Se você curte decoração com uma pegada industrial, com certeza já pensou em ter uma parede de cimento queimado em casa né? Pois a hora chegou! Eu mesmo venho mantendo essa vontade desde o início do blog, mas nunca achei um passo a passo que pessoas normais conseguissem fazer. E o projeto milagroso também veio da Érika Karpuk, responsável pelo projeto do meu Home Office. Eu já tinha visto o passo a passo dela e tava procurando um lugar pra aplicar. Quando ela incluiu no projeto, ai pirei de vez. hehe

>> Como fazer uma estampa Chevron na Parede.

>> Passo a passo de efeito geométrico na parede.

É tudo muito simples e eu tô falando sério. Você só vai precisar de:

  • Adesivo de alto impacto (Bianco, Chapix Quartzolit ou o que você encontrar)
  • Cimento (é mesmo Edu?)
  • Resina a base de água
  • Espátula e desempenadeira

Pra começar, misture o cimento com o adesivo até obter uma textura de massa acrílica. Fica mais molenga mesmo, tipo um creme dental (pra todo mundo entender). Mexa bem até a mistura ficar bem lisa.

Parede_Cimento_Queimado_HC_1

Agora coloque um pouco na extremidade da desempenadeira (ou espátula) e aplique direto na parede. Sim, não precisa lixar nem nada. Vá passando a massa até cobrir tudo. Tente deixar o mais liso possível. No começo pode parecer complicado, mas rapidinho você pega o jeito.

Parede_Cimento_Queimado_HC_2


Para os cantos, coloque um pouco de massa na espátula e aplique bem no canto. Pra ajudar, marque o local com fita crepe.

Parede_Cimento_Queimado_HC_4 Parede_Cimento_Queimado_HC_5

Se tiver começado a secar e você perceber que ficou algum lugar sem massa, não tem problema. Faça o remendo usando a espátula e mais um pouco de massa.

Parede_Cimento_Queimado_HC_6

Agora que a parede tá toda coberta, dê um tempo pra começar a secar (umas 2 horas) e com uma lixa 220, vá lixando pra tirar as imperfeições.

Parede_Cimento_Queimado_HC_7

Tire o excesso do pó com um pano úmido. Espere o cimento secar totalmente (umas 12 horas) e parta pra finalização. Pra impermeabilizar e dar um brilho bacana, use resina base de água. Aplique usando um rolinho de lã.

Parede_Cimento_Queimado_HC_8 Parede_Cimento_Queimado_HC_9

Aí é só esperar a resina secar (umas 2 horas) e sua nova parede sensacional de cimento queimado tá pronta. Se quiser que fique ainda mais brilhando, dê outra demão.

Parede_Cimento_Queimado_HC_11 Parede_Cimento_Queimado_HC_13

Parede_Cimento_Queimado_HC_12

>> Tente fazer toda a parede de uma vez. O resultado será mais uniforme.  Se mesmo assim ficar manchas muito claras ou muito escuras, antes de aplicar a resina dê uma demão de cimento diluído no adesivo de alto impacto. Tem que ser uma mistura bem rala mesmo, tipo tinta. Isso vai uniformizar toda a parede. Espere secar e aplique a resina normalmente;

>> A resina você encontra em várias lojas de tinta;

>> Não dá pra fazer essa técnica em piso. Quando descobrir alguma, testo e conto pra vocês;

>> Pra essa parede (3,5mx2,80m) eu gastei um balde (3,6kg) e meio de adesivo e 10 kg de cimento.

>> A caveira amarela e o pôster de fusca estão à venda na loja do blog. Acesse aqui!

BONUS:

E pra te dar certeza que o projeto é muito fácil, ainda tem um vídeo da Érika aplicando essa técnica numa parede de azulejos.


Viu? Agora só não tem uma parede de cimento queimado super estilosa quem não quiser. E aí curtiu?