Plantão Homens da Casa : A Cozinha do Rafa

Plantão Homens da Casa : A Cozinha do Rafa

SELO_Plantao

Vou começar esse plantão dando esporro. Já é o terceiro post da série e nenhum dos outros leitores selecionados anteriormente mandaram as reformas. Ok, eu sei que tempo é foda e tal, mas tem uma galera que também gasta o tempo vindo aqui pra dar idéias. Vamo colaborar então né? Quer aparecer por aqui? Comprometa-se a realmente reformar seu ambiente/móvel com base nos pitacos da galera e volte aqui pra mostrar ok?

Bom, a paciente de hoje é a cozinha do Rafa. Ele tem um canal no youtube onde ensina receitas e filma tudo exatamente nessa cozinha. A coitada tá meio velhinha, mas ainda tem muita bossa. Sinceramente, acho que dá pra fazer coisas incríveis lá. Vamo ver o que ele tem a dizer da doente: [line]

Cozinha_Rafa_1

“Tenho um canal de Culinária no youtube chamado Rango do Rafa, e já virei e revirei o site pensando em formas de dar uma decorada na cozinha onde filmo, sem depender de grandes reformas como trocar azulejo ou algo do gênero. 

Cozinha_Rafa_2

O que eu queria na verdade são sugestões ou ideias para essa cozinha, vejo que pra melhorar a qualidade dos vídeos, o próximo passo é uma cozinha mais ajeitada, mais com cara de cozinha de programa de TV. eu não consigo anexar por aqui a foto dela, mas se tiver um email onde eu possa enviar ou se tiver como dar uma olhada no canal do youtube, que é youtube.com/rangodorafa  la os vídeos são filmados nessa cozinha, e ai da pra ter ideia do que mudar!

Cozinha_Rafa_3

Minha idéia principal é dar ênfase na idade da cozinha, tentando trazer uma pegada mais rústica mesmo, eu mandei as fotos com o set de iluminação montado só para ter ideia do espaço onde a “câmera pega” na hora da filmagem, a idéia é que se for o caso, até colocar uns itens de decoração montados só na hora da gravação, como por exemplo transformar essa bancada numa mesa com pátina, ai faço as adaptações para depois só desmontar essa mesa quando não estiver filmando. não sei na verdade, estou meio sem ideias, e o que vier será ótimo!”

[line]

Dessa vez não fiz diagnóstico porque acho que isso também tem que ser em equipe. Então tá na hora de identificar os problemas da cozinha do Rafa e propor soluções realizáveis pra que ele bombe ainda mais o canal no youtube. Ah, Designers de Interiores e Arquitetos que tiverem interesse em montar um projeto pro Rafa com base nas nossas idéias, é só entrar em contato pelo email contato@homensdacasa.net pra gente esquematizar tudo. Vamo lá meu povo, temos um cômodo pra salvar!

56 thoughts on “Plantão Homens da Casa : A Cozinha do Rafa

  1. Eduardo Mendes

    Olha, eu sinceramente acho que sua cozinha tá mais pra retrô do que rústica. Eu investiria numa pegada mais industrial. Colocaria uma grade ao invés da ripa de madeira pra servir de paneleiro. É preciso dar uma limpada no visual também, tem muita informação e tudo em estilo diferentes. Nas paredes, rola de colocar posters antigos de anuncios de comida, por exemplo. Os azulejos são bem legais e não precisa mexer neles não. Invista em objetos retrôs também, tem muita opção de latas, saleiro, pimenteiro e mais um monte de acessório pra cozinha com essa pegada.

    • ana paula Fonseca

      E nada mais retrô do que cores fortes! Eu colocaria um contact neutro nesses armários e pintaria o fogão de verde ;}

    • Jonas Ferreira

      Edu acho que se ele colocasse aquele poster do Pão de Queijo do seu blog seria ótimo…

  2. Camila Schwarz

    O ambiente tá meio “baguncinha” pra aparecer nos vídeos né rsrsrs… E os móveis e granito da pia escuros com o azulejo bege…báh, muito sem cor! Sugestão: Prateleiras aéreas pra organizar, papel contact nas portas brancas e trocar a pedra da pia por um padrão mais claro ou inox (clean). Com um pouco mais de grana, uma bancada com cooktop aí no meio, e passar a geladeira pro lugar do fogão, poderia colorir mais o ambiente com uma reformada na geladeira com adesivo vinílico. #SÓACHO

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Quando rolam as gravações, acaba dando uma geralzinha, mas ainda assim a limpeza total será o proximo passo! 😉

  3. Priscila Oliveira

    Eu acho que o Rafa deveria dar uma clareada na cozinha, tá tudo muito confuso e uma cor clara ajudaria. Acho que ele poderia pintar os azulejos de uma cor neutra, forrar os armários com contact na cor desejada.
    Quem sabe colocar uns armários na parede, nada caro, podem ser feitos de caixa de madeira, aquelas de feira, pintadas ou não, para poder armazenar os utensílios numa melhor disposição.
    Poderia fazer uma parede com lousa, acho que ficaria muito legal, onde ele colocaria a cada vídeo os ingredientes…

    • Rafael Dantas Rodrigues

      A lousa é uma ideia que eu estava na cabeça, justamente com essa finalidade! Eu estou pensando em alternativas que não sejam pintar os azulejos, a nao ser que seja a ultima alternativa. mas é otima a dica das caixas de madeira, eu inclusive já tenho elas

  4. Tatiana Botelho Mescia

    Concordo com o Eduardo Mendes, tem muita informação nessa cozinha, rs. Contudo adorei a pegada da madeira com esses azulejos antigos. E já que não podemos gastar muito vamos mante-los. Como o Rafa cozinha senti que ele tem q correr muito pra pegar os temperos longe do fogão. Então poderia trabalhar com ganchos para pendurar organizadores sobre o fogão e a pia. Dessa maneira limparia bem o visual.

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Nos videos a sorte é que eu ja separo os temperos antes, se não acontece exatamente isso! kkkk apos limpar tudo, a pia vai ficar vazia, vaso com alecrim ou manjericão nela só pra nao virar uma linha horizontal no cenario seria uma boa?

  5. Jess

    Meu diagnóstico: cozinha com grande potencial e que já tem praticamente tudo pra estar boa, mas sofre de desorganização aguda. Sim, meu caro, quase todos os seus problemas serão resolvidos com uma boa faxina, o resto são detalhes pra dar aquele charme. Você quer uma cozinha mais pra rústico, certo? Já tem um conjunto de móveis de madeira lindos quem tem tudo a ver com isso! Agora, pelamordedeus, tira aqueles utensílios da janela!!!! Tem um cantinho de parede ali acima da pia onde cabem perfeitamente prateleiras em forma de “L” pra você colocar essas coisas, então faça isso! Minha sugestão é manter o tom de madeira do resto dos móveis. Como eu disse, os detalhes vão fazer toda a diferença, então invista cuidadosamente nos potes, vasilhas e etc. onde vai guardar seus utensílios, pra ficar tudo harmônico. Aqui no blog mesmo, na galeria do leitor, uma leitora transformou latas de Pringles em porta talher que ficou ótimo. Só cuidado pra num exagerar nos tons de marrom. Isso porque sua cozinha já tem de sobra essa cor, então pra num ficar com cara de toca de coelho, vamos colocar um pouco de cor nisso, que tal? E mais uma vez a dica vai para os detalhes: sugiro umas cortinas leves, de preferência verdes com alguma estampa bacana ou que lembre folhagens, tudo a ver com o estilo rústico campestre que remete à madeira, plantas e sensação bucólica do campo. o mesmo vale pra toalha de mesa e pra aquele armário de louças lá no fundo, que merece uma cor e uma cortininha crua pra cobrir os pratos (mas isso é só sugestão, pode apelar pra outras ideias também). Estilos rústicos são mais uniformes, mas nada te impede de variar. Aquele móvel em frente a geladeira pode ter menos copos e mais cara de adega, não é não? E por favor, tira o pano de prato do fogão!!! Um gancho, mesmo acima do fogão, pra pendura-lo, fica muito melhor, e existem várias ideias de ganchos e penduradores legais. Você tá aproveitando muito mal seu espaço, como o paneleiro com só 3 panelas! pendura coisa nisso q você vai ver como, além de organizar, vai ficar bem mais apresentável. o mesmo vale pr’aquele suporte de facas com imãs que eu só notei com muita atenção. Um objeto tão legal merece destaque, mas tá escondido atras de vasilhas com outros talheres. Realmente você não vai precisar gastar quase nada pra dar outra cara a sua cozinha, só precisa de um pouco de atenção e carinho. E uma dica pra incrementar seus vídeos: providencie um avental (sugiro cor crua, pra combinar e dar aquele toque rústico) com a logo do seu canal no youtube. Vai ficar super profissa! PS: adorei seu canal e já estou seguindo!!

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Incrivel Jess!!! Sério, eu nunca tinha visto que tanta coisa consegue ser limpada só com toques simples assim! agora uma dúvida, quando vc falou da cortina na janela com folhagem, eu nao saquei qual seria essa estampa, falou em folhagens eu só vejo estampas coloridas com aqueles tons psicodélicos tropicais! hahahaha
      E eu já pensei no avental, mas conversando com uns amigos que também são youtubers gourmet, o veredito é que o meu canal tem aquela pegada do “todo mundo consegue fazer algo gostoso e simples” e ai a pegada de ser mais informal soa mais bacana….. principalmente com a maioria do meu publico sendo mulecada!

  6. Rafael Dantas Rodrigues

    Pessoal, já ví que estão vindo ótimas dicas e sugestões, trocar a pia ou azulejos, de fato não é uma opção por agora, mas já adiantando, para a dinâmica dos vídeos eu estarei usando um fogão assim no futuro (pretendo imbutir ele como cooktop nessa bancada, lembrando que a área que uso na filmagem, é a da primeira foto

    • Flávio Faria

      Uma dica útil: Na hora q vc embutir esse fogão industrial tome cuidado onde vai colocar o botijão; coloque de uma forma q fique arejado, pois isso é um perigo q muitos ñ tem noção. Assim como muitos “tentam” resolver vazamentos com sabão em pedra e acham q dá certo; isso só retira o cheiro do gás, o perigo continua ali. (dica: onde o botijão ficar, colocar uma porta com venezianas).

      • Rafael Dantas Rodrigues

        Claro! o Botijão fica fora da cozinha! essa parte ta resolvida 😉

  7. Letícia

    Muito bom o canal!! bom, primeiro, talvez trocaria a tábua..tipo, tá minha tábua de casa num eh uma brastemp, mas acho q pra gravar ficaria melhor uma tábua de vidro…sem as marcas da faca, ou aquelas tábuas de madeira super power q num ficam assim, mas acho dificil de achar. Organização, concordo com Jess…e tb concordo que é retrô. acho q mais luz também ficaria legal, talvez não acho nem pela beleza da coisa, mas pela beleza da filmagem, se vc fizesse algo como aquela luminaria pendente daqui do blog, soh q ao iinvés das lampadas meio juntas, distribui-las mais pelo ambiente q vc vai filmar, acho q ficaria melhor na filmagem! tenta meio q separar as coisas/organiza-las…temperos junto com temperos, facas de corte juntas, colheres juntas, conchas e por aih vai…talvez jah deixar tudo o q vc vai usar na receita mais próximo…

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Lê, com a troca da tábua temos um problema sério…. eu não posso usar as facas em tabua de vidro pq a lâmina delas é mais delicada, e o vidro acaba com o corte dela, sem chance, e essas tabuas que você fala são as end-grain ou butcher block, essas de fato sao muito dificeis de achar por aqui ou quando acha, custa uma boa fortuna, hehehe, as luzes eu ja providenciei 2 spots beeeem fortes para a filmagem hehe!

  8. Inara Sarmento

    Oi Rafa, vi o seu canal no youtube, bem legal parabéns!

    Olha concordo com o Edu e não vejo a sua cozinha com cara de
    rústica! E sim mais uma pegada Retro misturada com algo boêmio. Para começar a
    transformação eu faria uma limpa no ambiente, essa história de cacarecos na
    janela e lata de Nescau o dia todo na mesa não rola! Já que não pode trocar o azulejo
    que tal pintar com tinta epóxi branca, daria mais luminosidade ate para os vídeos,
    notei que na janela tbm tem um varão sem cortina… que tal uma persiana
    branquinha com cara de ambiente limpinho de cozinha? Não gostei das panelas
    penduradas. Essa estante cinza ta com cara de escritório! Pinta ela de preto no
    fundo coloca um adesivo de ladrilhos e organize a louça e panelas tire o
    excesso para ficar visualmente menos poluído, a portinha de salum que é um
    charme pinta com tinta lousa. Da para tirar essa cristaleira de trás do canto
    banco da mesinha de jantar? Se não de tire esse excesso de copos e cacarecos,
    ali da para vc expor algumas taças, garrafas de vinho, latas com pegada vintage
    ou ate mesmo quem sabe bebidas diferentes! Troque os tecidos dos acentos e o
    lustre merece algo bem charmoso!

  9. Layne Cristina

    Olha Rafa, ADOREI os seus videos..ja vou me inscrever!

    Bom…sua cozinha tem mt potencial..elá é grande, mas ta com mt informação.
    Sou Designer de Interiores e adoraria te ajudar com algumas dicas,
    e garanto que vc não vai gastar quase nada.Minhas sugestões são:
    *Pra começar faça uma faxina e tire ou guarde as coisas que vc nunca usa.
    * Pintar os azulejos com tinta epox. Mas eu escolheria uma cor de destaque na parede da janela.
    * Vc tem mts armário mas estão sem graça. Contact neles ( só nas portas pra facilitar).
    * Trocar os tecidos das cadeiras e do banco, por algum tecido mais moderno.
    * Faça colagens na mesa e cubra com um tampo de vidro, ficaria bem legal.
    * Adorei a porta de entrada da cozinha estilo Bar de faroeste. Mantenha elas, mas pintaria de uma cor forte ou tinta lousa.
    * Invista em posters e potes com estilo retro.
    *Coloque prateleiras naquela parede ao lado da pia pra organizar os temperos.
    * A Janela precisa de uma cortina que não cubra a luz por completo( Mas não esqueça que tem que ser uma fácil de limpar ou lavar) .
    * Como vc cozinha sempre coloque perto as coisas que vc mais usa.
    *Use organizadores de plástico, latas e barras de metal.
    * Naquele armário aberto, aproveite pra brincar e fazer alguma arte que traga alegria ao ambiente. e como ele é aberto, escolha coisas bonitas pra colocar la.

    Espero que tenha ajudado…Adorei mesmo a sua cozinha e já estou ansiosa pra ver os resultados.

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Boas dicas, pintando de branco as paredes eu passaria contact que cor nas portas? um vermelho? amarelo mostarda? verde agua?? e se não pintar a parede, que cor ficaria bom?

  10. Richard Lima

    Como a galera falou, a bagunça tem que ser organizada. Uma(s) prateleira(s) para colocar os temperos e tira-los da janela. Alias, a janela está pedindo, quase implorando por uma cortina hehehe. Deixe a bancada LIVRE, tire tudo que nao for usar na gravação (como aquela bandeja de copos lá por ex). Nao sei se o objetivo é redecorar só a parte que aparece nos videos mas aquele armário cinza de escritorio la no fundo precisa ser repensado kkk ou vc elimina ou da uma boa reformada. Uns posteres na parede ajudam na decoração e pendura mais panela nesse paneleiro aee! abs.

    • Rafael Dantas Rodrigues

      Eu tiro boa parte das coisas no dia de filmagem Richard, eu pretendo fazer uma bancada que encaixe em cima dessa nos dias de filmagem, mais larga, com um acabamento mais legal e o fogão embutido. O armário eu talvez consiga tirar de lá quando colocar as prateleiras, e passar parte das panelas pra prateleira. e qual estilo ou cor de cortina voce sugere?

  11. Flavia Senise

    Oi Rafa, sua cozinha é muito grande, tem muita coisa ! Pensei em várias coisas par ela, entre elas se você animar, pinta esse azulejo todo, o tom da tinta fica mais ao seu critério mas ficaria legal pintar de branco, na parte da pia colocaria os adesivos de azulejos ( o Edu tem disponível aqui) e apenas a parede do fundo colocaria uma cor mais forte para dar mais profundidade. Como você tem muita coisa, deve investir em prateleiras, hoje em dia você ver em qualquer blog, site de decoração a grande tendência que são trilhos no qual você coloca várias prateleiras. Há na parede que eu te falei para jogar uma cor pode a tinta quadro negro e você vai poder anotar as suas receitas. Fora isso fazer o básico dá uma limpada que o ambiente está bem poluído visualmente, você tem bons elementos para deixar essa cozinha rústica mas com toques modernos. bjs

  12. fernanda

    Eu não sou especialista,mas no meu achismo,ta tudo muito amontoado e isso polui o visual.Uma prateleira no lado do fogão acima da pia ajudaria a deixar perto os temperos mais usados.A ideia de clarear o ambiente nos móveis com contact tbém é boa,acho que ajudaria a limpar a visão.Uma cortina bem clarinha e leve daria com certeza uma maior leveza ao ambiente com certeza.Boa sorte nas melhorias!! =]

  13. Jana Freitas

    Olá, todas as dicas foram ótimas e de muito bom gosto! Concordo com a baguncinha, e tbm acho que a primeira coisa a fazer é um faxinão… vc além de enxergar melhor o espaço, com certeza vai achar objetos legais pra decorar e utilizar perdidos por ai. Ja que vai embutir esse fogão de duas bocas no balcão central, a idéia ja sugerida de colocar a geladeira no lugar do fogão antigo ficaria legal, ele poderia ir para o lado do armário da lava-louças. Que tal comprar suportes de parede para o microondas? A geladeira poderia ganhar uma corzinha pra garantir ainda mais o estilo retrô. Sobre os azulejos, se tiver grana pra investir na tinta, acho que vale, pelo menos pras duas paredes que aparecem mais nos vídeos, mas se não, tenta organizar o máximo pq eles ja dão uma carregada no vídeo. Na janela, se for assumir o estilo retrô que ta gritando ai na sua cozinha, vale procurar um tecido bem nessa idéia, ou tbm, tem aquelas cortinas de cozinhas prontas, que imitam renda, que são praticas de lavar em várias cores e não são caras. Tem idéias ótimas aqui já… boa sorte!

  14. Elissana Duarte

    Acho que pra renovar a pegada da cozinha sem exagerar nas mudanças, a dica é usar tinta e contact (basicamente)!

    Mas, antes de tudo isso, pega tudo o que tem na cozinha e vê o que você não usa; tem muuuuita coisa ai! Menos coisa é mais fácil pra organizar, limpar e tudo mais…

    Uma ótima solução pras paredes seria pintá-las com tinha epox branca (como muita gente já disse!): dá uma luminosidade pro ambiente e fica mais “limpinho” pra filmar.

    Aplique contact nesses móveis marronzinhos ai, pra dar uma colorida ou somente pra tirar a cara de cozinha da minha avó, rsrs

    Escolha uns Posters aqui do blog pra decorar, e aproveita e copia as cadeiras do Edu… Transforme as suas cadeiras em objetos de decoração coloridos pra sua mesa sem vida, uhuuu! Que tal um verde ou um azul? Troca o tecido do banco também, e tira essas almofadinhas das cadeiras, porque… na boa, né?

    Falando em mesa, vamos colocar uma estampa bacana nela (manda fazer o que você quiser com o bom e velho contact!) e cobrir com tampo de vidro? (:

    O paneleiro podia ter mais panelas mesmo, mas seria legal também se você usasse ele como suporte pra umas luminárias, dessas feitas de funil ou escorredor, saca? Tudo metalizado (ou conversando com a cor das cadeiras) pelo amor de Deus, pra não pesar no ambiente 😀

    Não vou dizer pra colocar persiana na janela, porque dá um trabalhão pra limpar depois e, sei lá, persiana não tem muita cara de cozinha (e cortina na cozinha é fru fru demais, né?). Mas tira o varão, tá?

    Acho que é isso. Espero que dê tudo certo e você se dê bem na reforma!

    Aaaaaaah, claro! Minha idéia genial é que você faça um vídeo mostrando o que vai fazer e tal, pra gente acompanhar a reforma… Que tal?

    Aliás, adorei o seu canal e já me inscrevi!

    Beijo!

  15. Jonas Ferreira

    Olha Rafa sua cozinha precisa mesmo duma bela reforma, mas como vc não usa somente para gravações tem que reformar e decorar de uma forma que não venha a atrapalhar no dia-a-dia de uma cozinha normal. Uma boa idéia seria uma grade (de repente vc encontra alguma sem uso em casa de ferragens, daí é só pintar e adaptar) como paneleiro acima da bancada onde prepara suas receitas para que as panelas e utensílios que usa ficassem fáceis na hora de usá-los. Acho que poderia trocar esse pote de vidro por um porta-facas com mais design, daria um up nas gravações. Naquela janela acima da pia vc poderia colocar uma lousa com o prato do dia na hora das filmagens, um banner ou algo semelhante com o slogan personalizado do seu quadro ” Rango do Rafa”. Coloque alguns posters do blog aqui para decorar o ambiente e pinte os azulejos de fundo de uma cor neutra. Acho que uma bancada de mármore seria bem mais prático para realizar suas receitas, madeira ou vidro não seria adequado. Bom acho que já falei demais mas aqui no blog vc encontrará boas idéias para te ajudar nessa tarefa. Boa sorte!

  16. Suelen De Castro Paranhos

    Mega adesivada total nesse ambiente, escolhendo algo na pegada rústica mesmo, que ele gosta.

  17. lili

    Esses azulejos decorados poluem demais. Uma tinta própria para pintar azulejos, resolveria o assunto.

  18. Jaqueline Sá Freire

    Pois é… solução relâmpago é necessária, e uma cozinha com ar mais masculino. Pra começar passamos uma tinta para azulejos sobre o revestimento, eu tentaria uma parede preta (aquela em que está o microondas), uma cinza (sobre a pia) e duas brancas (ou uma preta e tres cinzas, com o teto branco). Um contact branco sobre a fórmica beje dos armários. Essa mesa e as cadeiras também poderiam ser pintadas de branco (que tal as duas cadeiras em amarelo e o banco maior em branco?), trocando o estofamento por um xadrez branco e preto… pode usar o mesmo tecido se quiser toalha de mesa, ou um jogo americano nas mesmas cores. A parede preta pode levar uma demão de preto fosco, para servir de lousa….
    Também é necessário guardar em armário fechado pelo menos metade do que está a vista…. Ou (solução express) podemos colocar uma cortina (mantendo a linha preto e branco, talvez o mesmo xadrez ou uma risca de giz) nos armários de fórmica cinza e no de madeira que são abertos.Se gostar da idéia do amarelo, troca aquela luminária de cima da mesa por uma bem basicona amarela ou preta, ou uma com ar mais industrial…
    Dá para cobrir esse chão com um piso vinílico bem resistente em xadrez preto e branco. Ah… cubra as portas de vai-e-vem com o contact branco também, pra não quebrar a palheta de cores!

  19. Rafael Dantas Rodrigues

    Amigos, estou adorando as dicas, e terça feira vai pro ar um vídeo que gravei com o Otávio, do Role Gourmet, nele eu dei uma geral na cozinha, já levando em conta as dicas daqui, nao deu pra arrumar tudo por falta de tempo, mas ja comecei organizando os cacarecos e limpando aquele excesso de informação! mas tenho uma pergunta, aquele amarelo e marro m dos azulejos e madeiras combina com um azul? pensei algo entre turquesa e petroléo, pra revestir as formicas e montar a bancada nova, acham que é esse o caminho? Abraços!

    • Camila Schwarz

      Olha esta cozinha… o azulejo é o mesmo tom do seu!

      • Rafael Dantas Rodrigues

        nao Ca, esse ai tem BEM mais personalidade na minha opiniao! mas é bacana ver que da pra mesclar moveis modernos com azulejos antigos…

        • Camila Schwarz

          Achei a cor parecida, e se mesclar este azul e vermelho nas tuas mudanças vai ter um resultado legal. Adorei tbm a ideia de colocar um quadro lousa tapando a janela na gravações.
          Ps: Teus vídeos são ótimos, simples, com boas receitas e um bom locutor/cozinheiro/apresentador…hehehe A decoração só vai complementar.

    • Jess

      oi rafa!
      assisti seu video novo e A-D-O-R-E-I !!!!
      adorei a receita e a cozinha! num falei que uma faxina ia ajudar pakas?
      pontos pros detalhes: temperos organizados na bandejinha acima da pia, caixas de feira ao lado do microondas, canequinhas (aquelas onde ficaram o barbecue e a maionese), travessa, imã com facas, vaso de alecrim e bule de vovó(!) em cima do fogão, achei um charme! ta no caminho certo, garoto! continua investindo em coisas que sigam essa linha que vai ficar show de bola e do jeitinho que você quer. como dá pra ver sua varanda pela janela, uma cortina cai bem, porque mesmo aberta já dá uma disfarçada. deu pra ver sua varanda também porque a porta tava aberta, e confesso que amei aquelas plantas! trazer esse arzinho bucólico pra cozinha vai cair muito bem. que tal outros temperos em vasos? como você tinha pensado em azul, nossa amiga aqui, a Camila, deu um ótimo exemplo de como essa cor combina com os tons da sua cozinha. e não apenas, outras cores pra dar uma colorida sem perder a harmonia. se posso palpitar um pouquinho mais, aquelas caixas de feira (que são lindas) ficariam melhor se fixadas na parede como nichos
      putz, to palpiteira, né? rsrs
      boa sorte nas reformas
      beijão!

  20. Gabriel leite

    Bom,você deveria pintar os azulejos de branco,pois eles são muita informação,como a cozinha e grande pesa na vista,minha dica e pintar todas as paredes de branco,menos a dos videos,que você poderia escolher uma outra cor,se você preferir bem forte ou clarinha.Limpe toda e a bagunça e coloque o que você menos usa naquele armário perto da porta,para disfarçar a bagunça,faça uma cortininha com um tecido característico de cozinha(de pimentas,legumes etc).Na ilha deixa-a como esta,sem colocar contact nada,na pratilheira da ilha faça um charme coloque as taças organizadas,os vinhos,e umas decorações latas,etc.Para a parede da pia,coloque uma cortinha no mesmo estilo do armário e coloque Posters retros.Tire toda a poluição visual da janela,coloque pratilheiras de madeira em cima do fogão e coloque as coisas com charme,retire todos os panos e a sujeira da pia,para cada vídeo,coloque um pendurador de panos,mas use uns panos de pratos com bastante charme.Do lado do fogão onde você coloca os temperos compre em uma loja de artesanatos uma mini caixinha de fruta e pinte como quiser,de uma organizada na parte da lavadora de louça,retire tudo de cima do balcão e faça uma pratilheira de caixa de fruta e coloque o microondas e o forno na pratilheira.
    Bom acho que é isso!

  21. Silvia Arruda

    Porcelanato o mais branco que conseguir no chão e se não quiser trocar os azulejos pode usar uma tinta branca Epóxi.
    Para um toque charmoso, eu colocaria um papel de parede colorido na parte bege das portas dos armários e daria uma organizada nesses copos. Só isso e essa cozinhas ficaria um charme. 😉
    Mãos a obra! 😀

  22. Nessa Melo

    Bom… talvez eu repita um monte de coisas que já escreveram, mas como tô no trabalho (epaaaaa) não posso parar pra ler tudo… hehe
    Esvaziar aquela janela no fundo;
    Cortina na janela;
    Tinta nos azulejos;
    Na parede que aparece à esquerda do vídeo, um porta utensílios (sabe aquelas barras pra pendurar coisas?);
    Contact nos armários;
    Tábua nova;
    Um porta facas daquelas e imã;
    E principalmente uma geral nesse monte de coisas que tem espalhadas por aí…. hehehe
    Tô olhando os vídeos, se eu lembrar mais alguma coisa, posto de novo… 😉

  23. Netas da Maria

    Oi Rafa, tudo bem?

    Acredite em mim, a sua cozinha é fichinha perto da que eu tinha! Para você ter uma ideia os azulejos eram azuis (calcinha) com armários vermelho sangue. Coisa linda de se ver…

    Mas vamos lá, o foco é a sua cozinha e não o meu trauma, haha!

    Imaginei algumas soluções simples para você não precisar gastar muita energia ($$$) neste primeiro momento. E isto inclui não mudar NADA no azulejo, mas sim acrescentar algumas coisas para deixar a cozinha mais clara e com estilo rústico.

    Vou tentar dar foco na parte que a câmera pega, ok? Mas as dicas são válidas para toda a cozinha!

    1) Colocar uma cortina de renda ou de bambu branco na janela (ambas brancas)

    Isto já vai dar uma outra cara, além do aspecto mais organizado para a cozinha. Como a ideia é ser mais para o rústico do que para o moderno, eu evitaria colocar persiana, contact ou algo do gênero.

    2) Colocar prateleiras brancas dos dois lados da janela

    Depois de instalar a cortina, dá para colocar umas duas ou três fileiras de mini prateleiras dos dois lados da janela. Lá você pode colocar alguns utensílios divertidos, cumbucas coloridas, livros etc. Tente deixar alguns espaços sem nada, para dar um “respiro” e não dar a impressão de estar bagunçado.

    Neste link tem várias ideias de prateleiras. Veja a última, com a mão francesa mais rústica, acho que ficaria legal algo neste sentido.

    http://www.panelaterapia.com/2010/04/prateleiras-de-cozinha.html#.Um5SBe1Dt2E

    3) Instalar suporte para espátulas embaixo da janela

    Para dar uma cara mais “profissa”, você pode instalar logo embaixo da janela alguns suportes para espátulas e também aqueles imãs para segurar facas.

    O suporte para os utensílios dá até para fazer. Compre um bambu fininho, duas cordinhas e duas rodelas para instalar na parede. Depois é só dar um nó com o cordão em cada uma das extremidades do bambu, fixar as rodelas na parede e… pronto! Compre uns ganchos (tipo aqueles de açougue, mas menores) para serem o suporte das espátulas.

    4) Forre a bancada com madeira

    Como a bancada é o grande foco nos vídeos – pelo que entendi – podemos investir um pouco mais! Mas nem taaaaanto assim… hehe

    Você pode medir e comprar uma madeira (de preferência uma bem resistente, como a peroba) para colocar em cima da formica atual. Na internet você encontra vários processos para deixar a madeira mais rústica, com cara de madeira de demolição sabe?

    Não precisa nem instalar, o peso dela já vai ser suficiente para não ficar com jogo. Caso fique escorregadia, ponha dupla face e já está resolvido!

    5) Coloque alguns banquinhos na frente da bancada

    Que tal deixar seus vídeos com uma cara mais “Jamie Oliver”? Como se você fosse receber convidados ao final para provarem o que fez. Colocar alguns banquinhos na frente do balcão já vai dar esta cara e eventualmente você pode chamar algum amigo para o final do vídeo (vi apenas um vídeo no canal, não sei se já faz isto).

    Estes banquinhos mais altos você encontra em qualquer Telha Norte, Leroy Merlin da vida! Se você estiver animado, dá para aplicar uma pátina branca para combiná-los com as prateleiras e também com a cortina. Se tiver MAIS animado ainda, dá para fazer almofadinhas fofos para colocar em cima 🙂

    6) Coloque poucos – mas bons – utensílios em cima da pia

    Fiquei imaginando uma cafeteira daquelas bem bonitonas em cima da pia, ou ainda uma batedeira KitchenAid! Tá, eu sei que a ideia não era gastar muito, mas uma vez investido você terá para sempre e sem dúvida não usará apenas como um item de decoração, hehe.

    Mas se você está dizendo aí “Flávia, vamos aos poucos né…”, tenha algumas sugestões:

    – Que tal comprar uma fruteira e pintar com algum azul bem claro (para dar o contraste com o marrom).

    – Ou ainda colocar uma floreira com flores coloridas e alegres que combinem e façam um contraste com as cores da cozinha.

    – Também dá para colocar uma lousinha (ou 2!) com o título da receita do dia. Puxando sardinha para o meu lado, aqui você encontra um passo-a-passo de como fazer lousinhas: http://netasdamaria.com/?p=1623

    – Uma bandeja com bebidas também vai bem!

    7) Divirta-se

    Esse é o princípio para qualquer mudança dar certo! Curta este momento, pense em cada detalhe, coloque uma boa música, chame amigos para ajudar, compre bebidinhas, petiscos e transforme este fim de semana em algo que será contado para sempre 🙂

    Faça pesquisas na internet, busque inspirações no Pinterest e acredite que sua cozinha ficará com cara de cozinha de revista! Pronto, agora é só colocar a mão na massa e mandar ver!

    Ufa, acho que é isto!

    Não se esqueça de tirar tudo que não usa, deixar o fogão fechado quando não estiver usando, organizar os itens por categorias etc.

    Espero que as dicas sejam úteis. Qualquer dúvida dá um grito (netasdamaria@netasdamaria:disqus .com / http://www.netasdamaria.com)

    Beijos e tudo de bom. Parabéns pelo canal e iniciativa em querer deixar a cozinha ainda melhor para as pessoas que te acompanham!

  24. Thiago Sousa

    Resposta ao esporro: Edu você disse o seguinte “Essa seção vai funcionar assim: Toda semana eu escolho um problema pra
    gente resolver. Aí durante 7 dias vocês dão os pitacos que quiserem (nem
    precisa pedir educação né?).Depois eu junto tudo, tento encaixar as
    idéias e passo a receita com o tratamento as sugestões finais
    pro leitor. E claro que espero contar com o bom senso do paciente em
    realizar a reforma e mostrar pra gente depois né?”. Você está dando esporro cobrando somente a última parte da proposta, as partes iniciais não foram cumpridas. Caso eu não tenha entendido bem, se a ideia é apenas várias pessoas darem ‘pitacos’ desconectados e a pessoa escolher o que achar de melhor e desconsiderar o resto, então deveria ter deixado isso claro. Eu esperava que você desse forma/unidade para as ideias dos leitores, nos ajudando a tomar decisões. Sobre minha parte da ‘brincadeira’ ainda não dei retorno pois ‘meu caso’ demanda uma mudança muito grande, desde móveis até pintura, assim que estiver com o ambiente pronto, mandarei as fotos. 🙂

    • Eduardo Mendes

      Foi sim Thiago. Mas como tem arquitetos se oferecendo pra fazer o projeto, eles vão fazer isso e mostrar. Inclusive uma arquiteta tentou entrar em contato com vc e não teve retorno seu.

      • Jonas Ferreira

        Edu já estou em fase de execução do meu criado mudo, logo que estiver pronto mando as fotos para seu email ok

      • Thiago Sousa

        Por onde?

      • Thiago Sousa

        Se foi por email, eu leio todos os dias e não recebi… me quando e por qual endereço para eu verificar se não foi pra pasta de spam. Via facebook também não recebi mensagem. E os comentários da postagem eu não consigo ver mais nenhum… Espero não estar sendo mal educado, mas realmente eu não tive nenhum retorno, se houve eu preciso então identificar o que aconteceu. Obrigado! 🙂

  25. Jess

    posso me incluir na parte mulecada do seu público? hahaha

    ok, concordo com o lance do avental

    e de curiosa que sou, andei procurando umas estampas. de fato ta meio dificil encontrar folhagens bacanas. mas era só sugestão mesmo. tem várias outras ideias, e eu gostei da sua proposta de usar azul (andei lendo os comentários. tá de bobeira? to acompanhando mesmo! virei fã, agora aguenta hahahaha)

    vou te falar, tem muita gente aqui falando pra você trocar a cor do azulejo e dos armários, mas eu não concordo, pelos seguintes motivos:

    *pelo que eu entendi, você não está podendo gastar muito, então pensemos em propostas de reformas que atendam as suas necessidades (palavra de quem conta tostão no fim do mês e tá sempre fazendo uma reforma. acredite, eu sei como é, e existem outras alternativas além da tinta e do contact)

    *você pediu uma coisa mais pra rústico ou pra retrô, mas estão vindo muitas ideias (algumas boas, de fato, mas…) que não tem nada a ver com isso. oras, o projeto é pra quem? façamos ficar com o gosto do cliente!

    *esses armários com “cara de vó”, como foi dito em um comentário, são justamente o que dá esse toque antiguinho. mexer neles não precisa, além de correr o risco de perder esse ar retrô

    *o próprio Edu disse que os azulejos são bons, e eu também acho

    *sendo assim, ainda acho que os elementos extras, tipo vasilhas, porta-talheres, suportes, latas e bla bla bla são exatamente o que vão trazer alegria e cor pra sua cozinha. e convenhamos: investir neles sai bem mais barato

    nesse caso, reforço a ideia das prateleiras. e uma ótima ideia que surgiu aqui são as latas vintage. é, elas não são fáceis de encontrar, mas quem liga? qualquer lata de azeite, pomarola e etc pode virar vintage se você fizer uma decoupage com algum rótulo baixado na net! nesse link aqui tem alguns, mas é só pesquisar que você acha outros : http://annacrafts.wordpress.com/2011/03/02/como-decorar-latas-vintage/

    qualquer coisa só continuar comentando porque eu estou doida pra ver essa reforma e ajudar no que for possível! estou adorando seu canal (porque eu A-M-O cozinhar) e ja testei as mussarela stik. ficou uma delícia!!!!
    beijão!

  26. Jess

    ótimo! tempero fresco e vivo (porque ta plantando ainda, né) fica lindo e super rústico! bota num vasinho bacana. realmente deixar a pia vazia vai ficar meio estranho, e essa sua ideia foi ótima!

  27. Karyne Duarte

    Adesivar a porta vai e vem e os armários com a mesma estampa ou de tons iguais.
    Tirar todas aquelas coisas da janela e colocar vasinhos com ervas plantadas. Delícia temperos frescos.
    E bem… acho que para uma cozinha de TV o primeiro passo é diminuir a quantidade de coisas, está muita informação, ainda mais que os azulejos são bem estampados.
    E acho que Amarelo e vermelho vão combinar bem com os tons deles! =)

    Boa sorte, Rafael!

  28. Yara Aguilar

    Ao contrario da maioria eu achei sua cozinha legal,maaas realmente precisando de uma “despoluição” visual,eu investiria em acessórios com mais cor e personalidade!

  29. Richard Lima

    Rafael, vai depender muito de como voce vai deixar os azulejos. Se ficarem da cor que estão, sugiro uma cortina clara, de preferencia branca. O estilo fica por sua conta mas eu, particularmente, curto as “tradicionais” sem muito frufru como diz o Edu.

  30. Richard Lima

    ah! um logo do canal na cortina ia bem tb! hehe

  31. Stephany Rodrigues

    Meninooo!
    A sua cozinha tem muito potencial pra ser uma LINDONA! Já tem até esse estilo de mesa TUDO DE BOM!
    Bora jogar uma tinta nesses azulejos. Se quiser detalhar, use contact.
    Como você disse que não quer grandes mudanças, acho que pelas fotos, dá pra manter a bancada e armários da mesma cor.
    Que tal um azulejo hidraulico que combina com quase todos os ambientes? Aliás, o Edu já fornece a estampa que é só mandar imprimir.
    E como o ambiente fica muito poluído visualmente, acho que vc pode tentar esconder o que nao precisa mostrar e mostrar o que tá escondido. Vai nessa meninoooo!

  32. Michele

    Que cozinha estilo 80 lindona!!! Grande, funcional e bem clássica. Acho um absurdo pintar/revestir os azulejos.
    A cozinha tem que ter a cara do dono. Qual é a cara do Rafa? Do que ele curte? O que costuma apreciar? Eu colocaria estantes de madeira para temperos e outros acessórios. Outra coisa bem vintage seria uma cortininha de renda, uns nichos para os copos de bar e voilá!! Cozinha e bar, pois homem adora bar, coisas de cerveja, essas coisas!!!
    Essas cozinhas de programa de televisão são sempre a mesma coisa: bancadão para a câmera pegar os ângulos, alguns acessóriozinhos estilo cozinha americana, mais do mesmo. A exceção na tv para mim é a cozinha do programa “tempero de família”: http://www.youtube.com/watch?v=RNrp0FeHdyM
    1- A cozinha é do sítio do cara;
    2- A cozinha é bem estilo do sul do brasil mesmo, com o estilo rústico/fazenda;
    3 – Eu amo os legumes em cestos fixados em uma barra de ferro. Legumes não são para a geladeira, mesmo?

    Outro estilo que amo é a cozinha da Linda da Vinni, do blog Amehlhia Digital. Bem cozinha das Minas Gerais…http://amehliadigital.blogspot.com.br/2011/04/rocado-de-amehlia.html.

    Boa sorte Rafa na sua reforma! Tenho certeza que terá uma cozinha super personalizada e não uma mais uma cozinha planejada.
    Beijo grande e sucesso Edu. Você arrasa!!!

  33. Morghana Garcia

    Eu curti tua cozinha Rafa, e acho que ela vai mudar totalmente se vc não deixar tanta coisa a mostra. Organização é a palavra chave!!! Tem muita coisa em cima dos armarinhos, do microondas… Naquela armarinho cinza lá no fundo vc podia tentar fazer umas portinhas pra não ficar tudo à mostra, ou então inventar uma cortininha com uma estampa legal. Em lojas de tecidos para artesanatos tem muita estampa interessante, ontem mesmo vi uma com estampa de rolhas e adorei, acho que ia ficar super massa. Já aproveitava pra colocar um adesivo branco nele, acho que marrom ia carregar muito a cor já que sua cozinha é basicamente marrom. Mas sabe outra coisa que combina tbm? Aquela toalha de pic nic xadrez vermelho e branco sabe? Acho que dava pra fazer uma cortina pra sua janela e uma toalha pra mesa.
    No armarinho onde tem os copos… Eles estão muito empilhados. Faz uma organização por tamanho e tipo se preferires deixá-los à mostra.
    Percebi que tua cozinha não tem armarinhos superiores, uma ideia é pegar quatro chapas de madeira e fazer um nicho largo pra colocar as garrafas de vinho ou os temperos organizados em potes. Se vc preferir não deixar cor de madeira e pintar, acho que o branco ia quebrar o monte de marrom que vc tem na cozinha.
    Sobre os azulejos antigos, eles são lindos, mas se enjoar existe a tinta epóxi que é específica pra essas superfícies. Dá uma olhadinha em “antes e depois com tinta epóxi” no google, vai ter bastante inspiração.
    Ah, tenha sempre em mente uma paleta de cores harmoniosa pro ambiente e não fuja daquilo, se não fica um carnaval.
    Se não souber por onde começar pesquise sobre Psicologia das Cores. Elas trazem sensações e aí vc descobre o que pretende ter na tua cozinha.
    É isso aí, faz um faxinão, vê o que tua cozinha realmente precisa e tenha em mente que menos é mais! Grande beijo!

  34. caroline

    tudo achei legal,exceto aquele lustre improvisado feito com a cupula de um plafon.kkkkkkkkkkkkk.rachei de rir.

  35. Gabriela

    Guardar boa parte dessas coisas,é uma cozinha bem clássica e funcional.Não acho que panelas que não sejam de ferro/cobre/barro seja uma boa pendurar.Ele poderia fazer uma mini horta ali no balcão,ou colocar uma cesta com verduras,pendurar umas linguiças.
    Para mim cozinha precisa de pouco enfeite e se tiver que enfeitar com algo que seja com iluminação (bem clara) e os próprios ingredientes.

  36. Andréa Zampier

    Acho que seria muito legal vc retirar essa mesa e colocar uma bancada larga transfaormando em uma ilha e nela por um cooktop, porque assim vc vai cozinhar de frente pra câmera, dai no lugar do fogão lá atraz por uma geladeira de preferência adesivada com uma cor forte, boa sorte!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook