Como fazer um Criado Mudo

Como fazer um Criado Mudo

    HC_Criado_Mudo_1

    Criado mudo é a principal cobaia pra quem curte botar a mão na massa né? Eu mesmo já andei mostrando a reforma de um por aqui. O legal do criado mudo é que ele é pequeno e não demanda muito tempo nem material. Sem contar que, se rola alguma merda, o prejuízo não vai ser tão grande, vamos combinar.

    Dessa vez não vou reformar um criado mudo, mas criar um a partir quase do zero. Dias atrás achei um nicho de madeira jogado numa caçamba perto do meu trabalho. Nem precisa dizer que em minutos ele já tava no meu carro né? Apesar de meio detonado, tinha um super potencial a ser trabalhado. Ficou em casa uns dias até que decidi transformá-lo num novo criado mudo pro meu quarto.

    10481190_700992279948495_2775760529550227721_n

    O primeiro passo foi limpar e lixar bem pra tirar todos os resíduos, depois dei uma demão de mistura de cola branca + água pra dar uma selada e ele ficou pronto pra tinta. Usei a Coralit Zero da Coral na cor Lenha com acabamento acetinado. Essa tinta é excelente porque é à base dágua, ou seja, sem cheiro e ainda seca super rápido.

    HC_Criado_Mudo_2

    Enquanto secava, pintei os pés palitos também com Coralit Zero, dessa vez na cor Carmesim Vermelho, mas com acabamento brilhante. Gosto desse contraste do brihante com o fosco. As duas tintas têm excelente cobertura e nem foi preciso uma demão de base antes.

    produtoHC_Criado_Mudo_3

    Como o nicho é bem alto, decidi colocar uma prateleira no meio. Pra fazê-la, juntei uns restos de pinus que tinha em casa e cortei na largura exata. Foram necessárias 5 ripas. Como vocês já sabem, lixei tudo antes de usar. Depois vernizei pra ficar com cara de profissa.

    HC_Criado_Mudo_4 HC_Criado_Mudo_5 HC_Criado_Mudo_6

    Com o nicho seco, recortei um papel de presente no tamanho do fundo e colei usando cola branca. Pra selar, dei mais uma demão de cola por cima. Depois medi a metade da altura do nicho e fiz furos nas laterais pra fixar cada ripa de madeira que ia compor a prateleira. Aí parafusei cada uma.
    HC_Criado_Mudo_7HC_Criado_Mudo_9HC_Criado_Mudo_10HC_Criado_Mudo_11HC_Criado_Mudo_13

    Pra fixar os pés palito, também usei parafusos.Sim, os parafusos ficaram aparecendo. Mas como o acabamento tá sempre em foco, misturei um pouco da tinta com argamassa e tampei todos os buracos. Ai esperei secar e lixei pra tirar o excesso.

    HC_Criado_Mudo_14HC_Criado_Mudo_15

    Fica um pouco mais claro, mas nada que mais uma demão de tinta não resolva. Dê mais uma revisada nos cantos em outros lugares também.

    HC_Criado_Mudo_16

    Agora é só esperar secar totalmente. Recomendo esperar de um dia pro outro pra garantir que não dê problemas no manuseio ou  no uso. Tá aí o resultado:

    HC_Criado_Mudo_17 HC_Criado_Mudo_18 HC_Criado_Mudo_19 HC_Criado_Mudo_20

    >> Se você não tem um nicho, pode fazer um usando pinus, já falei disso aqui;

    >> Os pés palito dá pra encontrar na Lojinha da Ana (A Casa que a minha Vó queria);

    >> Papel de presente você encontra em… papelaria! Uhuuuu;

    >> A Coral tem um leque de 2016 cores. Ou seja, opção é o que não falta. E també tem um app muito legal, o Visualizer, onde vc aplica a cor que quiser na parede direto na tela do celular. Coisa fina viu? Ah, conheci a pessoa que cria o nome das tintas. Sim, ela existe. #SonhoRealizado;

     >> Pra escurecer o pinus, você pode misturar um pouco de tinta preta de artesanato;

    Agora que já tem todas as informações em mão, é a sua vez de fazer um criado mudo incrível e mandar pra cá! E nem vem com essa de dizer que nunca acha nada no lixo. O primeiro passo, carapálida, é procurar, é não ter vergonha! Não é sorte, feitiçaria, nem tecnologia. É cara de pau pra revirar as caçambas mesmo ok?

    Também tá na hora de comentar dizendo o que achou e deixar o tio Edu feliz e satisfeito.

    Publi_4

    36 thoughts on “Como fazer um Criado Mudo

    1. Lilianbueno Bueno

      ficou lindo!!!

    2. ticiane

      Lindão demais!!!!

    3. Beatriz Guerra

      Ficou perfeito Edu! ótimo trabalho, criatividade incrível essa sua! =)

    4. Stephany Rodrigues

      Com certeza o Pé Palito deu o charme do criado!
      Do lixo ao luxo 🙂

    5. Mônica

      Edu, sugestão de arteira, comece a pintura interna pelos cantos, de forma irregular mesmo, mas pintando primeiro os cantos, sem pintar o resto, e deixando secar um pouco antes de pintar por dentro. Assim vc dá uma primeira demão de leve nos cantinhos, que é onde temos mais dificuldade de uniformizar, e qd vc pintar a peça toda os cantos internos vão ficar perfeitos.

    6. Lidi Nodari

      Lindo, como tudo que você faz!!! Eu já uso a tinta Coralit Zero há muito tempo…. é ótima pois cobre bem, seca rápido, não tem cheiro e o melhor: é base água. Bjs Edu!!!

    7. Bianca Carvalho

      Aí por culpa (influência) do Edu eu fiz uma compra enooorme de peças de MDF cru que agora vou ter que me virar para pintar tudo!
      aiaiaiaiaiai….

    8. Jéssica

      Preciso dessa lata do Toy Story!!! hahaha
      Onde você arranjou? (:

      Adoro seu blog, parabéns!

    9. Pense Crie

      Ficou lindo o teu criado mudo…tenho um aqui em casa e vou fazer um desse pro quarto do meu filho! Fiz um puff com braço do meu sofá e coloquei esses pés palitos da lojinha da Ana 😉 Ficou massa! Mandei a foto a duas semanas pra você.Quem sabe entra no Galeria do Leitor? Um abraço Edu <3

    10. Gabriela

      Gostaria de saber as medidas exatas do nicho Quero fazer um igual ! Adorei

    11. claudia ferraz

      Oi edu! Queria saber se pra tampar os parafusos vc usou argamassa, aquela de pedreiro??? Ou algum outro tipo? Com massa corrida ou acrilica nao daria certo? Sou muito fã do seu blog e tenho essa duvida com parafusos aparecendo…kkkkk to louca pra fazer meu primeiro movel!!! Obg, bjo

    12. Aline Silveira

      Oi Edu! Adorei o criado! Mas porque você não pinta essa prateira do meio com a mesma cor dos pés?

    13. Ana

      Oi Edu ! Onde compra pés palito aqui em BH ?

    14. Monique Pires

      Genteeeeee, ficou lindo demaisss!! Adoro esses diy de mobiliario e to apaixonada no seu blog. Já curti a pagina no facebook pra receber as atualizaçoes <3

      Beijos

      http://www.aiquefase.com

    15. Fernanda Dornelles

      Mais uma vez tu arrasou Edu!!Ficou show o criado mudo!!Inspirando como sempre a colocar a mão na massa!! =]

    16. Luciana

      Queria saber como usar a tico tico de forma que se consiga fazer o corte reto…já estraguei dezena de milhares pedaços de madeira

      • Tatiane Cavalcante De Alencar

        Luciana, te sugiro usar uma “régua” de madeira e sargentos pra marcenaria. Essa régua pode ser uma ripa, uma tábua, qualquer pedaço comprido de madeira pra você usar como guia na hora de cortar. Prende com sargentos pra não sair do lugar e pode cortar que sai retinho! Desculpe a intromissão por responder, rss.

    17. Kaliane

      Lindão demais, como tudo que tu coloca a mão! Parabéns pelo blog.

    18. Jade Mendes

      Vc é foda!!! Mto criativo!!! Parabéns

    19. Tatiane Cavalcante De Alencar

      Edu, que show!!! Muito legal! Eu adoro revirar caçamba também. Já achei gavetas, nichos, cadeira, pote de vidro (bonito!), cantoneira e por aí vai. Dá uma euforia danada, rss. Realmente as tintas da Coral são excelentes, mas confesso que o que dá desânimo nessa minha cidade, é que a loja que vende, tem um atendimento péssimo! Nem dá vontade de voltar lá 🙁 Uma pena uma marca tão boa ser “queimada” por gente sem profissionalismo. Mas quanto ao novo garoto propaganda (VC!), estão de parabéns!

    20. Janaina Borges Sampaio

      Agora tenho ainda mais certeza de que não sou loka quando fico vasculhando os briks procurando móveis que possam ser transformados, vc é o cara!!! Brigaduuu 🙂

    21. Yuri Prates

      Adorei.muito bom esse blogue…..inspirador…….Nunca pare de postar novas idéias..obrigado.

    22. Izadora Azevêdo

      Esse pé palito que você comprou é de que tamanho?

    23. Didi

      Olá!!!!
      Sempre acompanho vcs, e queria uma dica
      como reforma essa mesa,e fazer um criado.
      Bjs

      • Shelei

        Se lixar tudo, e pintar com uma cor forte, vai ficar muito legal!

    24. marta silva

      Adorei, vou tentar fazer um do início, depois posto a foto.

    25. Pingback: Simplichique » Blog Archive Móveis baratos feitos com nichos de madeira

    26. Shelei

      Ficou uma belezura!

    27. Ronildo Sampaio

      Excelente tutorial, parabéns! Tenho uma peça em casa e vou fazer um. 😀

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Youtube

    Instagram

    Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

    Pinterest


    Facebook