Quando eu coloquei essa bancada suspensa no projeto da sala, nem sabia como realizaria ainda. Mas depois de bater muito a cabeça, descolei um jeito fácil e barato pra executar. Você vai precisar de:

  • Chapas de Compensado de Virola de 18mm (69,90 o metro quadrado)
  • Massa corrida
  • Mãos francesas
  • Parafusos
  • Vinil Adesivo
  • Caixotes de Hortifruti (16,90 cada)

Comprei todas as madeiras no Leroy e já mandei cortar no tamanho exato. Pra fazer a parte que ficam os caixotes, encostei a prancha de madeira na parede e usei uns boxes pra apoiar. Então coloquei os caixotes em cima pra marcar onde cada mão francesa ficaria. Instalei 2 para cada vão do box. Depois parafusei todas no tampo.

bancada_tv - 1 bancada_tv - 2 bancada_tv - 3bancada_tv - 4 bancada_tv - 5 bancada_tv - 6 bancada_tv - 7 bancada_tv - 8

Pra fazer a parte onde ficam os caixotes, usei um pedaço de compensado no mesmo tamanho do tampo. Então medi cada caixote pra não ter erro e parafusei cada divisória que vai separar os caixotes.

bancada_tv - 11 bancada_tv - 13 bancada_tv - 12 bancada_tv - 10

Com essa parte pronta, parafusei tudo no tampo formando esse nicho com espaços pra colocar os caixotes.

bancada_tv - 16 bancada_tv - 15Pra segunda parte, usei só uma prancha de compensado. Mas nesse caso, tirei algumas madeiras do painel da tv e instalei as mãos francesas que dariam o suporte. Só que nesse caso fiz um corte triangular com uma serra tico tico pra que cada mão francesa fosse fixada na parede, atravessasse o painel e ficasse só com a ponta pra fora. Nessas partes expostas, eu parafusei o segundo tampo criando uma bancada bem grandona.bancada_tv - 17 bancada_tv - 18 bancada_tv - 19.

Aproveitei o painel aberto pra fazer as ligações elétricas e fazer uns furos com serra copo pra passar os fios.

bancada_tv - 20 bancada_tv - 21 bancada_tv - 23 bancada_tv - 25 bancada_tv - 24 bancada_tv - 27 bancada_tv - 28

Pra parecer que a bancada toda é um móvel só, preenchi os espaço entre os dois tampos com massa corrida. Também tampei todos os parafusos. Esperei secar e lixei com lixa fina pra tirar os excessos.

bancada_tv - 29 bancada_tv - 30 bancada_tv - 31

Pra finalizar, apliquei vinil adesivo branco fosco em todas as faces do painel e deixei só as laterais da madeira aparecendo. A ideia era laminar, mas ainda não sou tão ninja assim. Hehe. Ah, dei uma demão de verniz nas laterais da madeira pra proteger.

bancada_tv - 33 bancada_tv - 32 bancada_tv - 35 bancada_tv - 34

Os caixotes de hortifruti eu usei inspirado num rack desenvolvido pelo Maurício Arruda que eu acho bem bacana. Eles vão servir pra guardar meus jogos e acessórios do video game, dvds, filmes e etc.

Até existem outros jeitos de fazer prateleiras suspensas usando suportes invisíveis, mas como eu quero que você também faça aí na sua casa, optei por uma gambiarra alternativa mais prática. E pra quem tá achando que essa mão francesa é muito frágil, pode ficar tranquilo. Eu subi na bancada pra testar. Então pode botar a mão na massa e fazer uma aí na sua casa sem neuras ok?