Como fazer uma luminária de papel paraná

Como fazer uma luminária de papel paraná

Continuando com os projetos de verão, hoje tem um passo a passo que muita gente tem pedido. O André foi leitor ninja aqui no blog há algum tempo e, entre os vários projetos que ele fez pro quarto, tinha uma luminária que chamou atenção de todo mundo. Como promessa é divida, tá aí o passo a passo:

DESTAQUE_VERAO

Ei Edu! Depois que eu mandei a transformação do meu quarto pro blog diversas pessoas comentaram e me procuraram querendo o tutorial da minha luminária de papel paraná. Eu tinha perdido os moldes e as referências, mas, como surgiu a oportunidade de mandar, eu refiz os modelos e arrumei tudo direitinho. É bem tranquila de fazer, só cansa um pouco na hora de cortar todas as partes, mas vale muito a pena.

Pra começar é só imprimir os moldes  que estão no arquivo PDF e cortá-los. As partes 1 e 2, que fazem o molde das peças verticais da luminária, não cabe em uma folha normal, então tive que dividi-lo e pra juntar é só colar o quadradinho A em cima do B e tudo pronto.

12
3

Depois que os moldes estiverem prontos, desenhe cada parte na folha de papel paraná com o auxílio dos moldes, serão dez partes verticais e uma de cada círculo. O papel paraná é tipo um papelão mais grosso e dá pra encontrar em papelarias mesmo, normalmente nas cores cinza e “cru”. Corte as peças desenhadas e faça os encaixes, a largura deles será determinada pela largura do papel paraná para que possam encaixar.


4 5

A parte elétrica é composta por um sistema simples: tomada, fio, interruptor e um soquete  e deve ser montada de forma que o segundo círculo (de baixo para cima) fique embaixo do soquete. Monte assim para que o fio passe pelo orifício central do círculo e que a estrutura da luminária consiga segurar a lâmpada e o soquete.

6 7

Encaixe as peças verticais nos círculos correspondentes  até todos estarem no lugar e a sua nova luminária está pronta.

8 9

Viu? É muito fácil de fazer e fica muito legal e diferente! Como refiz o modelo, aproveitei e mandei cortar umas peças a laser e montei outra versão da luminária toda de acrílico!

1011

Fala sério, projeto bacana e moleza pra fazer hoje ainda hein! Se você se animou e tá com um super projeto pra ensinar também, envie um email para contato@homensdacasa.net contando todo o passo a passo e com fotos ilustrando tudo. Quem sabe ele apareça por aqui também.

Dúvidas? Só perguntar que o André responde. 😉

21 thoughts on “Como fazer uma luminária de papel paraná

  1. Barbara Colen

    Adorei a versão em acrílico!! tbm sou de BH e gostaria de saber quanto gastou e onde pediu para que recortassem as peças em acrílico, obrigada e parabéns.

    • Andre Jacomini

      Brigado!! Aqui em BH eu achei varias empresas de corte que eram muito caras (algumas cobravam 100 reais apenas a placa de acrilico!). Mas tem uma no bairro Padre Eustaquio chamada Am Corte a Laser que fez tudo pra mim por 70 reias e ficou pronto em 3 ou 4 dias. Ai valeu super a pena!

  2. Anna Camila

    Caracaaaa! A versão de acrílico ficou linda demais!
    Vou fazer uma vermelha…
    Parabéns André! Arrasou muito…

  3. Natalie Suzuki

    Já tava gamada na versão de papel paraná, agora pode morrer de amores por essa de acrílico? Se não for pedir demais *cof cof* quanto foi pra mandar cortar a laser, só pra ter uma noçãozinha básica e tirar o escorpião do bolso?

    • Andre Jacomini

      Brigado! Eu consegui achar uma empresa que cortou tudo por 70 reias e ficou pronto em 3 ou 4 dias

  4. Jordana

    A luminária é bem bacana, mas a de acrílico se superou!!! Vale a pena até ser comercializada na HC Store!!! pensa aí Edu!!!

  5. Jessie

    Edu!
    Fala mais sobre esse projeto em acrílico! Onde compra? Onde corta? Como faz?

    Pleease =)

    • Andre Jacomini

      A lumininaria de acrílico eu fiz enviando umas planilhas de corte diferentes pra uma empresa de corte a laser. Ai eles cortaram as peças pra mim e depois foi so montar! 😀

  6. Marcelo Henrique

    Muito Bom!!.. incrivel ainda mais a de acrílico..

  7. Carolina

    Andre, SEU LINDO!!!! Muitoooo obrigada! 😀

  8. Leila Rodrigues

    Amei a de acrílico!!!!

  9. JJ

    Vou fazer essa de acrílico com certeza…

  10. Isaac Nunes

    André eu entrei em contato com uma empresa aqui da minha cidade que trabalha com acrílico e pedi se eles cortariam as peças para mim. Eles disseram que para fazer o orçamento e cortar, eles precisariam dos moldes em arquivo do tipo vetor. Você enviou elas para corte em formato do corel? Poderia disponibilizar por email, ou aqui no blog mesmo, caso as tenha? Talvez você, Edu, possa intermediar este contato com ele e fazer um update aqui na postagem, a galera ficou querendo o modelo em acrílico, hehe. Agradeço sua atenção!

  11. Jonas Ferreira

    André disponibiliza os moldes em arquivo vetor ou algum outro arquivo para corte a laser em acrílico, ou no meu caso vinil

  12. Jonas Ferreira

    A imagem dos moldes não está abrindo, tem falha na página

  13. Claudia

    Que massa!Vou fazer! André….me diz uma coisa, qual é o nome daquela cor mais escura que você pincelou atrás da luminária?

  14. Espaço art.decor

    Eduardo, tudo bem?! Você sempre arrasando com suas criações, amo seu site e sempre tento fazer suas criações em minha casa…. Assim como os demais, precisaria do molde em vetor, teria como você disponibilizar por email: laerth_salles@hotmail.com , caso sim, te agradeceria demais, caso contrário, se você quiser vender eu tenho muito interesse, desde já te agradeço e fico no aguardo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook