Como fazer uma mesa de tronco

Como fazer uma mesa de tronco

Já recebi email de alguns leitores me pedindo o passo a passo de como fazer uma mesa de tronco. O processo é bem simples e você vai precisar, praticamente, só de um tronco (olha só…). Até queria ter uma aqui em casa, mas não rolou porque por aqui é mais difícil encontrar esse tipo de tronco. No fim das contas, nem dou muito bola não porque esses troncos, na maioria das vezes, surgem quando a querida companhia de eletricidade decide aleijar alguma árvores por causa da fiação.

Se isso é frequente aí na sua cidade, aproveite a merda já feita e reaproveite a madeira pra fazer um projeto super bacana na sua casa. Vale a pena ficar de olho em construções também.

Bom, pra começar, é preciso dar uma limpada no tronco. Se a casca já estiver velha e detonada, retire usando um pé de cabra ou qualquer objeto mais resistente. Com o tronco “pelado”, tire todas as imperfeições com uma lixa.Mesa_Tronco-8 Mesa_Tronco-9 Mesa_Tronco-10 Mesa_Tronco-11

Nesse modelo de mesa, rolou um detalhe com tinta pra dar aquele tchan (nunca acho uma palavra pra substituir essa expressão). Se você quer fazer em casa também, marque a área que será pintada com fita crepe e pinte na cor que quiser. O ideal é usar tinta esmalte, as que são à base de água são bem práticas. Nem precisa esperar secar pra tirar a fita tá?

Mesa_Tronco-12 Mesa_Tronco-13 Mesa_Tronco-14

Muita gente usa o tronco sem nada como mesa, mas se você quiser incrementar, pode usar pezinhos cromados ou rodízios (como nesse projeto). É só fixar na parte de baixo. Uma dica: compre pelo menos um rodízio com freio pra garantir que a sua mesa não saia sambando por aí.

Mesa_Tronco-15 Mesa_Tronco-16

Uma coisa que não aparece nesse passo a passo gringo, mas você pode fazer em casa é usar verniz pra dar o acabamento, principalmente se sua mesa for ficar na parte externa. Existem vernizes específicos pra isso que vão garantir que sua mesinha dure por muito mais tempo.

Se você seguiu o passo a passo a cima, o resultado é esse ó:

Mesa_Tronco-19 Mesa_Tronco-20

E pra você se inspirar a botar a mão na massa, fui no pinterest e separei mais alguns exemplos de mesa de tronco bem bacanas. Dá uma olhada:

Mesa_Tronco-7 Mesa_Tronco-6 Mesa_Tronco-5 Mesa_Tronco-4 Mesa_Tronco-3 Mesa_Tronco-2

Agora é só providenciar a sua e mandar o resultado pra cá, combinado? Dúvidas? Só me contar aí nos comentários.

Fonte

10 thoughts on “Como fazer uma mesa de tronco

  1. Giancarlo Marx

    Simples e muito bonito. Os exemplos deram ainda mais vontade de inovar.

  2. Harlley Sathler

    Pois é, estou com duas rodelas tipo a dos exemplos aí de cima, resultado de podas. Uma dica interessante é que essas peças devem estar secas e para isso devem ser secadas à sombra para não rachar.

  3. Adriane Silva

    Que lindo ficou… Parabéns!!! Só preciso da árvore.kkkkk

  4. Fran

    Lindas, lindas! Agora, pelamor, sabes me dizer onde eu acho essas “hairpin legs” (não sei o nome em português) aqui no Brasil? Fico doida pra fazer um móvel com elas!
    Beijão!

  5. Mara Regina Prestes de Barros

    Que legal! Achei lindo

  6. Pingback: Tree stump decor - Home Design Photos - Little Piece Of Me

  7. Paula Ramos Oliveira

    Você usou lixa elétrica? Ou lixou a mão mesmo?

  8. Leila Guilhermino

    Mas, não tem que secar a madeira? Sabe como faz esse processo de secagem?

  9. Alessandra

    Olá! Excelente passo a passo! Existe algum tipo de resina para acabamento fosco, ou isso é feito com a lixa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Pinterest


Facebook