Como fazer uma bancada suspensa.

Como fazer uma bancada suspensa.




Quando eu coloquei essa bancada suspensa no projeto da sala, nem sabia como realizaria ainda. Mas depois de bater muito a cabeça, descolei um jeito fácil e barato pra executar. Você vai precisar de:

  • Chapas de Compensado de Virola de 18mm (69,90 o metro quadrado)
  • Massa corrida
  • Mãos francesas
  • Parafusos
  • Vinil Adesivo
  • Caixotes de Hortifruti (16,90 cada)

Comprei todas as madeiras no Leroy e já mandei cortar no tamanho exato. Pra fazer a parte que ficam os caixotes, encostei a prancha de madeira na parede e usei uns boxes pra apoiar. Então coloquei os caixotes em cima pra marcar onde cada mão francesa ficaria. Instalei 2 para cada vão do box. Depois parafusei todas no tampo.

bancada_tv - 1 bancada_tv - 2 bancada_tv - 3bancada_tv - 4 bancada_tv - 5 bancada_tv - 6 bancada_tv - 7 bancada_tv - 8

Pra fazer a parte onde ficam os caixotes, usei um pedaço de compensado no mesmo tamanho do tampo. Então medi cada caixote pra não ter erro e parafusei cada divisória que vai separar os caixotes.

bancada_tv - 11 bancada_tv - 13 bancada_tv - 12 bancada_tv - 10

Com essa parte pronta, parafusei tudo no tampo formando esse nicho com espaços pra colocar os caixotes.

bancada_tv - 16 bancada_tv - 15Pra segunda parte, usei só uma prancha de compensado. Mas nesse caso, tirei algumas madeiras do painel da tv e instalei as mãos francesas que dariam o suporte. Só que nesse caso fiz um corte triangular com uma serra tico tico pra que cada mão francesa fosse fixada na parede, atravessasse o painel e ficasse só com a ponta pra fora. Nessas partes expostas, eu parafusei o segundo tampo criando uma bancada bem grandona.bancada_tv - 17 bancada_tv - 18 bancada_tv - 19.

Aproveitei o painel aberto pra fazer as ligações elétricas e fazer uns furos com serra copo pra passar os fios.

bancada_tv - 20 bancada_tv - 21 bancada_tv - 23 bancada_tv - 25 bancada_tv - 24 bancada_tv - 27 bancada_tv - 28

Pra parecer que a bancada toda é um móvel só, preenchi os espaço entre os dois tampos com massa corrida. Também tampei todos os parafusos. Esperei secar e lixei com lixa fina pra tirar os excessos.

bancada_tv - 29 bancada_tv - 30 bancada_tv - 31

Pra finalizar, apliquei vinil adesivo branco fosco em todas as faces do painel e deixei só as laterais da madeira aparecendo. A ideia era laminar, mas ainda não sou tão ninja assim. Hehe. Ah, dei uma demão de verniz nas laterais da madeira pra proteger.

bancada_tv - 33 bancada_tv - 32 bancada_tv - 35 bancada_tv - 34

Os caixotes de hortifruti eu usei inspirado num rack desenvolvido pelo Maurício Arruda que eu acho bem bacana. Eles vão servir pra guardar meus jogos e acessórios do video game, dvds, filmes e etc.

Até existem outros jeitos de fazer prateleiras suspensas usando suportes invisíveis, mas como eu quero que você também faça aí na sua casa, optei por uma gambiarra alternativa mais prática. E pra quem tá achando que essa mão francesa é muito frágil, pode ficar tranquilo. Eu subi na bancada pra testar. Então pode botar a mão na massa e fazer uma aí na sua casa sem neuras ok?




21 thoughts on “Como fazer uma bancada suspensa.

  1. Isabelle

    GENIAL! Quando eu crescer quero ser igual a vc Edu! Parabéns!

  2. Manuela Lopes

    Cara, perfeito, como tudo que vc faz! Mas fiquei impressionada mesmo foi com a qualidade das madeiras. Sempre compro na Leroy tb, mas na unidade que eu vou (que fica na Marg. Tietê, aqui em SP), é absurdo como as virolas são empenadas e mal conservadas. As últimas que comprei vieram remendadas com massa! Ainda bem que elas não ficariam expostas, senão eu nem teria trazido.
    Parabéns pelo trabalho! Aliás, sua casa está ficando linda <3 sou sua fã (momento tiete rs)
    Bjo!

  3. Juliana

    eu tava pensando em fazer uma do estilo dessa do Maurício, tava faltando coragem rsrs #agoravai ficou muito legal Edu! Onde vc comprou estes caixotes?

  4. Carla Cristina Alves

    adorei Edu! não tenho mais palavras pra dizer o quanto cada vez vc se supera!

  5. Raquel Souza

    Ficou maravilhoso!! Adorei!

  6. David Pompeu Bertoli

    Edu, sendo muito honesto contigo, se vc não especificasse que era vinil adesivo na descrição, apenas pelas foto eu juraria que foi formica ou laminado. ficou excelente o acabamento e o projeto!!

  7. Jéssica Santos

    Fodaaa!!! Sou designer de interiores e vou te falar seus posts hoje em dia é um dos meu principais meios de inspirações. Sou fã real !! bjs

  8. Laila

    Simplesmente foda! Meu projeto mais recente é justamente o rack do M. Arruda, mas confesso que achar as caixas não está sendo fácil. Conte-nos, Edu, onde você comprou os caixotes? E uma outra perguntinha: vc sempre compra as madeiras na Leroy? Beijos e parabéns mais uma vez pelo blog! 😉

  9. Maely Araújo

    Vc arrasou Edu! Pra eu fazer por aqui em Recife vou me virar, pq aqui não tem Leroy… Mas vou dar um jeitinho! Muito prática sua ideia… Obrigada por compartilhar!

  10. Pri Brazuna

    Eduardo, vc é NINJA! E obrigada por compartilhar com a gente! Afinal, quem divide, multiplica e vc merece TUDO de bom! Bjsss

  11. Kamila de Lucas

    Desculpa, minha pergunta boba, mas vinil adesivo é o contact?

  12. Elizabeth Maia

    Quero MUITO fazer isso no meu quartinho de trabalho. Ensina a gente a comprar essas ferramentas elétricas pra ter em casa? Bjo

  13. Lupércia

    Edu desculpa não entendi como fez para colocar fios antena, vicfeo game, home na tv nesse painel; estou querendo fazer igual na sala micro do ape pode ajudar?

  14. Agnaldo Bartho

    Gostei muito do painel e da bancada que fez para sua sala de TV. Quero fazer na minha casa tb.

    Tô com dúvidas sobre qual tipo de parafusos utilizar.
    Que tipos vc utilizou para fixar tanto o painel, como a bancada? Auto-atarraxante?

  15. Vini

    Edu, vou fazer mas com compensado de 15 me dá uma ajuda nas medidas da madeira para mandar cortar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook