Como fazer uma parede container

Como fazer uma parede container

Se você viu o projeto da minha copa, sabe que lá tem uma parede container e é dela que vamos falar hoje. Como eu curto muito essa pegada industrial na decoração, queria muito um container em casa. Mas uma caixa de metal gigante não é algo que você encontra na rua e traz pra casa tão fácil assim né? Sem contar a dor de cabeça no dia que eu mudar. Então pesquisei até uma solução que simulasse o efeito e vou mostrar pra você o processo.

A solução envolveu telhas e chapas de aço galvanizado, além da mão de obra do meu irmão que tem uma loja de calhas. Mas vamos começar do começo né? Até então a parede era assim ó:

Parede_container - 36 Parede_container - 40

O primeiro passo foi medir toda a parede pra saber a quantidade de material necessário. Com as medidas na mão convertemos isso em metros quadrados pra saber a quantidade de telha galvanizada que o projeto ia precisar. SIM caro leitor, o milagre se dá através desse material que é super em conta e imita perfeitamente a superfície de um container.

Parede_container - 47 Parede_container - 49

Geralmente são vendidas no tamanho 1 x 3m. Eu precisei de 3 telhas + 1 pedaço de 1 x 0,50m pra parte menor da parede. Pra instalar é relativamente simples: você precisa de uma base onde vai fixar as telhas com uso de rebites. Aqui em casa, essa base foi feita com 4 barras de metalon 20×20 que foram fixadas na parede com parafuso.

Parede_container - 70 Parede_container - 82 Parede_container - 68

Pra fixar as telhas nas barras também é fácil, primeiro tem que marcar onde elas serão fixadas e depois fazer um furo com um broca bem fininha. Aí é só vir com o rebitador e rebitar (que redundância) a telha nas barras da base. Se você nunca ouviu falar de rebitador, ele é tipo aquelas pistolas de vacina (você deve ter uma marca dela no braço). É só apoiar onde quer fixar e “atirar”. Não faça em pessoas ok?

Parede_container - 123 Parede_container - 138 Parede_container - 117

Pronto, pra continuar é só fixar as demais telhas sobrepondo elas quando necessário. É só encaixar uma em cima da outra e tá tudo certo.

Parede_container - 152

Pro acabamento eu acionei meu irmão que dobrou umas chapas de metal pra contornar as extremidades.  Segundo ele, é só procurar uma casa de calhas com as medidas que eles fazem isso rapidasso e não cobram caro. Pra prender, use o rebitador também.

Parede_container - 11 Parede_container - 13 Parede_container - 5 Parede_container - 3

Com a parede pronta, parti pra pintura. Usei esmalte Coralit Zero a base de água da Coral na cor verde pasto. Fiz o acabamento nas extremidades com um pincel pequeno e no resto da parede usei rolinho de espuma próprio para metal. Foram necessárias 3 demãos.

Parede_container - 159 Parede_container - 163 Parede_container - 162 Parede_container - 167 Parede_container - 172

E após esperar o tempo pra secar, eis que surge a tão sonhada parede container na minha copa:

Parede_container - 16Parede_container - 30

  • A telha galvanizada custa de 15 a 20 reais o metro quadrado em lojas menores. Você encontra no tamanho 1x3m na Leroy por média de 100 reais.
  • O desenho da telha pode ser trapezoidal ou ondulada. No meu caso não é nenhuma das duas porque aproveitei as que o meu irmão tinha feito pra uma obra e não usou.
  • O alicate rebitador custa em média 20 reais e você encontra fácil em lojas de ferramentas.
  • Na tinta, eu paguei 80,00 num balde de 3,6l. Deu pra pintar toda a parede (5 x 3,20m) e sobrou quase a metade da lata.
  • Ah, o rodapé ficou descoberto, eu sei. É que a telha só tem 3m e não cobriu tudo. Mas meu irmão deu um trato pra mim depois que fiz as fotos. Mostro no projeto final.

Ah, a cadeira de balanço nem o tapete fazem parte da copa não. Foi só pra dar uma valorizada no projeto na hora da foto. #truques Esse projeto é um pouco diferente dos outros que já apareceram por aqui porque foi necessário ajuda externa (mesmo que seja da família), mas é bem fácil de realizar por aí na sua casa também, já que não é uma mão de obra cara. Se ficou alguma duvida, é só perguntar aí nos comentários que eu respondo, combinado? E aí, tão gostando do resultado?

30 thoughts on “Como fazer uma parede container

  1. Deisy Cruz

    Ficou muito lindo!! Tá doido! Quero uma casa nova pra poder começar a arrumar tudo do 0 tbm rsrsrs

  2. juniorkadeshi

    Edu, ficou incrível! Estou aqui agora, esperando o próximo passo da sua casa!

  3. bruno.alb

    Estava entrando a mais de uma semana umas 4 vezes por dia no blog aguardando este post. Enfim foi feito! Parabéns Edu, resultado supimpa e exclusivo.

  4. Frantiesco Ribeiro Schaeffer

    Ficou muito bom, parabéns, vou copiar hehehhehe

  5. Larissa Almeida

    Como sempre ficou legal demais.

  6. Rosangela Sulprino

    Edu que isso cara você arrasa na criatividade !!!!!!
    Tai uma das qualidades que mais admiro em você sem falar no bom gosto ????

  7. Orlando T. Gomes

    Edu, estava esperando por este post para ter uma solução de uma parede em meu espaço gourmet. quando fazer isso mandarei fotos para voce. está ficando show de bola. Parabéns Edu.

  8. Dayanna Ferreira

    Incrível parabéns!

  9. Priscila Benavides

    Gostei muito! Mas eu não teria deixado o rodapé aparecendo, acho que se cobrisse ficaria mais real …

  10. Pog Sliver

    Ficou demais! Parabéns Edu! Show de bola!

  11. Rê Becker

    Tô sem palavras, você se supera cada vez mais hein Edu! Nunca imaginei existir uma parede de container e quando você disse q ia fazer eu pensei “aaa ta, como?”… hehehe tá aí… perfeito, igual ao desenho <3 parabéns, tua casa tá ficando linda demaisss! Bjos

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

  12. Francine Bagnati

    Imagino que deve ter dado um trabalhinho, mas valeu muito a pena! O resultado ficou massa!!!
    Parabéns!

  13. Andiara Nascimento

    Ficou massa! Qual o nome dessa cadeira e quanto custou?

  14. adriana amorim

    Edu ficou muito massa, mas fico aqui pensando, isso vai esquentar a casa pra caramba não vai?
    Moro em Cuiabá-MT, se eu fizer uma parede dessas aqui em casa, cozinha todo mundo que estiver na sala, mas enfim, adorei seu projeto, acho que vou me mudar para um lugar mais longe do sol um pouquinho, e tentar fazer uma parede dessa kkkkk.

    Abraços

  15. Rodrigo Pelegrini

    Projeto perfeito, parabéns!!! DICA: Existem lojas que vendem esta telha já pintada, em epóxi. Existem parafusos brocantes próprios para a instalação desta telha que dispensam o uso de rebites. São mais práticos por que o próprio parafuso fura e fixa a telha na mesma operação.

  16. Nathalia

    Tio Edu que projeto foooda, arrazou! Ansiosa pelo resto 😀

  17. Carlos Oliveira

    Olá Edu ficou Show esse parede. Estou querendo fazer ela em meu quarto, mas tipo queria aproveitar as tomadas e interruptor que tenho na parede, tem algum problema se eu trazer eles para frente da telha??

  18. Cesar Henrique

    show!!!! vou fazer

  19. Ana Flavia

    Pô, ficou sensacional! É bem a cara do meu irmão engenheiro. Vou propor pra ele quando ele estiver em período de sair de casa haha

    Mas tenho uma duvida gigantesca: as tomadas não vão fazer falta?

  20. Eduardo Mendes

    Nossa, sei não viu.

  21. Pedro Wenceslau

    vc pode procurar por manta de lã, ou fibra de vidro que alem de evitar os ruídos mantém o ambiente aquecido. o problema da fibra de vidro é os cuidados na hora da instalação, e a manta de lã o cheiro na hr de instalar e o preço uqe gira em torno de 70,00 o quilo, uma opção barata tbm é o papelão reciclado que vc consegue pegar em supermercados ou galpões de reciclagem.

  22. Ju

    Ei Edu! Adorei! Será que tem como fazer um
    painel de tv assim e pendurar a TV nele!?

  23. Pingback: Telha metálica na decoração ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA ARARAS

  24. Eduardo Mendes

    Oi Jehenifer! Com uma chapa de metal recordada, presa com rebite.

  25. Eduardo Mendes

    A instalação foi toda feita por mim e a mão de obra escrava do meu irmão, Natália! rss

    • Natália Dantas

      Não, não kkk eu entendi que foram vcs. Parabéns! ;D Queria saber se um calheiro ou serralheiro fariam isso pra mim. Você sabe? Ou o pedreiro consegue?

  26. Ronaldo Pereira

    Boa tarde, desculpe entrar na conversa, mas eu aconselharia um serralheiro em primeiro, e o calheiro em segundo, o serralheiro tem a habilidade certa para lidar com algum contratempo que possa surgir na instalação, o calheiro até consegue, mas se precisar de algum ajuste mais técnico, arrisca ele não conseguir, lhe faltaria as ferramentas e a expertise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook