Se você viu o projeto da minha copa, sabe que lá tem uma parede container e é dela que vamos falar hoje. Como eu curto muito essa pegada industrial na decoração, queria muito um container em casa. Mas uma caixa de metal gigante não é algo que você encontra na rua e traz pra casa tão fácil assim né? Sem contar a dor de cabeça no dia que eu mudar. Então pesquisei até uma solução que simulasse o efeito e vou mostrar pra você o processo.

A solução envolveu telhas e chapas de aço galvanizado, além da mão de obra do meu irmão que tem uma loja de calhas. Mas vamos começar do começo né? Até então a parede era assim ó:

Parede_container - 36 Parede_container - 40

O primeiro passo foi medir toda a parede pra saber a quantidade de material necessário. Com as medidas na mão convertemos isso em metros quadrados pra saber a quantidade de telha galvanizada que o projeto ia precisar. SIM caro leitor, o milagre se dá através desse material que é super em conta e imita perfeitamente a superfície de um container.

Parede_container - 47 Parede_container - 49

Geralmente são vendidas no tamanho 1 x 3m. Eu precisei de 3 telhas + 1 pedaço de 1 x 0,50m pra parte menor da parede. Pra instalar é relativamente simples: você precisa de uma base onde vai fixar as telhas com uso de rebites. Aqui em casa, essa base foi feita com 4 barras de metalon 20×20 que foram fixadas na parede com parafuso.

Parede_container - 70 Parede_container - 82 Parede_container - 68

Pra fixar as telhas nas barras também é fácil, primeiro tem que marcar onde elas serão fixadas e depois fazer um furo com um broca bem fininha. Aí é só vir com o rebitador e rebitar (que redundância) a telha nas barras da base. Se você nunca ouviu falar de rebitador, ele é tipo aquelas pistolas de vacina (você deve ter uma marca dela no braço). É só apoiar onde quer fixar e “atirar”. Não faça em pessoas ok?

Parede_container - 123 Parede_container - 138 Parede_container - 117

Pronto, pra continuar é só fixar as demais telhas sobrepondo elas quando necessário. É só encaixar uma em cima da outra e tá tudo certo.

Parede_container - 152

Pro acabamento eu acionei meu irmão que dobrou umas chapas de metal pra contornar as extremidades.  Segundo ele, é só procurar uma casa de calhas com as medidas que eles fazem isso rapidasso e não cobram caro. Pra prender, use o rebitador também.

Parede_container - 11 Parede_container - 13 Parede_container - 5 Parede_container - 3

Com a parede pronta, parti pra pintura. Usei esmalte Coralit Zero a base de água da Coral na cor verde pasto. Fiz o acabamento nas extremidades com um pincel pequeno e no resto da parede usei rolinho de espuma próprio para metal. Foram necessárias 3 demãos.

Parede_container - 159 Parede_container - 163 Parede_container - 162 Parede_container - 167 Parede_container - 172

E após esperar o tempo pra secar, eis que surge a tão sonhada parede container na minha copa:

Parede_container - 16Parede_container - 30

  • A telha galvanizada custa de 15 a 20 reais o metro quadrado em lojas menores. Você encontra no tamanho 1x3m na Leroy por média de 100 reais.
  • O desenho da telha pode ser trapezoidal ou ondulada. No meu caso não é nenhuma das duas porque aproveitei as que o meu irmão tinha feito pra uma obra e não usou.
  • O alicate rebitador custa em média 20 reais e você encontra fácil em lojas de ferramentas.
  • Na tinta, eu paguei 80,00 num balde de 3,6l. Deu pra pintar toda a parede (5 x 3,20m) e sobrou quase a metade da lata.
  • Ah, o rodapé ficou descoberto, eu sei. É que a telha só tem 3m e não cobriu tudo. Mas meu irmão deu um trato pra mim depois que fiz as fotos. Mostro no projeto final.

Ah, a cadeira de balanço nem o tapete fazem parte da copa não. Foi só pra dar uma valorizada no projeto na hora da foto. #truques Esse projeto é um pouco diferente dos outros que já apareceram por aqui porque foi necessário ajuda externa (mesmo que seja da família), mas é bem fácil de realizar por aí na sua casa também, já que não é uma mão de obra cara. Se ficou alguma duvida, é só perguntar aí nos comentários que eu respondo, combinado? E aí, tão gostando do resultado?