Esse post é curto, pá-pum! Só pra mostrar o andamento do projeto Home Office e mostrar o passo a passo de algo que muita gente, muita mesmo, tem dúvida: como pintar uma porta. Já aviso que pintar uma porta é tão simples quanto pintar qualquer outro móvel e o passo a passo é o mesmo.

Primeiro, isole as extremidades com fita adesiva pra não cair tinta na parede. Essa azul é específica pra pra acabamento em pintura, mas se não tiver dessa aí na sua cidade, use fita crepe normal. Não reparem nesse monte de respingos na porta. São uma lembrança da pistola de pintura que usei nas paredes.IMG_5298 IMG_5296Agora vem a parte mais importante. Assim como qualquer outro móvel em madeira, você precisa lixar a porta até tirar todo o brilho do verniz. Sim, eu sei que é um saco, mas é isso que vai garantir a aderência da tinta. Você pode até pintar por cima do verniz, mas é questão de tempo a tinta descascar toda e sair. Então capricha na lixa. Que rima ordinária…

IMG_5299 IMG_5304

Assim que tirar todo o brilho, passe um pano molhado para retirar o excesso de pó.

IMG_5314

Pronto, já pode mandar tinta? Não, não pode. Agora é preciso dar uma demão de base pra madeira. Ela vai corrigir pequenas imperfeiçoes, preparar a superfície pra receber a tinta e ainda serve (como o nome já diz) de base para a cor que você vai aplicar. Eu usei o fundo preparador madeiras e metais Coralit Zero, da Coral. Ela tem uma cor branca e quando seca fica meio amarelada. Então não se apavore quando isso acontecer blz? Aplique usando um rolinho próprio pra madeira.

IMG_5318

IMG_5327

 

Assim que a base secar é hora da tinta. O esquema é o mesmo: use um rolinho próprio pra madeira  e dê várias demãos bem finas. Pra essa porta foram necessárias 4.

IMG_5449

IMG_5330

Muita gente me pergunta como que faz pra pintura ficar lisinha. Não tem segredo, é só usar o rolinho próprio pra cada tipo de material e dar o máximo de demãos possíveis. Outra dica que gosto de dar é usar tinta a base de água. A bagunça é infinitamente menor e ser rolar uns respingos, sai fácil fácil.

Veja também

Como adesivar porta

Como pintar um móvel sem lixar

Pra pintar a porta eu usei Coralit Zero, um esmalte de Coral indicado pra madeiras e metais. Optei pelo acabamento brilho e a cor Fervor Amarelo. A tinta quase não tem cheiro e rende bastante, sem contar que seca super rápido. O resultado foi esse:

IMG_5371

Nem precisa falado do puxador da porta ou do interruptor na parede. Estamos em obras, ok? Nesse projeto do home office quero mostrar todos os passos pra você. Quem sabe assim você se anima e dá um trato em algum cômodo por aí também. Dúvidas? Só perguntar que eu repondo ok? E aí, o que acharam do office até agora? Já tá tomando outra cara né? No próximo post eu vou falar da estação de trabalho. Comenta aí e me conta o que você tá achando de tudo!

HC Store