Já falei de parede de tijolinhos aqui no blog algumas vezes esse ano (1, 2) e, como é algo que dá aquele “tchan” na casa, não custa falar mais um pouco né? Pra estreiar nossos projetos de verão, tem o passo a passo que a Joara Sabóia enviou. Ela criou uma solução pra quem quer ter uma parede de tijolinho e não tá a fim de quebradeira. O efeito é bem legal e muito personalizável. Saca só: [line]

Cabeçalho_VerãoBom, apesar de não ser homem, rs rs, há cerca de 3 meses decidi fazer toda a mudança da casa, eu mesma. Pintura de paredes, instalação de papel de paredes, modificação de móveis, enfim, algumas coisas que saem baratas e que é possível de fazermos.Em minhas pesquisas, visitei a casa de um amigo e me apaixonei pela parede dele: tijolinhos de EVA. Uma forma simples, barata e rápida de fazer e, quando achei este blog, me senti na vontade de compartilhar esta ideia, pois todos que frequentam meu ap me pedem para que eu faça na casa deles.

Tijolinho_Fake_1

Então, para fazer precisamos de:

    • Folhas de EVA de boa qualidade (o ideal é que o EVA já seja da cor que você quer pintar a parede, no meu caso, como as outras paredes são chumbo, fiz um contraste fazendo-os de branco neve mesmo)
    • Cola de contato (sugiro Brascoplast, que é na bisnaga, super fácil de usar)
    • Tinta da cor que você quer a parede
    • 1 pincel para pintar
    • 1 recipiente para diluir a tinta
    • 1 cartolina
    • Régua
    • Tesoura
    • Lápis
    • Fita métrica

A primeira coisa que precisa fazer é saber a largura e altura da parede que você fará os tijolinhos, essa informação você saberá de quanto de tinta e de folhas de EVA precisará comprar. Como os tijolinhos são 14 cm x 6 cm e a distância entre um e o outro é de 0,5 cm, então você precisa ver quantas folhas de EVA precisará.

No meu caso, que a parede era de 3 m x 2,50 m precisei de 20 folhas (isso porque estraguei algumas testando e tal) e cerca de 6 bisnagas de Brascoplast. Após comprar os EVAs, você utilizará a cartolina para fazer um molde para facilitar a aplicação (de acordo com as medidas acima).

Tijolinho_Fake_3 Tijolinho_Fake_2

Percebam que o molde tem o formato dos tijolinhos inteiros e nos cantos somente a metade dele, pois na parede e isso que dará o “tchan” na instalação, já que uma fileira é desigual com a debaixo e dai quando chegar no final da parede, nas laterais, não caberá o tijolinho inteiro, e é isso que fica legal. Depois do molde, você deve cortar os tijolinhos (14 cm x 6 cm), utilizando a régua para fazê-los retinhos. Indico que corte primeiro os tijolinhos, para depois focar somente na colagem.

Tijolinho_Fake_4

Quando tiver o molde e os tijolinhos, agora é só iniciar a colagem (se a sua parede for áspera, é bom dar uma pequena lixada para o EVA não ficar marcado!): fixe o molde na parede (pode ser com durex mesmo), passe Brascoplast nos tijolinhos (o meu molde cabiam cerca de 27 tijolinhos, então é bom passar a cola em 10 logo, pois a cola fixa melhor quando está um pouco mais seca do que muito molhada, fica deslizando na parede) e vá encaixando os tijolinhos nas aberturas do molde. 

Tijolinho_Fake_5

Depois que colar todos os tijolinhos será necessário pintar com a cor que você escolheu, até porque, é isso que dará o acabamento final, preencherá os espaços vazios e ficará perfeito! Lembre-se de diluir conforme as orientações do fabricante, sugiro reduzir um pouco a proporção para que não fique tão líquido e respingue tanto. 

Tijolinho_Fake_6

Tijolinho_Fake_7Tijolinho_Fake_8Viu como ficou bacana? Espero que gostem das dicas! Estou a disposição para ajudar sempre que tiver novidades!

[line]

Esse projeto é uma mão na hora pra quem mora de aluguel e não pode quebrar a parede ou pra quem quer só dar um realce na que já existe. Tanto o EVA quanto a cola permanente podem ser encontrados em lojas de artesanato ou papelarias. Tudo bem barato e fácil de fazer, ou seja, não tem mais desculpa pra você ficar com essa parede capengada aí na sua casa né?  

Quer fazer parte dos Projetos de Verão também! É só clicar AQUI, ler as informações e mandar seu projeto para contato@homensdacasa.net. Corre que ainda dá tempo!