Meus queridões, após o rebuliço que foi o resultado da promoção lá no facebook (acreditem, foi um pé no saco), estou de volta ao que eu sei fazer direitinho, que não é sorteio: passo a passo. Muita gente viu nas fotos que andei postando da minha sala , um painel de madeira que fiz pra um violão. Chegou o dia de mostrar como se faz o dito cujo.
Então vamos começar com uma historinha (entra a música do cara do gás): Todo mundo tem algo em casa simplesmente por ter, certo? Pois é, aqui em casa o elefante branco é esse violão que muito raramente solta algum som. Mas vamo combinar, ele é simpático, vai… Então decidi tirar o coitado da capa de napa e dar lugar de destaque pra ele na sala.

Esse painel é bem simples e, além de ficar muito barato, ainda tem um resultado super bacana. A madeira usada é o Pinus, a mesma usada nos famosos pallets, caixas de frutas e etc. Você encontra facilmente em qualquer madereira. Geralmente é vendida em ripas com espessuras diferentes. Pra esse painel usei a de 5cm. A ripa vem com 3 metros e custa só R$2,20 cada. Uma dica é já levar os tamanhos definidos porque aí você paga uma mixaria a mais e eles cortam pra você. Passo a passo:
1-  Separe duas ripas com a altura que você quer que o painel tenha (no meu caso, 1,20m). Claro que você pode fazer um painel para o que quiser, mas quanto mais largo for o objeto, mais ripas  verticais você vai precisar ok? Isso vai garantir que o painel fique firme e não caia.

2 – Defina a largura do seu painel e separe mais ripas com o tamanho necessário. Nesse caso foram 17 ripas com 50 cm cada, considerando um espaço de 2 cm entre elas. 

3 – Lixe todas as ripas (sim, é importante).

4 – Passe verniz pra madeira em todas também. 2 demãos são suficientes.

5 – Coloque 2 ripas horizontais no chão e ponha as duas ripas verticais por cima, alinhando as extremidades e formando uma espécie de moldura. Parafuse as de cima nas de baixo.
6 – Agora que já tem a base pronta é só preencher com as demais ripas, espaçando uma entre as outras. Eu usei fita dupla face da 3M pra prender. Você também pode fazer isso, caso seu suporte seja de fixar na parede. Nesse caso, todo o peso do violão ficará no suporte e não no painel. Quando for definir os espaços entre as ripas, defina onde o suporte irá e, se for necessário, deixe esse lugar com um vão maior pra que ele passe. 


7 – Prenda o suporte  e preencha o vão que ficou no painel com mais uma ripa. Em seguida, parafuse o painel na parede.

– Edu, pode prender tv? Pode, só parafuse, ao invés de colar as ripas e use um suporte daqueles pequenos, só com dois pontos de fixação. Pode prender meu sobrinho pirralho? Às vezes.
 
– Não tem lixadeira? pode lixar à mão mesmo. Essa madeira é bem macia.
 
– Pra que os parafusos não apareçam, quando for fixar o painel na parede, coloque-os nesse espaço que você reservou pro suporte. Depois é só colar a ripa por cima.
 
– Ok, sei que tá faltando foto no passo a passo, mas tava na correria, como já contei pra vocês.
 
– Quer pintar o painel? Use uma tinta pra madeira comum, respeitando sempre as demãos pro acabamento ficar fino.
Bom, agora é hora de agradecer os mais de 1000 likes no facebook e as mais de 130 mil visualizações aqui. O blog só tem 4 meses e ter contato com tanta gente bacana, pra mim, é uma experiência que vale uma vida inteira. Valeu mesmo! 
E voltando ao foco, ó só como esse painel ficou garboso e elegante na sala:

No mais, vocês já sabem né? Se tiverem dúvida, é só perguntar aí que eu respondo.

Ah, obrigado a todo mundo que tá dando dicas pra minha festa de aniversário brega.
Vou tirar foto de tudo e mostrar o resultado final depois.

Fui. 😉