Stencil de Parede – Faça você mesmo

Stencil de Parede – Faça você mesmo

Continuando com os Projetos de Verão, hoje tem uma solução muito prática pra quem quer dar cara nova pra parede. O João Paulo criou uma estampa pra parede da casa dele usando radiografia e massa corrida. O visual final ficou muito legal e ainda ficou com uma textura bem bacana. [line]Cabeçalho_Verão

E aí Eduardo, tranquilo? Sou O João Paulo Gomes Fogari, estive na galeria do leitor de dezembro. Bom, to mandando o Passo a passo da parede com stencil. Bora lá então hehe

Stencil_Parede_1

Nunca gostei dessa parede, porque ela é grande e tem um desnível de gesso que pode ser visto nas outras fotos, então não conseguia encontrar nada que pudesse mudar essa parede marronzinha sem graça.

Sexta feira me deu uma coisa e decidi que ia fazer algo com a parede, dei uma revirada na web procurando qualquer inspiração, até que achei um post gigante sobre stencil em um blog. Aí: ” Mãe, tem raio-x velho aqui em casa? ” Tinha. Rabisquei um arabesco com lápis e cortei com estilete na mesa de granito depois de riscar toda a mesa de madeira (é mãe, olha em baixo da toalha, hehehe). Meu irmão enxergou um homem bigodudo aí, não foi proposital. Ficou assim:

Stencil_Parede_2

Testei na parede da lavanderia e descobri que não ia prestar com tinta, mas tinha um pote de massa acrílica dando sopa, e foi esse mesmo. Colei o stencil na parede com fita simples, e fui com a mão mesmo (a graça é botar a mão na massa, literalmente) enchendo com massa todos os buraquinhos do molde. É importante retirar o stencil imediatamente depois de preenchê-lo, até porque se não demoraria 23 anos para fazer toda a parede.

Stencil_Parede_3

Como a cor da parede é Óca, ” marronzinho ” o branco ficou bacana. A ideia inicial foi fazer só a parte do desnível da parede, mas sábado empolguei e decidi fazer a parede toda.O mais bacana é a cara de papel de parede que ficou. Além da textura da massa acrílica com a iluminação superior, deu tudo inacreditavelmente certo. O resultado foi esse:

Stencil_Parede_4

É isso, muito fácil, mas valeu a pena. Mudou totalmente a sala, sem gastar nada, além de umas 4 horinhas de trabalho hehehe. [line]

Se não quiser botar a mão na massa como ele fez, use uma espátula pra aplicar a massa corrida. Você também pode personalizar seu desenho no stencil, na net você encontra vários modelos pra baixar. Se não tiver massa corrida, faça com tinta. É só não diluir. Assim ela fica mais grossa e não escorre. Pra aplicar, use uma espuma. Quer ver seu projeto por aqui também? É só ler ESSAS INFORMAÇÕES  e enviar seu conteúdo para contato@homensdacasa.net.

37 thoughts on “Stencil de Parede – Faça você mesmo

  1. Rodrigo Tirolla

    Da hora! Esse blog tem a cada dia mais ideias legais! Parabéns! Vou fazer no meu quarto!

  2. Allex Silveira

    Muito bom, sempre quis uma parede com arabescos, por vezes pensei em algo assim. Agora posso fazer com certeza de que vai ficar bom. Ficou show! Parabéns!

  3. Lucélia Carmo

    Tá lindo, viu! Eu também fiz um arabesco na parede corredor lá de casa. A diferença é que usei tinta spray e deu super certo. Mas eu acho que o alto relevo da massa acrílica dá um efeito ainda mais bonito que uma simples tinta. Parabéns pelo esforço e pelo bom gosto.

  4. Lidiane Domingues

    Nossa, amei!!!
    Ficou com cara de papel de parede mesmo.
    Vou tentar fazer no meu quarto que tbm tem uma parede grande e vazia.
    Parabéns pela idéia!!!

  5. Marcia Regina Mathias

    Ficou muito bacana!!! A idéia é ótima e totalmente realizável!!! Gostei!

  6. Bianca Carvalho

    Incrível, muito bom. Farei na parede do quarto, que está para sair em uns meses, rs!

  7. Rodrigasso Lopes

    Muito Massa!!! ainda mais com essa homenagem ao meu pai, um homem BIGODUDO… kkkkk

  8. Tarcila

    Muito bom!!! Ficou bem feito! Parabéns!

  9. Danilo D' Paula

    FANTÁSTICO!

  10. Rosangela

    Adorei! Vou levar essa idéia lá pro meu quato que também é tipo “marronzinho” (aqui a cor é linho). Vou aproveitar a minha mini plotter para recorte eletronico e vários potes de massa acrílica que tenho em casa!

  11. andiara de villa

    Estou fazendo na minha casa.. estou amando..ainda não ficou pronto.. mas já está muito bacana!!!!
    Adoro o blog e já tirei outras ideias daqui!!

    Parabééns, esse pelo blog!

    Abraços!!
    @andiaradevilla

    • Agnes Fernanda

      Olá Andiara! Ficou lindo o seu trabalho….só gostaria de tirar uma dúvida, qual a medida do seu desenho? Obrigada

  12. Carol

    Eu queria saber como fazer sem borrar. Pq a fita crepe segura as beiradas, mas o meio fica solto e a massa escapa, borrando o desenho. O seu ficou perfeito!

    • João Paulo Gomes Fogari

      Carol, usando fita, prenda as pontas superiores do molde alinhado com a simetria da sua estampa, estique o molde e prenda as duas pontas de baixo, de forma que fique totalmente esticado. Facilita o trabalho utilizar materiais resistentes e mais rígidos, papel simples não serve para essa técnica. Caso tenha alguma parte onde a massa entre, ( como pontinhas do desenho ) aplique a massa no sentido contrário a essa parte até que ela fique colada a parede, depois é só acabar de passar normalmente. Caso borre o desenho um cotonete resolve o problema. (:

  13. Fernando

    Fiz no meu quarto, porém parede branca e stencil preto… Ficou super bacana, as pessoas q vêem pensam q é papel de parede!! hahahahahaa

  14. Gabriela Santana

    Demais!

  15. Paty Artes Mágicas

    Que maravilha! Fiz também no ano passado na minha parede da sala, mas usando tinta!

    Parede creme com desenho salmon. Adorei! E postei no meu blog onde posto meus artesanatos, passo a passo e dicas de decoração também …caso queira dar uma olhadinha e me seguir:
    http://patyartesmagicas.blogspot.com.br/2013/04/pintando-parede-com-moldes.html

  16. Júlia Arantes

    Adorei! 🙂

  17. Kelly Rubbi

    Oi Boa tarde, adorei a técnica, e aproveitei a ideia copiei o arabesco, rs rs
    Estou fazendo um quarto de casa de ateliê, e estou no método faça você mesmo, então coloquei a mão na massa e adorei o resultado da parede, agora estou fazendo o painel da tv com palete, e usando caixas de madeira para as prateleira =) acredito que ficara bem legal.
    beijos.

    • Elisangela Silva Santana

      Oie gostaria de ver seu painel para TV como ficou?

  18. Cristiane Freire

    Oi boa tarde,achei muito lindo e fácil de fazer,fiz na minha sala usando um rolinha e ficou com mesmo efeito só mudei o arabesco.Adorei sua ideia, 🙂

  19. Fernanda

    Adorei demais a ideia! Só não usei a massa corrida.

  20. Pingback: Estampando com Estêncil!! - Detalhes de Casada

  21. Ramón Rodrigues

    Eu fui numa lojinha de artesanato aqui perto da minha casa, e encontrei muitos bons modelos, cada um sai R$ 5,60, muito barato! Vou fazer essa “arte” na loja de roupas que eu tenho e com certeza que vai ficar muito bom! Vou usar tinta ao invés de massa.

  22. Sharonn Mendes

    adorei… gostaria de saber como faço pra obter um efeito brilhoso… uso uma tinta sem brilho e para o stencil uso uma semi brilho? alguém pode me ajudar? 🙂

  23. Deise

    E se eu usar tinta spray, será se funciona?
    To pensando em fazer com tinta prata na parede branca ou cinza claro, acho q vai ficar sensacional =D

  24. Daniela

    Oi eu gostei muito da técnica, porem não consigo encontrar um desenho grande o suficiente e bonito (Gostei dos desenhos que todos postaram) para fazer na parede, queria arabesco tbm, alguém tem ideia de onde posso conseguir para imprimir?

    • João Paulo Gomes Fogari

      Oi Daniela, acho que fica mais bacana quando você mesma faz o desenho, mas tenho vetor do que fiz aqui na casa dos meus pais porque já me pediram antes, ele fica assim todo torto e assimétrico porque fiz a mão e depois vetorizei, mas na parede com a aplicação da massa é imperceptível. está em anexo. (:

  25. Eduardo Mendes

    Ei Jackeline, o legal do stencil é não ter essa precisão toda. Então relaxa.
    Opte por cores mais neutras tipo cinza, bege ou alguma outra que você curta.

  26. andresa marques ferreira

    Moço…vc é incrível! Faço essas coisas aqui em casa tbm, adoro ver suas criações, sou apaixonada por mentes criativas! Parabéns, vc é muito talentoso!

  27. Denise Consalter Grangeia

    Adorei… estou pensando em fazer aqui em casa em uma das paredes da sala. Mas o tom da parede seria marronzinho (bem aconchegante) com os desenhos em dourado. Acho que deve combinar com nossos lustres de bronze.
    Vou fazer com tinta mesmo, só quero achar um modelo legal, com desenhos discretos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook