Porta Bebidas com garrafas usadas

Porta Bebidas com garrafas usadas

Com a Lei Seca cada vez mais rigorosa, a gente se vira pra tomar umas biritas em casa né? E o mais legal disso é que tem uma galera se preocupando em criar um canto bacana pra farra. E nessa de criar um novo espaço pra tomar uma de boa, tem muita gente botando a mão na massa e criando projetos muito bacanas.

É o caso do Alexandre (leitor do blog) que construiu um espaço roots pra poder fazer seus happy hours tranquilo com a galera. Enquanto tudo não fica pronto, descolei com ele esse porta bebidas estiloso que foi feito reaproveitando garrafas de vodca usadas. Olha só o passo a passo:

Materiais.

  • 1 garrafa ciroc laranja
  • 1 garrafa ciroc vermelha
  • 1 garrafa ciroc branca
  • 1 garrafa ciroc azul
  • 4 torneiras para filtro
  • 1 pallet ou sobras de madeira que tiverem
  • Tinta preta fosca (a cor que escolhi, fiquem a vontade para diversificar)
  • Lixas para madeira
  • 1 seladora pequena para plástico (a menor que encontrar, vai usar pouco)
  • 1 seladora média para madeira
  • 3 tintas 112,5 mls para madeira e metais (vermelha, amarela e azul)
  • 1 furadeira
  • 1 broca diamantada para perfurar o vidro
  • 1 jogo de fura-copo
  • Parafusos
  • 1 serra
  • 1 barra roscada

Furo na Garrafa

Primeiramente, para sua proteção utilize óculos e luvas. Para fazer o furo você vai precisar de uma broca especial diamantada iguais a estas ai de baixo.

IMC-Hot-4-pcs-10mm-Dia-font-b-Diamond-b-font-Coated-font-b-Drill-b

Bom, nesta parte você vai precisar que alguém segure a garrafa enquanto você inicia o furo ou algum suporte que impeça a garrafa de mexer ou virar. Antes de iniciar o furo faça a medição (2 dedos acima do fundo do fundo da garrafa + ou -).

Para começar a perfurar a garrafa de vidro sem correr o risco de ela trincar ou quebrar, coloque uma fita no local onde você deseja fazer o furo. É por ali que irá as torneiras depois de tudo pronto. Fique atento à quantidade de fita que você irá colar no frasco, já que a tendência é que a tinta descasque quando você retirar o adesivo. Por isso, evite colocar fita em uma área muito grande da garrafa.

A fita adesiva irá evitar que a broca escorregue do lugar marcado. Comece devagar e com a broca inclinada (60 graus + ou menos), aos poucos deixe a broca a reta (90graus) e não faça muita pressão para evitar que o vidro quebre. Depois que você conseguir fazer o furo, pode remover a fita. Tanto a broca quanto o vidro vão aquecer com o tempo. Por isso é recomendável fazer o furo aos poucos, parando algumas vezes para que o material esfrie. Uma dica, jogue agua ao iniciar o furo e durante o procedimento, isso impede o aquecimento e evita que você respire a poeira de vidro. Ao final, lixe o furo com lixa dagua 100, e lave bem a garrafa.

Pintura das torneiras.

Stefani_Plastic_Taps

Antes de iniciar a pintura, serre o excesso do cano (mais ou menos metade dele) da torneira e lixe (lixa para plástico).

Como as torneiras são de plástico, não foi fácil achar um tinta que fixasse. Até que descobri o selante para plásticos que serve para as tintas esmalte sintético aderirem ao plástico. Utilize o selante conforme instruções do fabricante. E depois pinte das respectivas cores da ciroc. Eu não achei a tinta laranja de 112,5 mls, portanto, misturei amarelo e vermelho até chegar na cor exata, saiu bem mais barato. Aguarde secar conforme instruções do fabricante.

 IMG_0361

Fixando a torneira.

Bom, eu utilizei durepoxi e depois pintei as partes aparentes. É fácil, faça uma pequena mistura, conforme fabricante, e coloque grudada na parte onde está a primeira arruela de silicone (essa serve para vedar se fosse um filtro de barro de verdade), sem as arruelas é claro, após feito isso encaixe no na garrafa e aperte bem, verifique se esta bem vedado e tire o excesso de durepoxi e deixe secar por 24 horas. Depois de seco, pinte a parte aparente com as cores da ciroc.

durepoxi-pista-de-skate

Já me falaram de um fixador de silicone transparente, entretanto não encontrei em lugar nenhum. Se alguém souber, me conta.

O suporte.

Enquanto a garrafa seca, vamos ao suporte.Eu utilizei madeiras reaproveitadas de pallets, entretanto caso não tenha facilidade para encontrar, serve outra.Cortei as madeiras da seguinte forma (todas tem a espessura de 2 cm)

Parte superior 51 cm. Parte inferior 46 cm (2 vezes), laterais 42 cm (2 também). E mais duas peças de 8 cm por 6 cm (aquela peça para montagem de pallets). Caso não tenha, creio que uma peça de cada lado de 8 cm x 2cm seja o suficiente.

IMG_0404

Na madeira da parte superior você tem que fazer 4 furos com o fura copo (meça o tamanho da boca da garrafa e utilize o acessório correspondente). Essa parte é importante, pois a boca da garrafa vai encaixar no buraco, prendendo-a, impossibilitando a queda.

Untitled2 copy Untitled3

IMG_0405

Após cortar e furar as madeiras, vamos pintá-la e deixar secar.Depois é só parafusar cada parte em seu devido lugar. E colocar as garrafas para fazer a medição adequada para colocar a barra roscada, que também vai servir para impedir da garrafa cair. Meça e faça um pequeno furo, mais ou menos 0,5 cm de cada lado, para encaixar a barra roscada.

Untitled4 Untitled5

Eu coloquei a barra roscada bem acima da torneira, entretanto creio que seja melhor colocar um pouco mais para cima, pois na hora de acionar a torneira, atrapalha um pouco. Tire as garrafas e pinte tudo novamente para corrigir possíveis danos em decorrência da colocação dos parafusos, e pintar os parafusos também.

Para colocar na parede utilizei duas cantoneiras.É isso ae. Mãos a obra.IMG_0412IMG_0410

Se você também fez um projeto incrível por aí e tá querendo ensinar o passo a passo pra geral, mande um email pra contato@homensdacasa.net me contando tudo. Não esquece de mandar fotos também ok? Dúvidas? Deixa aí embaixo que tenho certeza que o Alexandre vai ter prazer em responder. Curtiu o projeto? Compartilha com a sua galera e comenta aí embaixo.

10 thoughts on “Porta Bebidas com garrafas usadas

  1. Elias Roberto

    Muito criativo, parabéns!

  2. Ramón Rodrigues

    Excelente! Mas eu já procurei tanto essa broca diamantada e aqui na minha cidade nunca encontrei…aff

  3. Duda Teixeira

    Sensacional!!!!
    Como a vodka é minha bebida predileta, tô desejaaaaaandooooo um desse no meu bar!! hahahahahaha

  4. Fernanda Dornelles

    DUKA….Muito legal essa reutilização, fugiu do comum.Parabéns Alexandre!! 😉

  5. Luiz Felipe Flauto Betioli

    Show!

  6. Valquiria Bonadiman

    Muito show, eu nunca havia pensado em guardar as garrafas depois de beber o liquido, mas agora vou começar hahah, o bom é que dá para adaptar com as garrafas que a pessoa tenha, mas as suas ficaram muito legais pelo fato de serem todas da mesma bebida e ainda com o diferencial das cores. Só tive dúvida em relação ao tamanho da broca diamantada que usou ára fazer o furo do tamanho exato das torneiras. Abraços.

  7. Larissa Monteiro

    Será que se eu levar numa vidraçaria eles fazem esse furo?

  8. Pingback: Artesanato em madeira: 15 projetos para você fazer em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook