Luminária de Cabeceira – Faça você mesmo

Luminária de Cabeceira – Faça você mesmo

Não é segredo que eu sou meio tarado por iluminação né? Tenho um painel lá no Pinterest só pra isso e já ensinei a fazer duas luminárias aqui no blog (1, 2). Agora, se a luminária é pendente, então já me ganha logo de cara. Há um tempo atrás, eu andei postando no facebook algumas sugestões bem simples de luminárias que dão um toque bem discreto na decoração, além de dar aquela turbinada na iluminação. Esse era um dos meus projetos em vista mas acabei esquecendo (depois dos 30 isso é bem comum, fique sabendo).
Foi então que, um dia na seção “Eu fiz, e você?”, um leitor me mandou um projeto com a tal luminária lá na casa dele. Eu gosto muito de ver alguns projetos em casa de gente de verdade, não que sejam Et’s que postem nos sites e revistas de decoração, mas é que quando são pessoas normais, fica mais próximo do resultado final verdadeiro, já que não tem toda aquela parafernalha pra tudo parecer casa de novela. O projeto do Matheus ficou bem legal e, como quando a idéia é boa, eu roubo me inspiro mesmo, olha só o resultado no meu quarto:
Essa luminária é muito simples de fazer. “Ah tá Edu, tudo que tem nesse blog você fala que é fácil de fazer!” Mas é mesmo meu povo! Essa tá na categoria “qualquer desastre doméstico dá conta”. Pra fazer você vai precisar de:
  • Tomada
  • Interruptor
  • Fio paralelo
  • Boquilha
  • Lâmpada
  • Mão francesa
Comece fazendo as ligações. Primeiro abra a tomada, desencape a extremidade dos fios e encaixe no lugar certo. Depois é só apertar. Em seguida, defina onde você quer que o interruptor esteja e abra novamente um dos fios. Agora você vai desencapar apenas um, cortá-lo e encaixar o interruptor nas suas extremidades. Depois é só juntar tudo e fechar.
Pra terminar a ligação elétrica, abra a boquilha onde vai a lâmpada e faça a mesma ligação que fez na tomada. Defina a altura onde a luminária vai ficar e fixe um mão francesa que servirá de suporte. Passe os fios entre ela de forma que não caia com o peso.

 

Pronto, agora é só encaixar uma lâmpada bem estilosa e ser feliz. Essa eu encontrei numa loja de material elétrico e custou 12 dinheiros. Ela tem um design diferente, meio snow globe e eu achei bem legal. Por sí só já era um pendente, só faltava o cabo mesmo. Existem outros modelos em outros acabamentos também, vale dar uma pesquisada.
>> Esse  fio é encontrado nas cores preto e branco. Se quiser pode pintar a luminária em outra cor.
>> Se todas as lâmpadas do cômodo forem fluorescentes, opte por uma lâmpada com uma cor mais amarelada pra aquecer o ambiente. Ok, eu não fiz isso, mas farei.
>> A mão francesa já comprei na cor branca. Você pode substituir por qualquer outro suporte.
>> Não dá conta de fazer uma ligação elétrica? Seja inteligente e peça auxílio. Ou tome um choque.
>> Não se pendure na luminária, vamo focar só na decoração ok?

 

Bom, agora que já tem sua luminária de cabeceira, é só ler aquele monte de livro que você comprou e estão lá no livreiro empoeirando. Ando meio perturbado, dando conselho pra mim mesmo. Rs. Falando em livreiro, ele vai virar assunto aqui muito em breve.
E pra fechar, já sabe né? Gostou? Então prove que voce é um ser humano sociável e comente, compartilhe, curta e use como assunto na balada. Melhor que falar de novela né? 😉



34 thoughts on “Luminária de Cabeceira – Faça você mesmo

  1. Stephany Rodrigues

    ADOREI! A minha seria branca, tenho uma queda (na verdade um capote) por branco! 🙂

  2. Cris Dellani

    Adoreeeeiii!! Muito simples!!

    Bjos

    Meu Palácio de 64m²

  3. Ana Paula Mesquita

    Muito bom! Cada vez mais prendado esse rapaz! rsrssrsrsrs

  4. Ana

    Edu do céu! Amei! Só me diz uma coisa: esse acabamento da boquilha veio com ela? Que marca é? Tá, são duas coisas… Sorry!

  5. Vera Moraes

    sociável falando. Show! bjus!

  6. eduardoefmendes

    A boquilha é só essa parte lisa, parecendo um cano pvc, o resto é a lâmpada. A marca é Golden.

  7. Juliana Amado

    Eu tenho vontade de fazer luminária, mas morro de medo! De fazer besteira e botar fogo na casa! =/

  8. Ma

    Adorei! Tenho uma parecida em casa, no escritório – que tb tem papel de parede do rosembaum, haha! Ah, vc já viu foto de quem usa no lugar da mão francesa uma roldana? Acho o máximo mas nunca vi uma pra comprar! Bjs e boas leituras 🙂
    http://escrevendodecasa.com/

  9. eduardoefmendes

    Gostei tanto da sua idéia que até te arrumei um link pra comprar: http://www.brasutil.com/produto/Roldana-16Cm-Metalica-C-Gancho—–Vonder/8036
    Se eu n tivesse furado o papel de parede, faria… 🙁

  10. eduardoefmendes

    Larga de bobeira. Pede ajuda.

  11. Ma

    Gênio! Obrigada! 😀

  12. Livia Pessoa

    ah! desse eu gostei pouco… achei poluído esse fio pendurado 😐

  13. José Carlos Santana

    Minha idéia é usar um pé de tênis All Star ao invés de um soquete…a lâmpada LED ficaria no solado, ajustada num furo cujo diâmetro seria o mesmo da lâmpada rsrsrs…

  14. Jane Lima

    Curti não

  15. Fábio Marques

    Eu sou do tipo que não sabe nada sobre fios elétricos e tudo mais… Mas tenho um pai que manja muito disso, vou ter que chamar ele pra tomar um café lá em casa haha

  16. Fernanda Ribeiro

    ah, mas não queria o fio pendurado Edu… No meu mundo ainda tenho uma coisa mal resolvida com fios pendurados :/ será q se encapasse o fio com o papel/contact igual ao da parede não daria uma personalização ?

  17. Matheus

    Opa, que legal de ver que minha luminária serviu de inspiração pro Edu kkkk

  18. eduardoefmendes

    Mas a proposta é exatamente mostrar o fio. A graça tá nisso. Se não era só descer com ele direto da ligação elétrica do teto. Vai do gosto de cada um mesmo…

  19. Lilian

    Edu queria pedir um tutorial de luminaria lava, acho tão lindo, e infelizmente os tutoriais que tem na internet, são de idioma inglês.

  20. Livia Pessoa

    Edu, ao ver o Decora da quinta passada, pensei neste seu post!
    Que tal pintar (é possível) ou usar fio na cor da parede? vai ficar bem show, não acha?

  21. Stephani Natali

    EEEEEEEEEEEEI compartilha comigo qual o nome tecnico dessa boquilha assim fininha ? to louca atras de uma para minha luminaria ficar assim bem moderninha e combinar com minha DECOR .. HELP ME PLEASE amo o blog <3

    • Eduardo Mendes

      Não tem nome técnico. É boquilha fininha mesmo. Procure em qualquer loja elétrica. rs

      • Stephani Natali

        não acho em canto nenhum, fui na leroy, na cec, na telha norte ee nem na loja que minha mãe trabalha tem 🙁

        maas obrigaaado mesmo por responder *–*

        quero meu quarto com cara nova para a nova faze da minha vida… faculdade gogo

        • Carolina Linhares Bacarin

          Também não achei, nem na Leroy nem na C&C… Comprei uma preta feiosa mesmo… 🙁

  22. natacha

    Um daqueles projeto que vejo no hdc e fico na vontade de fazer(Quase todos são assim).Mas vou deixa de preguiça e vou tenta,ou melhor conseguir fazer.

  23. Cláudia Sucesso Hold

    UAU.
    ADOREI …VALE A PENA FAZER …

  24. RoTC

    Eu estava a procura de algo assim, obrigada!

  25. rodrigofigueiredo

    esse blog é demais, rei!

  26. Allan Marques

    Rapaz, onde acho um papel de parede bacanudo assim?

  27. Joceilson Joceilson

    bom a ideia é boa mas voces colocam uma luminaria mas noa explicaram nada sobre ela nem o material voces colocaram direito pq apareceuma coisa e vcs fala outra cade o material gente uma luminaria nao se resume em tomada boquilha ca a parte externa que material e esse voces nao falaram nada assim nao dar pessoal. por favor

    • Eduardo Mendes

      Joceilson, essa luminária é simples sim porque surge de uma já pre existente. Por isso é só colocar tomada e boquilha.

  28. Marcel Nagao Maciel

    Usem lâmpada fluorescente AMARELA nos quartos, gente! Adorei a idéia da luminária, bem simples e fácil a execução. Fiz algo semelhante na Multicoisas, eles mesmos montam a estrutura pra vc (se comprar o material lá, claro). Mas, por favor, quartos, salas, restaurantes, lanchonetes, etc… todos esses ambientes PEDEM luz amarela por conta do IRC (Índice de Reprodução de Cor) ser melhor e, assim, mais fiel ao real, valorizando o ambiente, seus objetos, suas comidas e favorecendo os olhos, pois é mais calmo e relaxante ao olhar. Luz branca só é recomendada em escritórios e ambientes de trabalho justamente porque causam maior atenção aos olhos, deixando focados em coisas pontuais ao invés da distração de outras cores. Pode reparar a grande mudança que uma luz amarela faz a um ambiente de trabalho e o contrário também de uma luz branca em um quarto. Economia também é possível, tanto o LED, como a fluorescente possuem a opção de amarela com o mesmo consumo da branca. A diferença que não é vendida em qualquer lugar, precisa ir em lojas que vendem só lâmpadas e luminárias, você não vai achar no mercado. O IRC é uma medida em porcentagem (%), quanto maior é melhor. Porém, não é informação obrigatória pelo Inmetro, assim, o idela é ir pela temperatura de cor, que é medida em Kelvin (K): quanto maior o número é pior, mais branca! Assim, o melhor é comprar até 3.000K. 😉

  29. Rosana Miyuki Satomi

    Adorei a ideia, mas não tenho mta habilidade com essa coisa de furadeira e tal, será que um daqueles ganchinhos com dupla face segura a lampada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Pinterest


Facebook