Em mais de 3 anos de blog, você já me conhece bastante né? E não pense que não rola o mesmo do lado cá viu! Eu bem sei que todo mundo se empolga com os posts de transformação de móveis, acha tudo lindo e se anima todo até ler a palavra LIXAR.

Pode assumir que você já deixou de reformar muito móvel aí na sua casa quando lê eu mandando lixar tudo antes de pintar. Mas hoje vou dar fim nesse seu dilema e te ensinar como pintar um móvel sem lixar. A cobaia desse teste foi a cômoda que ficava no meu antigo closet. Lembram dela? Foi a primeira reforma que fiz no blog (falei dela AQUI e AQUI).

IMG_6052

Pois é, ainda rola um apego sentimental e decidi dar mais uma chance pra coitada e vou te mostrar o passo a passo. Forrei uma área com jornal, e coloquei a cômoda em cima sem as gavetas.

Pintar_Sem_Lixar - 1

Agora que entra o truque. Ao invés de lixar até tirar a tinta atual, eu pintei toda a cômoda com Batida de Pedra. É um produto usado na parte externa dos carros pra dar proteção, uma espécie de tinta que cria uma película meio emborrachada e super resistente que protege o carro de chuva, terra, maresia e batida de pedra (daí o nome).

Pintar_Sem_Lixar - 2 Pintar_Sem_Lixar - 3

Não. Você não tá enxergando errado, ela é preta mesmo e tem uma textura bem grossa. É a base de água e praticamente não tem cheiro. Claro que o tempo inteiro você vai ter certeza que vai dar merda, mas vai por mim que funciona. Eu apliquei na cômoda usando um rolinho pra madeira.

Pintar_Sem_Lixar - 6 Pintar_Sem_Lixar - 4Pintar_Sem_Lixar - 9

Pintar_Sem_Lixar - 8 Pintar_Sem_Lixar - 11

3 demãos são suficientes pra cobrir todo o móvel. Ah, se achar que a batida de pedra tá muito grossa, pode diluir com um pouco de água (máximo 10%). Esperei secar por quatro horas. Ela cria uma película emborrachada bem resistente e deixa qualquer móvel pronto pra receber a cor que você quiser.

Pintar_Sem_Lixar - 12

Com rolinho, pintei toda a cômoda usando tinta Esmalte Coralit Zero na cor Tempestade Iminente. É nessa hora que você vê que o trem vai funcionar. A tinta cobre perfeitamente o preto. Foram necessárias 2 demãos.

Pintar_Sem_Lixar - 2 (1) Pintar_Sem_Lixar - 1 (1)

Pra finalizar, retirei o antigo tecido das gavetas e forrei com o tecido que estava revestindo a parede do meu antigo quarto. Prendi tudo usando um grampeador de tapeceiro (passo a passo AQUI)

Pintar_Sem_Lixar - 15

Pra finalizar, fiz uns puxadores usando 2 pedaços de madeira (um grande e um pequeno) que foram presos pela parte de dentro da gaveta com um parafuso. Dei o acabamento com verniz.

Pintar_Sem_Lixar - 17 Pintar_Sem_Lixar - 20 Pintar_Sem_Lixar - 21

E foi assim que a cômoda que ia pra doação ganhou espaço cativo no meu escritório. Dá só uma olhada no resultado:

Pintar_Sem_Lixar - 26 Pintar_Sem_Lixar - 25 Pintar_Sem_Lixar - 23 Pintar_Sem_Lixar - 22

  1. Paguei 14 reais na batida de pedra da marca Maxi Rubber. Você encontra em lojas de tintas automotivas.
  2. Também pode ser aplicada em metal (inclusive nos armários da cozinha).
  3. Depois de seco, você pode usar qualquer tipo de tinta pra acabamento.
  4. Não pode ser aplicada direto na madeira ou metal. Tem que ter uma outra tinta ou primer por baixo
  5. O móvel tá vernizado. Posso pintar por cima? Pode!
  6. Móvel de MDF, Laminado, laqueado… SIM, pode aplicar.

E agora hein? Acabou a desculpa de que não tem lixadeira ou que dá preguiça lixar na mão. Fecha já essa janela e vai salvar aquele seu móvel que tá pedindo socorro. Mas antes comenta aqui embaixo e me conta o que você achou ok?

Veja também

Como fazer cacto decorativo com arame farpado

Inspiração – Apartamento com estilo étnico no Brooklyn