Mesa_Mala_HC_1

Todo mundo sabe que fiz a festa nas feiras e brechós do Rio na minha última ida pra lá. Se não tá por dentro, é só clicar aqui. Pois então, depois de reformar o ventilador meu próximo alvo foi a mala que comprei lá.

É um modelo bem antigo, mas em estado muito bom, toda em couro vermelho, com uma estrutura rígida e continua fechando perfeitamente. Tanto que usei ela na volta pra trazer o tanto de tralha que eu comprei. Com essa qualidade toda, essa mala foi perfeita pra um projeto que eu já tinha em mente há algum tempo:uma mesa. Aí,por sorte do destino, também encontrei, na mesma feira, os pés. Só ficou faltando tempo pra conseguir tirar a idéia do papel.

Como a mala tá com o interior muito bem preservado, eu quis que ela virasse uma mesa e ao mesmo tempo um espécie de baú onde eu pudesse guardar algumas coisas. Com essa história de blog e achados, todo lugar é pouco pra guardar as tranqueiras né?

Acontece que a estrutura da mala, apesar de rígida, não é firme o suficiente pra aguentar peso sem deformar. Era preciso também uma base onde fossem fixados os pés. Então peguei um pedaço de mdf e, usando a própria mala de modelo, eu risquei o formato e cortei com uma serra tico tico. Claro que tomei cuidado de fazer um pouco menor para que encaixasse perfeitamente.

Mesa_Mala_HC_2

Depois, pra dar um acabamento legal, forrei esse mdf com tecido. Pra isso, recortei o tecido em um retângulo um pouco maior que a madeira. Ai dobrei a sobra e prendi usando um grampeador de tapeceiro.

Mesa_Mala_HC_3

Com o “recheio” da mesa em ordem, partí para os pés. Eles são bem altos e ainda têm rodízio, aí pra minha mesa não ficar com cara de Olívia Palito banqueta, tive que cortá-los para que ficassem com uma altura legal. Marquei cada um e serrei com a tico tico. Pra que ficasse alinhados lixei a parte de cima até ficar bem uniforme. 

Próximo passo foi a pintura. Como os pés têm alguns detalhes tive que lixar com a mão mesmo (viu, eu tb lixo do jeito difícil) até tirar todo o verniz. Depois pintei com tinta spray. Também lixei e pintei os rodízios, mas usei tinta bronze. Depois de secar, estavam prontos os 4 pés da mesa.

Mesa_Mala_HC_4

Para prender os pés à mala, usei parafusos bem grandes. Passei eles pela base de mdf, pela mala e parafusei nos pés. Tem que deixar bem apertado pra garantir que a mesa não saia sambando por ai.

Mesa_Mala_HC_5

Depois disso é só escolher onde vai ficar sua mesa e decorar como quiser. Funciona muito bem como mesa lateral, mas também rola de ser um barzinho super estiloso. Eu ainda não tenho certeza de onde a minha vai ficar. Por enquanto, tá na sala guardando algumas coisas e dando uma embelezada por lá.

Mesa_Mala_HC_6

Mesa_Mala_HC_7

>> A tinta ocre é da Montana e a bronze é Colorgin

>> Usei um mdf de 15mm de espessura

>> O tecido é da coleção id da Karsten Décor

>>  Não senta na mala, é uma mesa, ok?

Levei umas 6 horas pra fazer tudo e foi bem tranquilo. Sei que é difícil achar pés pra comprar, mas vale a pena dar uma sondada em alguma feira ou casa de vó. Banque o netinho querido e peça pra ela os pés de alguma mesa velha lá. hehe

Agora vocês podem dizer o que achou e claro, se curtiu, indique esse post pra geral!