Já faz um tempo que tô devendo esse post né? Usei essa técnica no antigo home office, mas acabei me mudando antes de terminar. Então decidi fazer no escritório da casa nova.

A instalação elétrica aparente é bem bacana e deixa a casa com uma pegada industrial. Tudo começou na década de 50 em Nova York quando algumas fábricas foram transformadas em imóveis residenciais e a galera percebeu que ter a tubulação exposta podia ser algo legal. Atualmente, ter tomadas, interruptores e canos expostos é figurinha carimbada em ambientes mais modernos, assim como tijolinho e cimento aparente.

Então vamos ao material básico:

instalação_aparente_1

  1. Eletroduto 3/4 (aço galvanizado ou alumínio) – 10,00 (barra c/ 3 metros)
  2. Unidut ou Luva 3/4 – 2,00
  3. Curva para eletroduto – 6,00
  4. Abraçadeira – 0,50
  5. Condulete – 6,00
  6. Tomada e interruptor – 5,50 cada

O primeiro passo é desenhar a estrutura que você vai precisar definindo quantas tomadas, interruptores e luminárias você quer instalar. Depois corte o eletroduto nos tamanhos que você precisa. Use ele como referência pra marcar o lugar onde serão fixadas as abraçadeiras. Vale lembrar que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok?

instalação_aparente_2 instalação_aparente_3 instalação_aparente_4 instalação_aparente_5

Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor)  de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha. Então encaixe o eletroduto na saída do condulete, parafuse e fixe na abraçadeira.

instalação_aparente_6 instalação_aparente_7

Isso é o básico da instalação. Agora é só ir adicionando quantas conduletes você precisar, intercalando com o eletroduto.

Pros cantos, use a curva de aluminio. Pra fixá-la ao eletroduto, use um unidut (ou luva). No meu caso, usei a curva pra passar a fiação pro teto, de onde vai sair uma luminária.

instalação_aparente_8 instalação_aparente_9 instalação_aparente_10 instalação_aparente_11

Com a estrutura básica pronta, agora é só fazer a instalação elétrica. Passe fio paralelo por todo o eletroduto e faça as ligações normalmente. Vale lembrar que, se você for instalar luminária, é preciso um fio só pra ela e o interruptor e outro pra tomadas.

Se você não entende nada de elétrica, seja inteligente e peça ajuda. Não tome choque, faz mal.

instalação_aparente_13 instalação_aparente_14

Após fazer as ligações, feche tudo usando as tampas de alumínio. Pra prender a luminária, eu fiz um furo em uma tampa cega por onde passei o fio e dei um nó. Fiz a ligação elétrica normalmente. Saca só o resultado:

instalação_aparente_15 instalação_aparente_16 instalação_aparente_17 instalação_aparente_18

>> Todo o material você encontra em lojas de material elétrico. Se você é de BH, pode ir na Othon de Carvalho ou Loja Elétrica.

>> Nunca misture cabos de rede, internet e telefone com cabos de eletricidade ok? Use um eletroduto pra cada.

>> Não se esqueça de sempre fazer um esqueminha antes com a quantidade de tomadas e interruptores que você vai precisar.

>> A luminária pendente tem na loja do blog com preço super bacana. Vai lá!

Ah, tem vídeo também com o passo a passo. Olha só:

Apesar de ter uma pegada industrial, esse tipo de instalação pode ser feito em qualquer ambiente. Se você mistura com outro estilo fica bem bacana a composição. No meu caso, o escritório tem uma decor mais moderna e contemporânea e os canos de metal expostos deram a pegada industrial que eu precisava.

Ficou alguma dúvida? Pergunta aí que eu respondo. Não deixa de se inscrever no canal do blog no youtube. Inscritos ficam sabendo de tudo antes. Me conta também o que você achou aqui nos comentários!


style=”display:block”
data-ad-client=”ca-pub-7120564673634068″
data-ad-slot=”4741899612″
data-ad-format=”auto”>