Olha, nunca duvidei da capacidade da Deisy de por a mão na massa, tanto que logo que a conheci eu chamei pra ser colunista. Mas dessa vez ela se superou. Tá tipo no nível ninja do faça você mesmo. Sério. Ela fez uma parede de tijolinho sozinha, no braço. E não pense que ficou com cara de puxadinho não, ficou foi muito top e você confere o passo a passo abaixo:

Parede de tijolinho – “Senta que lá vem a história!!!”
Sempre fui doida por paredes de tijolinho maciço e queria fazer uma aqui em casa a todo custo (eu quero, eu quero, eu quero!!!). Já tinha visto até uns revestimentos falsos ou papel de parede com o desenho deles, mas gostava mesmo era dos originais. Sabia que ia dar uma trabalheira pra fazer, além da sujeira, demora e preço da mão de obra do pedreiro (orçada em 700 reais)
Resolvi colocar a mão na massa mais uma vez, ou melhor, na argamassa, e fazer por conta própria. Como ia dar bagunça mesmo, aproveitei pra arrancar as portas da sacada e fazer os acabamentos onde ficavam os trilhos já que fechamos a parte da muretinha com vidro. Isso sim deu trabalho pois estava tudo parafusado e colado com cimento . Tive que dar muita porrada (literalmente) pra soltar. Como as portas eram pesadas e eu não conseguia tirar sozinha tive que quebrar todos os vidros com a marreta e depois desencaixar a parte de alumínio (que ainda foi vendida pra sucata e rendeu 45 Dilmas). Na parede onde iam ficar os tijolos eu fiz vários (vários mesmo, acredite!) buracos para depois a massa “pegar” melhor e os tijolos colarem pra sempre. Foi necessário dois dias apenas pra quebrar e é muito cansativo. Além de tudo eu marquei a parede com riscos de 50cm em 50cm, o que facilitou muito na hora de colar as peças e evitou que ficassem tortas.
Agora chegou a hora dos tijolos! Tirei as medidas da parede e calculei o número de peças. Os meus tem 19cmX9cmX5cm e foi preciso 660 unidades (R$0,48 cada). No final alguns sobraram pois pedi a mais já que inevitavelmente tinha uns muito queimados ou quebrados nos cantos que não pude usar. Também comprei 2 pacotes de argamassa pronta (R$8,00 cada), que é só misturar com água e aplicar. 
Os tijolos artesanais são bem irregulares então tive que ir escolhendo as peças pra usar e lixar algumas que tinham falhas muito grosseiras. Os cantos ficaram com tijolos cortados pela metade e os acabamentos ao redor das tomadas e interruptor de luz eu fiz cortando as peças com serra de dente fino e depois lixando com a lixadeira elétrica pra dar acabamento arredondadinho. Deu bastante trabalho essa parte de cortar já que não tinha uma serra elétrica, fato que me fez desistir de colocar a última fileira (perto do teto) que teria todos os tijolos partidos ao meio na horizontal. Deixei acabar no último tijolo inteiro e ficou um espaço de 7cm que futuramente colocarei uma mangueira de led ou trepadeira verde falsa (mas isso é assunto pra outro DIY).
Ficou realmente como eu queria que ficasse. Deixou a sala muito mais aconchegante e deu um charme todo especial. Ainda estamos organizando os móveis, essa parede também servirá de painel para TV. O pó de tijolo dá muitaaaaa sujeira na hora da obra e por isso tive que pintar toda a sala outra vez. O teto pintei com a cor Bronze Lenda da Coral e as paredes laterais e sacada deixei em branco. E ai, gostaram do resultado?

>> Demorei 4 tardes pra fazer tudo;
>> A argamassa deve ser aplicada somente no lado que for fixado na parede;
>> Caso queira pintar, use tinta látex 100% acrílico;
>> Para evitar que a parede solte pó, use alguma resina depois da aplicação. Também pode ser impermeabilizante Acquela (sem cor e brilho) ou verniz acrílico à base de água (Dica do leitor André Furtado).
>> Também existem vernizes que podem escurecer ou clarear a aparência do tijolinho. Eu optei pela cor natural.———————————————————————————————————————————

A Deisy é a colunista do Papo Calcinha e tem o blog dela também, o LadyDiy, que é cheio de idéias sensacionais como essa e que fazem aquela diferença.  Ela também é responsável por um projeto super bacana, o Alfofadas. São almofadas super divertidas que, além de deixar seu ambiente mais descolado, ainda ajudam um monte de animal de rua. 
 
Gostou? Então compartilhe com quem você curte e claro, comente aí que a gente fica feliz.
Dúvidas? Só perguntar também. 😉
HC Store