Não faça isso em casa!

Não faça isso em casa!

Este post é um manual de como NÃO reformar um móvel.

Tudo começou quando eu achei uma casa do jeito que estava procurando. Fechado o contrato, comecei a pensar em como mobiliar e decorar meu novo canto. Aí entre visitas e mais visitas em blogs de decoração, acabei descobrindo que seria uma boa dar uma garimpada em topa tudo e, quem sabe, encontrar algum móvel pedindo pra ser ressuscitado.

Com isso na cabeça, até mesmo antes de mudar de fato pra casa, saí ensandecido pelos topa tudo de BH procurando esses achados. Numa bela manhã, achei uma cômoda com potencial.

Segundo a vendedora, é uma cômoda nova, feita em sucupira, com garantia, nota e tudo mais. O preço? 120 reais. Ok, não é o melhor preço do mundo, mas sou novato no ramo e já fui logo achando um excelente negócio. Com o visual do closet todo na cabeça, fui pra casa já decidido da nova cara da minha nova cômoda: vermelha e com os puxadores vermelhos também.

A empolgação foi tanta que a cômoda foi direto pra casa nova (eu nem tinha me mudado ainda). E lá começou sua transformação. Queria um vermelho mais fechado, ai decidi misturar tinta automotiva vermelha e preta para obter a cor. Resultado: misturei mais do que devia, a tinta ficou vinho e lá se foi um baldinho embora. Ainda tentei me consolar usando essa mistura, mas o resultado não foi dos melhores:

Usando uma segunda lata, dessa vez sem mistura alguma, percebi que o vermelho puro era realmente o que eu queria. Aí comecei a pintar a cômoda. Foram 3 demãos, muita dor de cabeça e tchanananannn: a cômoda ficou pronta, OU NÃO… O acabento ficou péssimo, algumas gavetas ficaram lixentas e depois de um tempo a tintura começou a descascar.

Só então que fui pesquisar e descobrir que eu, com meu afobamento, fiz tudo errado e que, realmente, a reforma tinha tudo para ser uma porcaria. Para que isso não aconteça com você, aí vai alguma dicas pra antes de sair na empolgação pintando tudo que vê pela frente:

– Lixe todo o móvel, retirando imperfeições, verniz ou tinta antiga;

– Use massa para madeira para uniformizar toda a superfície e corrigir imperfeições;


– Dê uma demão de base para tinta (ela ajuda na fixação);


– Rolinho tem um acabamento melhor que o pincel;


– Entre as demãos da cor que você definir, sempre lixe o móvel para uniformizar a tintura;


– O tempo entre demãos é de horas (e não de minutos, como a gente pensa);


– Ao terminar de pintar, utilize verniz para fixar a pintura e dar acabamento (fosco ou brilho)

– AQUI, a Thalita do Casa de Colorir dá dicas preciosas sobre reforma de móveis. Acesse para ter mais dicas.

Agora todo mundo já sabe né? Menos ansiedade e mais cuidado na hora de reformar ou restaurar seus móveis. Quanto à (in)cômoda, não desisti dela não, muito pelo contrário. Em breve ela vai ficar lindona e eu posto aqui pra vocês!


21 thoughts on “Não faça isso em casa!

  1. Laura

    Na hora que eu comecei a ler o post eu pensei: ué, mas ele não lixou antes de pintar?
    Essas coisas a gente aprende errando mesmo.
    Eu tenho um criado mudo bem do feinho aqui em casa e sou doida para pintar, mas ainda está me faltando coragem. E olha, lixar é muuuito chato.

    Adorei a foto nova do blog!

    Bjs!

  2. Eduardo Mendes

    Ei Laura. Pois é, foi bom pra aprender. Já pintei outros moveis do jeito certo. Em breve eu posto aqui! Bjo

  3. Susi Oliveira

    Oi Eduardo, sou de Guarulhos-SP e te acompanho desde os maravilhosos adesivos na geladeira( ah, obrigada!). Gosto do seu jeito de escrever e suas dicas. Eu também tenho que me controlar para não encher minha casa de cacarecos(opa, móveis) em potencial, ainda estou aprendendo a reciclar e suas dicas são preciosas! Te espero na próxima, muita saúde e paz!
    Beijos
    Susi

    • Eduardo Mendes

      Oi Susi, tenho que me controlar também. Lá em casa já tem material que dá pra fazer post durante uns 6 meses. Rs. Obrigado pela visita! 😉

  4. Anonymous

    Adoreii seu blog Eduardo, conheci pelo blog da Thalita, muitas idéias bacanas.
    Na minha casa vivo reformando tuuudo e sempre que acho algo interessante na rua já vou que nem louca pegando..rs
    Boa sorte com seu blog, não sou muito de comentar, mas entro praticamente todos os dias em vários blogs e agora o seu já está incluso na minha lista..rs

    beijoss

    Juliana Romain

  5. Anapaul@

    Bom, valeu pela experiência, né? As dicas foram ótimas, vou lembrar delas quando for pintar meu armário (cozinha). Que bacana que virão mais posts desse tipo por aqui, adoro blogs com posts próprios,com personalidade, sem fotos tiradas da internet.

    Abraços!

  6. Eduardo Mendes

    Oi Ana Paula, acho importante mostrar todo o processo aqui com erros e acertos. A intenção do blog é trazer idéias realizáveis e pra mim isso só é possível se eu colocar a mão na massa mesmo. Siga as dicas e vai ver que dá tudo certo no final. Tb vou reformar os armários da minha cozinha, depois posto aqui. Obrigado pela visita e volte sempre! 😉

  7. Stephany Rodrigues

    Eduuuu (posso te chamar assim), rsrs!? Você teve uma iniciativa MARA em fazer esse blog. Se eu tivesse nascido homem, tinha criado um nesse estilo. E o bom é que o seu se encaixa pra qualquer um, seja homem ou mulher! Parabéééns!

    Se quiser dar uma bisbilhotada no meu, tá aí!

    http://feitacommuitoesmero.blogspot.com.br/

  8. marcella e tamires

    rsrsrsrs to adorando seu blog!!! tbm fiz isso com a minha como da mas o jeito foi comprar tinta de artesanato (vi no casadecolorir)e passar por cima despistar ,até consertar…

    • Eduardo Mendes

      Nossa Marcela, a gente vê pronto na internet e acha que é tudo tão lindo e fácil de fazer né? Quando vai ver acontece umas coisas dessas. Mas se rendeu algumas risadas, já tá bom né? Depois a gente arruma e fica lindo de doer. Rs

  9. thaic.

    Tô com um aqui que teve um resultado bem parecido com esse aí. Meu problema foi a parte do lixar mesmo, não tive braço nem paciência pra fazer direito, e agora a tinta tá abandonando o móvel, haha. Quando eu for refazer eu vou com fé e braços mais fortes, x)

  10. Rosaria Casas

    hahahaha lendo ate da p rir… mas ao vivo deve ter sido de chorar 😉 a paciencia é um dos segredos mesmo,
    bjs

  11. Nayara Rayssa Martins

    Bom saber disso!!! Tenho um armário que pretendo fazer isso, mas ele parece ter uma “pele” de madeira por cima (é bem do tipo casas bahia, como vc diz kkkkkk), nas laterais (nas pontas) dá pra ver porque começaram a levantar, nesse caso, o procedimento é o mesmo (lixar, passar massa p/ madeira, base…)????

    • Quirtet

      Nayara, provavelmente seu móvel não é de madeira, pode ser um mdf, mdp ou aglomerado. Que são derivados da madeira, mas mesmo assim, não são madeira.
      Esse acabamento pode ser algo parecido com o que chamam de fórmica, um acabamento laminado.
      Se for isso, eu não vejo motivo para tentar reformar… Você poderia dar uma garimpada e encontrar algo de madeira mesmo.
      Fora o mdf, os outros que citei são fracos, estufam com umidade e muitas vezes não aguentam uma remontagem.
      Uma boa solução é encontrar um marceneiro que trabalha com mdf, o preço fica mais barato e do seu jeito. E te garanto, existe uma gama enorme de acabamentos em mdf. Sem contar que você pode pedir/fazer uma pintura automotiva ou até mesmo com um spray.

      Mas se o apego pelo móvel é grande, recomendo prudência, pode ser que ele não mereça tanto apreço.

    • Luciana Covre Grevetti

      Nayara, pode fazer sim! Reformei vários na minha casa e a maioria era estilo “Casas Bahia”. Fica bem legal! Apenas opte pela tinta certa, pois a tinta errada vai ficar uma coisa horrivel. A tinta certa só tem uma e é o esmalte a base de água que você encontra em qualquer loja de tintas. Procure comprar o base de água, porque o base de aguarrás é complicado, pois demora muito para secar e deixa um cheiro insuportável na casa por dias.

  12. Li

    Gente, descobri um truque muito bom para pintar sem precisar lixar, é excelente para pintar movel com verniz, brilho ou dificil aderencia e sem precisar lixar.
    Vc compra uma latinha de um negocio chamado “batida de pedra” custa uns 12 reais, vende em qq loja de tinta ou coisas de ferramenta. Ela tipo laquea o movel! Vc passa uma demao antes da pintura, espera secar de um dia para o outro porque precisa estar bem seco e depois pode aplicar a tinta! Fica incrivel a pintura!!! Vi na internet essa dica e adorei, pintei um armario preto bem brilhoso aqueles de casas bahia, pintei de branco e ficou lindo! Pintei branco acetinado! Procura na internet gente! É incrivel edu!

  13. Luciana Covre Grevetti

    Edu, experiência de quem já está há 1 ano na “lida” das reformas: utilize um primer chamado Batida de Pedra Branco a base de água ou então o fundo nivelador branco a base de água da Coral. Ambos tem o mesmo resultado, só que o primer demora 12 horas para secar totalmente. Quanto ao verniz, não passe de jeito NENHUM verniz para madeira em cima de tinta colorida. Verniz para madeira é APENAS quando vc vai passar em madeira mesmo, sem tinta. O verniz, mesmo o “incolor”, transparente, natural, etc, deixa qualquer tinta amarelada e fica todo craquelado, horrível. Utilize SEMPRE o verniz de concreto mesmo, que é o acrílico. Esse sim, apesar da coloração esbranquiçada na lata, fica transparente em cima da tinta.

    • SUZY

      Ola,
      Essa tal Batida de Pedra vende em qq lugar ??( loja de tintas, ex em lojas de materias de construção)

      • Luciana Covre Grevetti

        Nossa, que estranho, mas não recebi notificação sobre sua pergunta. Vi agora por acaso, pq estava lendo outro post do Edu. Mas enfim, sim, vc compra em casas de materiais de construção e loja de tintas. Atualmente não tenho mais usado o batida de pedra, pq apesar de ele ser mais barato que o fundo nivelador, ele demora muito mais pra secar. Espero ter ajudado. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook