Tijolo_1

Sabe aqueles ambientes com tijolos aparentes, que a gente vê em revistas e sites e que nos deixa morrendo de vontade de ter em casa, e sempre ficam aquelas duvidas. Será que vale a pena ter uma parede assim em casa? É viável? Fácil de executar? E manutenção como faz? Pois é, nesse post vou dar algumas dicas, exemplos e falar um pouco sobre esses carinha, que fazem maior sucesso por ai.

2

Esses tijolos ganharam sua fama com o surgimento dos Lofts em Nova York, que eram construídos em antigos galpões industriais e que, com o passar do tempo, começaram a ser usados como moradia. Pra começar vamos logo quebrar um tabu: esse negócio de que tijolos aparentes só podem ser usados em espaços rústicos. Quem pensa assim tá super enganado, eles estão muito em alta e, se souber usar da maneira certa, deixam seu espaço muito moderno e atual. Esses tijolos aparentes podem ser usados em qualquer ambiente, da sala à cozinha, do quarto ao escritório. Os queridos tijolinhos vêm ganhando a cena na arquitetura de interiores e sua presença nos espaços os tornam sinônimo de charme, elegância e modernidade.

3

Por serem muito versáteis, podemos encontrá-los nos mais variados tipos de tons, cores e texturas, podendo variá-los ainda mais se receberem aplicação de um certo tipo de tinta (preferência tintas usadas para exteriores, brilhantes ou foscas) após realizar um tratamento específico em sua superfície, que no caso seria preparar o fundo. Os tijolinhos podem ser usados como estrutura e acabamento (muito em alta nos dias de hoje), mas carregam uma característica atemporal pois nunca saem de moda. E além de efeito decorativo, o uso do tijolo aparente em ambientes internos pode trazer outras vantagens para seu espaço como proporcionar um equilíbrio natural da temperatura, conforto acústico e resistência.

4

Hoje em dia, já podemos encontrar no mercado revestimentos que imitam os tijolinho, mas o resultado final não é o mesmo do que o original, fica sempre aquele jeitão de fake sabe? Por isso sempre indico os tijolinhos de verdade – cá entre nós, eles têm o seu valor.

Sabe aquelas duvidas freqüentes que eu mencionei la no topo, então vamos tentar solucionar algumas aqui. Para fazer uma parede de tijolo aparente pode-se optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho, esta pode ser feita no momento da construção, ou podemos descascar a parede que já existe, lembrando sempre que se for realizar essa etapa conte sempre com a ajuda de um profissional, ele saberá melhor o que fazer e evitará futuros problemas. Outra sugestão é usar somente um revestimento de tijolo recobrir a parede original, no caso ficaria uma parede dupla, assim como a Deisy fez na casa dela.

Deisy

As paredes podem soltar aquele pozinho. Para evitar esse problema nada agradável, o ideal é que se utilize uma resina no acabamento, como também pode ser aplicado o impermeabilizante Acquela (não tem cor nem brilho) ou Verniz Acrílico a base de água transparente e brilhante. Este charmoso elemento requer certos cuidados em sua manutenção, por isso, é importante contar com uma orientação profissional, desde a execução até em sua manutenção, desta forma você irá saber quais produtos usar, dependendo da situação de cada parede e garantira por mais tempo o sucesso da sua parede.

Assinatura_andre