sol direto. Pasmem, elas crescem loucamente. Estão amando o clima tropical de ser, e se reproduzem feito doidas. Meus cactus não param de dar flores atrás de flores. Uma loucura! Estou feliz da vida.

  • manu

    Nossa!!! Deisy, mesmo com sol indireto é o suficiente pra não acumular a água da rega? é q eu tbm achei estranho usares um vaso sem furo.

Blog Homens da Casa 2014. Todos os direitos reservados.