Todo mundo sabe que tenho o dedo podre pra planta. Já matei ráfia, suculenta e até cactus, acredite se quiser. Então acabei me contentando com umas platinhas de plástico no lavabo e pronto. O negócio é que colocamos um cactus no projeto da sala/copa (confira ele AQUI) e achei que ficou tão bacana perto da parede de tijolinho que resolvi fazer uma nova tentativa de manter algo verde vivo aqui em casa.

Aí, no começo de dezembro, numa das minhas idas ao Leroy, achei um cactus bem bonito na promoção e decidi comprar.

Cachepô---35

Ouvi os conselhos dos leitores do blog e deixei ele num lugar com sol, regando de vez em quando. Admito que eu tinha certeza que ia matar o coitado, por isso nem gastei meu tempo arrumando um vaso ou cachepô mais bonito pra ele. Mas eu estava enganado. Olha só o que rolou uns 15 dias atrás:

12440698_976072152440505_5660128823442370246_o

Sim! Acabei de evoluir de Dedo Podre para Cuidador de Cactus que crescem saudáveis e formosos! hahahaha. E a empolgação foi tanta que já providenciei um cachepô de madeira bem bacana pra colocar meu cactus bonito e saudável. Claro que trouxe o passo a passo né? Você vai precisar de

Cachepô - 1 Cachepô - 2 Cachepô - 3

Comece agrupando as tábuas de pinus de 3 em 3. Fixe todas com mais uma tábua e parafusos. Vai ficar assim ó:

Cachepô - 4 Cachepô - 5 Cachepô - 7 Cachepô - 6

Agora prenda essas quatro partes, uma na outra, com parafusos. Assim você já vai ter a estrutura básica do cachepô.

Cachepô - 9 Cachepô - 10 Cachepô - 11 Cachepô - 12 Cachepô - 13

Agora você vai pegar as ripas mais fininhas e fixar pelo lado de dentro do cachepô.  Faça na parte de cima e de baixo, sendo que na parte de baixo você tem que deixar mais ou menos 1 dedo (ou a medida da espessura do compensado). Vai deixar o acabamento mais bacana.

Cachepô - 16 Cachepô - 17

Agora, pra fazer o fundo, você vai medir o espaço interno da parte de baixo e cortar um pedaço de compensado exatamente no mesmo tamanho. Depois é só parafusar.

Cachepô - 19 Cachepô - 20

Pra finalizar, lixe todo o móvel pra tirar irregularidades. Tá, eu sei que é um saco, mas foca no resultado e vai na fé!

Cachepô - 21

Como eu disse lá em cima, o cactus precisa de sol, então pra dar o acabamento no cachepô é preciso um verniz que segure a onda tanto na área interna quanto externa da casa. Eu usei o Verniz Sparlack Extra Marítimo base água, que é super fácil de aplicar. Você pode usar tanto um pincel como eu fiz ou um rolinho. A secagem é super rápida e ele protege o móvel. Ele não tem cheiro, a secagem é rápida e dura até 2 anos. Você ainda pode aproveitá-lo pra passar em outros móveis, portas, janelas e forros de madeira.

Cachepô - 22 Cachepô - 23

E pra facilitar transportar o cactus de um lado pro outro, é só instalar 4 rodízios. Sou fissurado em rodinha, queria colocar em tudo na casa. rs

Cachepô - 24 Cachepô - 25 Cachepô - 26

Coloquei o vaso no cachepô e completei com umas pedras brancas decorativas. Agora sim meu Cactus verdinho saudável e bem cuidado por mão eficientes já tem um lugar mais bacana pra ficar.

Cachepô - 34 Cachepô - 31

Cactus é uma ótima opção pra quem tá querendo começar a se aventurar no mundo das plantas. No próximo nível da minha evolução, vou tentar cuidar de Suculentas, mas isso é assunto pra outro post. Me conta aí embaixo como é sua experiência com plantas. Se tiver alguma dica boa pra cuidar de cactus, tô aceitando também.

Ps.: Já tirei dali essa pedra que tá parecendo um sabonete lux gigante. 😉

Publi_4