Parede Chevron – Faça você mesmo!

Parede Chevron – Faça você mesmo!

Uma dica pra mudar radicalmente qualquer canto sem investir muito é pintar as paredes. Com a cor certa você consegue dar impressão que o ambiente é maior, torná-lo mais aconchegante ou mais moderno, enfim, dando uma googlada na teoria das cores e misturando feng shui você vai descobrir o milagre que uma tinta pode operar aí na sua casa. O Chevron veio da estampa de uma marca francesa e significa espinha de peixe (por motivos óbvios). O zig zag saiu das passarelas e agora tá aí embelezando muitos cantos. Obrigado GNT Fashion.
Fazer esse projeto foi bem diferente porque, além de experimentar uma nova técnica, também usei novos materiais. O resultado, modéstia a parte, ficou bem foda. Saca só:
Tive que juntar o passo a passo de alguns sites pra chegar num projeto realizável e com a menor possibilidade de erro possível. Sim, menor. Porque nem tudo deu certo no início e como a proposta aqui é mostrar tudo, inclusive as cagadas os erros, vou mostrar o processo todo. Mas como você é esperto(a), já usa meu erro de exemplo e faz tudo direitinho pro resultado bombar no final né?

O primeiro passo é pintar a parede com a cor de fundo, a mais clara no caso. Para que a tinta não escorra pra outras paredes, é importante que você passe uma fita em todas as extremidades, criando uma espécie de moldura. Eu usei a fita crepe azul da 3M, a mesma que a gente vê nos tutoriais gringos. Ela é mais fina e tem menos adesivo, o que gera menos desespero na hora de tirar e ver o resultado. Assim que aplicá-la, passe o dedo por cima pra garantir uma boa aderência. Comece pintando as extremidades da parede com um rolinho ou pincel pequeno, depois use um rolo maior para pintar o resto.

Enquanto a tinta seca, reproduza sua parede numa folha. Você pode usar uma escala de 10% do tamanho. Divida essa folha em colunas e linhas que resultem em um número par. No fim você terá uma tabela com vários quadrados. A altura e a largura vão depender do desenho que você quer que as listras tenham. Assim que o desenho estiver pronto, trace as linhas que vão formar o zig zag.
Agora reproduza esse desenho na parede. Você pode usar uma fita métrica ou régua de nível. Ainda tem a possibilidade de fazer um quadrado em papelão e usá-lo como modelo. Neste caso é só ir desenhando um do lado do outro até preencher toda a parede. Dica importante: se for usar lápis pra marcar, a tinta deve ser lavável, já que dá um pouco de trabalho pra tirar. Quer ter menos dor de cabeça? Risque de leve com giz (só descobri isso depois). Fuennnnnn. ;(
Assim que tiver sua tabela na parede, desenhe as listras com auxílio das fitas. Fique de olho nas pontas das fitas pra ajudar no acabamento. Onde for ficar a cor de fundo, marque pra que não haja confusão na hora de pintar. Mais uma dica: Pra evitar que a tinta escura escora pra baixo da fita, pinte as extremidades com a cor do fundo.
Agora é só pintar as listras mais escuras. Use um rolo pequeno e com pouca tinta pra evitar sujeira. Duas demãos são suficientes, lembrando que é preciso respeitar o tempo entre elas (geralmente 4 horas). Retire as fitas com cuidado. Caso fique alguma imperfeição, corrija com um pincel pequeno. 
Quanto às linhas que ficaram na parede: 
– Se você usou lápis, vai ser preciso cobrí-las com uma camada da tinta do fundo (foi o que eu fiz);
– Se usou giz, basta passar levemente um pano úmido que sai tudo.
Dá trabalho? Dá, mas muito menos do que eu imaginava e o resultado é muito legal, sem contar que transforma qualquer ambiente. O segredo é planejar tudo e focar na diversão, sempre!

>> Os tons de cinza eu fiz misturando tinta branca,  tinta cinza que sobrou da sala e corante preto;
>> Comprei a fita azul no Leroy, mas dá pra achar na internet também;
>> Não esqueça de deixar reservado um pouco de tinta pra fazer o acabamento depois;
>> Gastei umas 8 horas pra fazer tudo e mais umas 2 pra tirar a tinta desse corpo sedutivo, rs.

Essa parede fica de frente para a parede de madeira e a bancada de adesivos pra azulejo. No começo fiquei com medo de ficar poluído demais, mas o resultado ficou muito legal. Ainda vou fazer uma mesa quadrada pra colocar no lugar dessa redonda e colocar um aparador perto da janela, mas tudo isso é assunto pra outros posts.

Não sei porque, mas depois desse projeto não tiro da cabeça aquele desenho que uma gata preta tomava umas pinceladas de tinta branca e aí um gambá Don Juan não desgrudava do pé dela. 😉


34 thoughts on “Parede Chevron – Faça você mesmo!

  1. Stephany Rodrigues

    O resultado e acabamento estão perfeitos Edu! Babei de amores! Realmente o resultado é ótimo… O que vc me sugere, fazer isso em uma parede da sala ou do quarto atrás da cama? Com o seu resultado, acho que na sala fica melhor né!? Em uma parede sem graça, ao lado da porta de entrada. Só estou na dúvida da cor. Talvez acabe optando pelo cinza como você. Quero muito as fotos de vários ângulos da sua casa, tá devendo hein! Beijos

  2. eduardoefmendes

    Eu também prefiro na sala, mas isso é muito relativo, vai do gosto mesmo.

  3. Lais S.

    Adorei o resultado, Edu. E o acabamento ficou ótimo. Definitivamente deu uma vitalizada na sua copa!

  4. Grazi Construindo Minha Casa C

    Oi Edu!
    Ficou muito show!!!
    Super moderno…
    Abraço!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  5. Fernanda Ribeiro

    MUITO MASSA Edu ! Amei mesmo… Já me imaginei fazendo de várias cores, será que fica muito bandeira GLS? hahahahaha

  6. Livia Pessoa

    lindona! demais!
    quero uma parede assim!!!

  7. Livia Pessoa

    Grazi! Você por aqui!
    Acompanho seu blog desde o início dele… Adoro!

  8. Grazi Construindo Minha Casa C

    Oi Livia!
    Desculpa, mas esta sem foto e não estou lembrando!!
    Que bom!!!
    Me conhece do blog?
    Beijos!

  9. celiosaliba

    Ficou bacana demais…tava procurando alguma coisa do tipo pra fazer no meu quarto e cai aqui no blog..tem muita idéia boa..tá de parabéns.
    Enfim, resolvi fazer algo parecido mas como tava com preguiça de ficar medindo fui de tecido….to postando ai pra vc ver o resultado..heheh..
    vlw pela inspiração.hehehe

  10. Dayse Galhardo

    Acabei de pintar a minha sala, sozinha, e copiei descaradamente seu chevron pois também sou apaixonada por essa estampa. Vou enviar as fotos do antes e depois para você pode?
    Estou cada vez mais apaixonada pelo seu blog e como também estou montando minha casa, e também tenho habilidades manuais, estou utilizando várias dicas suas. Super obrigada viu? E que venham mais e mais DIY pra gente!!

  11. Henrique

    Que tipo de tinta você usou?

  12. Cristiane

    Olá Eduardo. Tô adorando seus posts inclusive quero muito mudar uma parede na minha sala (a parede que fica minha TV) e gostaria de uma dica sua pois tenho vontade de fazer listras verticais, como devo proceder?? Ah, a propósito o chevron q fez ficou nota 11.

  13. kariana

    Olá…e essas cadeiras da copa? São lindas…comprou onde?ou reformou?

  14. Evandro

    Uma ideia melhor que a outra, parabéns.

  15. Patrick Martins

    Na hora de tirar minha fita ta saindo a tinta junto..o que eu faço?

    • Ewerton Nunes

      Eu fiz no meu quarto, o jeito é tirar a fita com a tinta ainda fresca.

  16. Araeci Carvalho da Luz

    O passo a passo ficou otimo!!! Me animei a fazer tb! Aquele desenho do gamba com sotaque frances atras da gata é inesquecivel mesmo!!!!

  17. Pingback: Estampa Chevron

  18. Pingback: Galeria do Leitor – Abril 2014 | Homens da Casa

  19. Pingback: MINHA COPA | Homens da Casa

  20. Pingback: Inspiração – Estampa Chevron na Parede | Casa Viva

  21. Pingback: Estampa Chevron na decoração - Casinha Arrumada

  22. Pingback: 12 ideias pra decorar sua porta | Um Casal

  23. Eduardo Mendes

    Faz e manda o passo a passo pra cá hein!

  24. Silvanir Caroline

    Rapaz, que coisa sensacional flerto com essa estampa a uns anos, mas, ainda não rolou casamento. Conto com sua ajuda!Será que a chevron ficaria legal atrás de um painel preto e branco?

  25. Pingback: Parede chevron no quarto |

  26. Daniela Reis da Silva

    Bom dia caro Edu (olha a intimidade!!) estou planejando fazer esse tipo de pintura na parede que será o quarto de games/tv, onde ficará o sofá/cama de palete, mas nas cores bombom de licor e mar de bitingui, da suvinil, e to com uma duvida, você diz aí no texto para pintar a extremidade das fitas para não escorrer a cor escura, é dentro da parte onde vai a tinta escura, ou na parte onde vai ficar claro mesmo?! Desde já muito obrigada

  27. Cláudia

    Tive insônia e me deparei com este site, amei, adoro tudo isso, vc é mil cara.
    Cláudia.

    • Eduardo Mendes

      Obrigado, Cláudia!! Tomara que sejamos sempre seus companheiros nas horas desesperadas de insônia….kakakkaa

  28. Simone Bertelli

    gostei da sua mesa também, ela é dobrável ? a pintura ficou linda !!!!

  29. Pingback: Estampa Chevron | Sala da Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook