Como fazer parede de tijolinho

Como fazer parede de tijolinho

Todo mundo pira num tijolinho né? Aqui no blog mesmo já rolou um passo a passo mostrando como fazer uma parede de tijolinho tradicional e também já postei o passo a passo de uma parede de tijolo fake feita com EVA. Dessa vez, tem o projeto de um leitor do blog que também ficou incrível e você pode fazer aí na sua casa também. Saca só o passo a passo enviado pelo  Sandro:

Olá, tudo bem? Sempre entro no seu blog pra ver o que tem de novo. Sou meio igual a vc, sempre inventando coisas pra decorar a casa, ja que a esposa é designer de interiores e eu designer.

Misturando grafiato, gesso, pó xadrez vermelho e amarelo, não tenho as medidas fui fazendo tudo no olho ate a massa ficar com uma aparencia e consistencia boa. O gesso não coloca muito.

1

Faça um molde do tijolo em um MDF com as medidas de 15×5 e profundidade de 1cm.

2

Coloque um plástico (esses que encontra em supermercado que ficam enrolados onde vende legumes e verduras) no molde antes de colocar a massa. Vá carimbando a parede, tire o plastico a cada carimbada e troque-o também, ele vai dar o charme das rachaduras nos tijolos.

Um vídeo publicado por Blog Homens da Casa (@homensdacasa) em

3 4 Depois de colocar todos os tijolinhos preecnha os espaços com argamassa cinza. Finalize com silicone para não soltar sujeira. 5 detalhe 6Acho que é isso, se tiver alguma dúvida, grita aqui. antes depois

Veja também

Como fazer parede de tijolinho de isopor

A moda dos tijolinhos aparentes

Fala sério, tá muito incrível isso! Parabéns Sandro! E se você tá com um passo a passo tão foda quanto esse aí na sua casa e quer mostrar por mundo também, mande um email pra contato@homensdacasa.net com o passo a passo e muitas fotos ok? Pintou alguma dúvida, só perguntar aí nos comentários!

114 thoughts on “Como fazer parede de tijolinho

  1. Luana Maria De Matos

    pintou uma dúvida …. Como ele fez os cantos???
    ficou muito bom isso ….

    • Sandro Falsetti

      Vc pode fazer de duas maneiras, colocar todos um embaixo do outro e vai cortando ja com a massa fresca um sim e outro não. Ou pode fazer o tijolo em uma superficie lisa, como um vidro por exemplo, cortar pela metade e deixar secar, depois aplique um pouco da mesma massa pra grudar na parede. No lado que termina a parede foi mais fácil, coloca a massa na metade do molde, aplica na parede e com uma espátula tira a sobra.

  2. Kamilla Kris

    TOP! Adorei a ideia! 😉

  3. Robson Teixeira

    Muito massa!

  4. Ramón Rodrigues

    E essa mesa? Linda tbm!

    • Sandro falsetti

      Linda mesmo, criação minha tb e super facil de fazer

  5. Érika Melo

    Adorei, vou fazer urgente … mas como vc fez esse molde ???

  6. borges

    Ótima ideia!
    Mas não rola uma estimativa de proporções dos ingredientes da mistura?
    E qual o silicone utilizado?

    Parabéns pela ideia e por compartilhar 🙂

    • sandro falsetti

      Da sim, nessa parede que não lembro quanto tem, algo proximo de 3m x 2,40m, foram 3 sacos de grafiato (sem o tambor é mais barato), 1 saco de gesso de 1kg, 1/2 saquinho de pó xadrez de cada cor. O gesso é mais pra dar uma firmeza na massa e secar mais rápido na parede, sem ele a massa fica caindo. O silicone é opcional, sobrou pra caramba

  7. francielly freitas

    Deu vontade de fazer,mas a parede que gostaria de fazer não é pintada, é apenas rebocada, será que rola?

    • sandro falsetti

      róla sim. essa parede que fiz, nem lixei nem nada, fui colocando direto, essa massa gruda que é uma beleza

  8. Rosangela Sulprino

    Edu não para!!! O cara e um gênio ficou perfeito

  9. Erika

    Como vc fez o molde ? Estava doida pra fazer uma parede dessas.

    • sandro falsetti

      Fiz com um MDF, na época minha tupia estava emprestada, então esse cavidade no mdf fiz com a furadeira mesmo, mas se vc mostrar pra qualquer marceneiro ele vai fazer um com o pé nas costas. Coloquei um nivel pra deixar todos numa linha.

  10. Thais Rocha

    Muito FODA!!! Já vi plaquetas exatamente assim pra comprar por 90 o m².
    Quero tentar fazer tipo junta seca, deixando os tijolos secar pra então instalar todos. To pensando aqui em fazer 3 misturas com quantidades diferentes de pó vermelho e amarelo pra ficar mesclado… Alguma ideia do que daria pra incluir na mistura pra escurecer, dando um efeito queimado?
    Parabéns e obrigada por compartilhar!

    • sandro falsetti

      Tem o pó xadrez marrom, pode dar um efeito bacana. Vc pode sujar eles depois de que pos na parede com o pó marrom

  11. Thiago Diniz

    Bom dia…. muito bom… mas, desculpa minha duvida ou ignorância, como eu finalizaria com silicone ? onde entraria o silicone ?

    • sandro falsetti

      O silicone serve pra impermeabilizante, passa-se no final pra não cair poeira. Não dá pra ver porque é incolor

  12. annacamila

    Sandro!
    Que idéia genial… Tá muito, muito F*DA!
    Queria ter uma ideia de quanto você gastou pra fazer essa parede…
    Parabéns!!!!

  13. Emanuelly Paola Dombrovski

    Adorei! Ficou mais “rústico” mesmo, como paredes de tijolinhos de verdade, mas sem toda a sujeira de obra 🙂

  14. Gabriela Sena

    Criativíssimo!!!

  15. Juliana Amado

    GENTE!!! O que é isso???? Amei, amei, amei! O acabamento imperfeito foi o que mais me encantou, pq fica com cara de tijolinho mesmo!

  16. Pingback: #webdrops: publicações que você deveria ver nesse mundão - Criativíssimo

  17. Erick Firmino

    como ele fez os cantos? os recortes nos tijolos?

    • Sandro falsetti

      Os cantos foram feitos da seguinte forma: fomos (eu e minha esposa Rubia) colocando um embaixo do outro, depois vai cortando com uma espátula um sim e outro não, é fácil de cortar porque a massa ainda ta mole ainda. Eu comecei de cima pra baixo e direita para a esquerda

    • Hermilson Sousa

      Provavelmente deve ter usado meio-molde, com uma fita crepe grossa na parede branca, ao lado, para nao manchar.

  18. Carol Miranda

    Ideia maravilhosa, assim dá até pra inovar nas cores dos tijolinhos! Parabéns Sandro, você deixou minha cabeça fervilhando de ideias! Edu você é dez, sempre dispondo de espaço para ideias sensacionais!

  19. Giuliana

    Muito linda a parede! Ficou show! Demorou quanto tempo para fazer essa parede?Sera que daria para fazer em branco?

    • Sandro falsetti

      Foram 15 dias, mas leva-se em consideração q a gente estava em casa, então, dava umas parada pra tomar um café, ver a tv, brincar com o filho. Num ritmo normal vai ai uns 7 dias. Ja pensei em fazer um molde com 10 tijolinhos, ai vai mais rápido. A massa de grafiato ja é branca, é só não colocar o pó xadrez e preencher entre eles com rejunte branco

  20. Vi Teodoro

    O que dizer? Fodástico!!!

  21. Mônica Francisco

    Será que podem ser pintados de branco depois?

    • Sandro falsetti

      Pode pintar de branco depois q enjoar, pode lixar pra ficar meio patina. Pode fazer o q quiser.

  22. Sandro falsetti

    Pode pintar de branco depois q enjoar, pode lixar pra ficar meio patina. Pode fazer o q quiser.

    • Hugo Macedo de Lima

      Bom dia Sandro Falsetti. Você acha que seria possível fazer esse trabalho em um dia? Sendo que a parede que receberia o trabalho é 1/3 do tamanho da sua. Eu também fiquei com dúvidas nesse silicone. Entendi que é para finalizar o trabalho, evitar poeira e impermeabilizar. Mas que tipo de produto é? Silicone você encontra de tudo que é forma. É um spray? Como se aplica? Tem como passar mais detalhes? No mais, ficou excelente o trabalho, parabéns.

  23. Ana Paula Passos

    Amo pessoas criativas! In love! Ficou foda mesmo!

  24. Hugo Macedo de Lima

    Bom dia Sandro. Você acha que seria possível fazer esse trabalho em um dia? Sendo que a parede que receberia o trabalho é 1/3 do tamanho da sua. Eu também fiquei com dúvidas nesse silicone. Entendi que é para finalizar o trabalho, evitar poeira e impermeabilizar. Mas que tipo de produto é? Silicone você encontra de tudo que é forma. É um spray? Como se aplica? Tem como passar mais detalhes? No mais, ficou excelente o trabalho, parabéns.

    • Sandro Falsetti

      Dá sim, eu demorei 15 pq é apartamento, tem hora pra fazer barulho. Seria legal vc fazer um molde com mais tijolos, aí rende que é uma beleza. Quanto ao silicone vc tem razão, comprei da suvinil – silicone hidrorepelente. Obrigado

      • Hugo Macedo de Lima

        Novamente, parabéns pelo excelente trabalho. Ficou sensacional. Um toque rústico, do jeito que gosto. Vou fazer esse fim de semana na minha e depois coloco fotos aqui para a galera conferir. Se eu perceber que tenho habilidade, vou fazer na casa do meu pai também, na sala de home theater dele. Obrigado pela atenção.

  25. Jessé Pereira

    Sandro…muito top seu projeto parabens….mas me interessei tb pela mesa…combinou demais com a parede…manda as instruções ai..rsrs

    • Sandro Falsetti

      Muito obrigado. Cara, é uma coisa muito simples. São dois dormentes q encontrei em demolidora, fiz um corte na expessura do vidro e dei esse efeito patina passndo um pano com tinta. O dormente q está na parede, fiz um corte pra encaixar o vidro e embaixo fiz dois furos pra colocar 2 parafusos com borracha na ponta pra não quebrar o vidro. É isso! Quiser um passo a passo dela pede pro Edu, quem sabe? kkk

  26. Alex

    Fiz essa parede de tijolinho aqui em casa mas encontrei uma solução um pouco menos trabalhosa ao meu ver. Como minha parede tem 6X2,80 eu passei uma fita de 0,9cm nela toda na vertical e na horizontal e depois recortei parte da fita para ficar o molde do tijolo. Comprei uma textura própria para tijolinho na Leroy, apliquei na parede toda de uma vez e depois puxei a fita deixando assim os buracos entre os tijolinhos. Pintei tudo de branco e não tem uma pessoa que venha aqui em casa e não ame a parede, realmente virou o atrativo da casa kkkkkk

    • Eduardo Mendes

      Sensacional!!!!

    • Sandro Falsetti

      Ficou muito bom tb, eu fiz desse jeito tb mas não era o resultado q eu queria, nao queria q ficasse tudo retinho e alinhadinho, mas é uma opção. Realmente é menos trabalhosa. Quem sabe alguem une as duas ideias kkkkk

      • Thales de Morais

        Qual a marca da textura que vcs usaram?

      • Alex Mendes

        Pois é Sandro, depende do ambiente, como era na sala, achei melhor um efeito menos rústico, já se fosse para uma parte externa, talvez fizesse com você fez.

    • Junnior

      Alex, qual a marca da textura que você usou?

    • Napaula Couto

      Lembra o nome da massa própria para tijolinho ou tem foto da embalagem?? Estive na Leroy procurando e não souberam o que era…

  27. Pacher

    Olá Sandro, achei fantástica sua ideia… muitas dúvidas tirei lendo os comentários… mas uma coisa não ficou clara pra mim. mesmo olhando a foto não entendi…. O molde que vc fez, na parte interna, vc esculpiu um tijolo? ou usou o molde quadrado liso mesmo e o que eu vejo na foto é a sujeira da massa? Desde já agradeço por compartilhar essa ideia! Valeu Brother!

    • Sandro Falsetti

      É sujeira da massa mesmo, isso acontece se não usar o plastico film

  28. Giovane Andrade

    Oi, seu blog é muito fantástico! Parabéns! Eu tive uma dúvida: Informei-me com um colega e ele me disse que eu poderia usar gesso cola pra fazer. Como eu não conheço muito essa área, poderia me dizer se o gesso cola serve? Obrigado, e, mais uma vez, parabéns! 🙂

    • Sandro Falsetti

      O gesso cola serve tb, porem ele demora pra secar e outra coisa tb é fato, se for pintar de branco ou outra cor da certo, se for fazer aparente ja nao sei se fica bom, pq a massa de grafiato é q da o aspecto de barro e textura. Tudo depende do resultado q quer chegar, o Alex fez de um jeito mais facil, ficou muito bom, se vc quer fazer igual ao dele, vai dar mais certo ainda. Eu ja fiz com massa corrida, gesso, terra e isopor, o q ficou mais real foi esse com grafiato. Abs e obrigado, espero ter ajudado

  29. Pingback: Minha Casa Container #Recomendamos O que a gente tem visto por aí 6 - Minha Casa Container

  30. Rafael Washington

    posso fazer em cima de revestimento ceramico?

    • Sandro Falsetti

      Só tem um jeito de saber… Fazendo!rsrsrs. Melhor vc passar um bianco antes e depois fazer o teste. Vai depender muito do seu revestimento, se for liso, melhor passar o bianco, se for poroso, pode ser q dê certo. Boa sorte e se der certo, fale aqui pra gente

  31. Hugo Macedo de Lima

    Boa noite Sandro, tudo bem? Graças as suas dicas jah comecei o projeto na parede do espaco que reservei como bar em meu apt. Confesso que de começo foi bem complicado, desde o molde do tijolo até a execução em si. Quase desistia. Nao acertava a tonalidade, a consistência da massa. Quando colocava na parede ela escorria. Fiz um molde em fileira com três tijolos, mas não deu certo. Fica difícil. Resolvi usar molde de apenas um e ir fazendi um por um mesmo. Usei gesso q nao dava certo, até comecar a usar gesso cola. Ai as coisas começaram a dar certo.

    Comprei um latão de 3,6L que nao deu pra nada, mas serviu de teste. Agora comprar aquele galão pra fazer toda a parede. Estou encaminhando fotos, mas adianto q esta em fase inicial ainda.

    Gostaria de tirar umas dúvidas. Como você preencheu os espaços entre tijolos, como você aplicou a argamassa? Os cantos da parede, você fez um molde de tijolo mais curto?

    Desde já, obrigado novamente.

    • Sandro Falsetti

      Nossa!! Q da hora, fico muito feliz com isso. No começo é assim mesmo, parece q nao vai ficar legal, mas depois q vc coloca a argamassa ja da outra cara. Hugo, a sua massa deve ta escorregando por que seu tijolo ta muito grosso, o meu tem 1cm de profundidade, o molde tem ser mais raso, pelo q vi no seu molde a massa ta pesada na parede. A argamassa ou cimento pra preencher os espaços, coloquei dentro de uma bisnaga de kachtchup, abri mais a bico e cortei o fundo pra inserir a massa, ai vai apertando, com uma espatula fui espalhando. Se vc quiser fazer igual a junta de churrasqueira, pega uma ripinha de madeira, coloque um prego em cima na parte larga como se fosse um L, coloca a massa e depois vai tirando o excesso passando a cabeça do prego, assim o cimento vai ficar todo nivelado. Quanto a cor, coloque mais amarelo q vermelho pra ficar laranja e a consistencia da massa é com o gesso q vc vai sentir q a massa fica mais firme. Os cantos, vc pode colocar um embaixo do outro e depois ir cortando a metade um sim e outro nao, ou pode fazer em cima de um vidro, deixar secar e depois colocar nos espaços vazios. Ufa, espero ter te ajudado

      • Hugo Macedo de Lima

        Ótimas dicas Sandro, muito obrigado mesmo. Levei um bom tempo para ir pegando o jeito. Isso me atrasou. Depois o trabalho fica bem mecânico e flui bem. Com suas dicas, agora vai ser mais rápido ainda. Quanto ao molde, fiz de 1cm de profundidade, como você recomendou. A foto é da parte de trás do molde. Não sei porque a imagem da frente dele não foi também. Escorria pq não tinha acertado a quantidade de gesso. Depois consegui entender a consistência da massa e foi dando certo. Quanto a cor, realmente exagerei no vermelho, como pode notar na primeira fileira de tijolos, mas depois foi acertando.

        Estou ansioso com o resultado. Acredito que vai ficar muito bom, da forma que quero. Um rústico grosseiro. Espero mandar as fotos do resultado em breve.

        Grande abraço e obrigado mais uma vez.

  32. Wesley Carlos

    Ola, curt esse tipo trabalho, tb tem quarto industrial queria fazer em umas das paredes tomara que eu consiga….

  33. Thais Rocha

    Oi Sandro!
    Já comentei antes que ia fazer a versão com junta seca. Mas agora to querendo fazer tijolos brancos com junta cheia. Vou instalar eles depois que secarem. Será que dá certo usar argamassa branca pra fazer esse rejunte?
    Obrigada mais uma vez!!

    • Sandro Falsetti

      Ola Thais, tudo bem? Dá certo sim. O que vc precisa ver é o espaço que vai ter pra deixar secar, como vc vai fazer todos e depois colocar, pode ser que eles se quebrem na hora do manuseio por ser muito fino e lembre-se de colocar numa superficie lisa, pq se não ele gruda e vc perde o tijolo. Eu faria como foi feito, direto na parede, ja fiz varios teste e esse modo foi o que mais deu certo. O legal de fazer na cor do tijolo é que se vc enjoar do branca é só dar uma lixada que vira uma patina. No seu caso vc vai economizar com o pó xadrez que não precisa colocar, pois a massa de grafiato ja é branca. Obrigado a você e não esquece as fotos. Boa sorte, qualquer coisa grita aqui.

      • Thais Rocha

        Oi Sandro!
        Eu quis aproveitar a fôrma que eu fiz, mas vc tem razão… Acho que vou fazer outra pra instalar direto na parede.
        Quanto a quebrar, não tem problema, porque quero um visual bem detonado mesmo.
        Ah e estou usando massa corrida agora! Achei que deu o mesmo aspecto.
        Vou testar agora, depois mando fotos sim… Muito obrigada pela ajuda, vc é 10!!

  34. Rafael Gyn

    Ficou top demais, eu irei fazer na minha cozinha só que de tijolinho branco. Essa sua parede você usou quanto de grafiato e gesso?

    • Sandro Falsetti

      Obrigado! Foram 3 sacos de grafiato e 2kg de gesso. Tenta fazer 1 tijolinho so com gesso, como vc vai pintar de branco, as vezes nem precisa do grafiato. Abs e bora fazer parede de tijolo.

      • Rafael Gyn

        Boa ideia, vou tentar com gesso primeiro, valeu 🙂

      • Napaula Couto

        Gesso ou massa corrida o que fica melhor?? Pq tenho gesso aplicado direto na lage de isopor e toda vez q se. encosta caem pedaços.

  35. Alex Mendes

    Saiu de cabeça para baixo sim kkkkkk

  36. Luís Guilherme

    Muito boooa a idéia. Será possivel aplicar diretamente no tijolo estrutural sem reboco?
    Obrigado!

    • Sandro Falsetti

      Certeza absoluta não tenho, pq nunca fiz teste nesse bloco, pelo o q tudo indica acho q nao terá problema. Essa massa gruda em tudo e vc teve uma boa ideia, nao eu, vai economizar bastante. Obrigado e boa sorte, dando certo ou não, avisa a gente aqui.

      • Luís Guilherme

        Legal. Vou tentar Sandro! E assim que obter resultado eu aviso aqui.
        Muito obrigado pelas dicas!

  37. Sabrina Menezes

    Se eu quiser fazer branco, posso usar so massa corrida sem grafiato?

    • Sandro Falsetti

      Ola, desculpe a demora em responder.
      Pode sim, porém vai demorar mais pra secar e não deixe a expessura do tijolo muito grosso, pq ele pode ficar escorregando, aí vc vai ter uma parede de tijolos derretidos rsrsr.
      Abs.

      • Napaula Couto

        Oba, só a massa corrida de parede para interior no molde?? Sem gesso nem nada? Achei q assim deve ficar mais fácil

  38. Uriel Penna

    Uma dica:
    Se você mora numa casa alugada e não pode mexer na estrutura,
    é só fazer isso tudo sobre placas de PVC e parafusa-las na parede.
    (se o parafuso for bem extenso já dá pra deixar pra pendurar quadro ou coisa do tipo)

  39. Pingback: Inspiração da vez: Tijolinhos na parede da Sala – Casa para dois | Blog pessoal sobre Decoração, DIY, Comidinhas, Filmes, livros, dicas e vida a dois.

  40. Analu

    que lindo… quero cada detalhe dessa lindeza de apartamento

  41. Jakelline Batista

    Muito legal, parabéns.

  42. Rebecca Mathei

    quanto em média tu gastou em tudo? e onde posso encontrar os materiais? (sou nova nisso)

    • Sandro Falsetti

      Ficou em R$ 250,00. Os materiais são fáceis de achar, qualquer loja de material de construção. Dica: dá uma nos comentários aqui embaixo que tem muita coisa que vai te ajudar, mas fique a vontade de perguntar, um dia ja fui novo nisso tambem kkkkk

  43. Rebecca Mathei

    o acabamento que tu fez que tem em cinza você misturou que material pra ficar essa coloração?

    • Sandro Falsetti

      Isso é argamassa cinza, ja compra pronto, quando tu for comprar peça cor de cimento

      • Napaula Couto

        Argamassa é a mesma coisa que rejunte??

        • Sandro Falsetti

          Não é, argamassa
          é usada para segurar o piso ou o azulejo, o rejute é a massa que passa entre os
          pisos

  44. Rafael Willian

    Esses tijolinhos podem ser feitos em areias externas?

  45. Anderson Oliveira

    Vejam essa técnica de parede de tijolinhos neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fQAGiHjAuXc

    Achei super prático, mas não fala que tipo de massa foi usada. Será que é a mesma massa que fizeram nessa matéria?

    • Sandro Falsetti

      Ola, Anderson. Realmente não falam que massa que é, mas tenho certeza que não foi essa que usei aqui, pode ser uma massa que o Alex (vide comentário la embaixo) usou pra fazer a parede dele, o método usado por ele dá o mesmo resultado do vídeo e menos trabalho.

    • Tuani Duarte

      Ola, tentei ver o vídeo, porem está privado, tem como postar de novo. Obrigada!

  46. Anderson Mendonzza ♔

    ola Sandro

    sera se dar certo fazer o tijolinho colocar pra secar e depois colar com cimento colar, quero o tijolinho perto um do outro, vou tentar fazer mas grosso pra não quebrar!

    • Sandro Falsetti

      Ola, tudo bem? Até dá pra fazer isso, é extamanente isso, tem que fazer mais grosso para não quebrar. Eu respondi uma pergunta parecida com a sua, da Thais Rocha, da uma olhadinha, não ta muito longe não. Vc pode fazer a massa como foi feita, ao invés de usar o molde, passa a massa na parede e com uma espátula, vai riscando. O maior problema disso é vc fazer risco reto, coloca uma linha pra te dar uma referencia e orientação e vem riscando acompanhando a linha.
      Abs e boa sorte, manda foto pra gente ver o resultado.

  47. Pingback: Tijolos: 3 formas de decorar sua casa! • Deixe Apenas Fluir

  48. LUIZ DA SILVA JULIAO JUNIOR

    Olá Sandro, ressuscitando a postagem.
    Gostaria de saber se você colocou o gesso na água e depois misturou no grafiato ou se já misturou direto com o grafiato

  49. Luiz Julião

    Olá, Sandro.
    Gostaria de saber se vc fez o gesso com agua separado, e depois, juntou com o grafiato ou se já misturou o gesso direto no Grafiato.
    Abraço! No aguardo.

    • Sandro Falsetti

      Ola, tudo bem? Misturei direto na massa ja pronta, o gesso foi o último, mesmo porque esse foi o segredo pra massa parar na parede e secar mais rápido.

  50. ULopes

    Ola, tudo bem?
    Não entendi muito bem a parte do silicone… Você poderia me explicar como o utilizou?
    Agradeço e fico no aguardo.

    • Sandro Falsetti

      Claro que sim! Esse silicone passei pra selar, pra não deixar q caia pó. É usado muito em tijolo a vista pra não deixar água infiltrar. Se não quiser passar não precisa. Espero ter explicado, se não, me avise. Abs

      • Marcelo Sa Owczarek

        Eu acho que uma resina líquida também funcionaria bem!!!

  51. Wagner Souza

    Parabéns ótimo tutorial.

  52. Priscila Keifer

    Olá Sandro, achei bem bacana essa ideia. Sou leiga no assunto, mas bastante curiosa hehe 😀

    1 – Gostaria de saber qual as medidas do molde, você mencionou em um comentário que tinha 1 cm de espessura, pode me informar a largura e altura, por favor?

    2 – Gostaria de saber se posso aplicar verniz incolor (fosco ou brilhante) no lugar desse silicone (que eu esqueci o nome). Ou você optou pelo silicone por ser mais barato?

    3 – Se mais pra frente eu quiser pintar de outra cor, também dá né?

    4 – Vocês começaram aplicar a massa (tijolinhos) de cima pra baixo ou de um lado pro outro?

    5 – Quanto tempo depois de aplicar os tijolinhos dá pra passar a argamassa cinza? Pode ser argamassa de outra cor? Como vocês fizeram pra não sujar o tijolo com argamassa?

    5 – Vi que você colocou um nível no molde, e pensei que se riscar a parede na horizontal com a ajuda de trena e nível (medindo a altura) poderia facilitar na hora de aplicar a massa. O que você acha?

    Muito obrigada.

    • Sandro Falsetti

      Ola Priscila, tudo bem?
      Vamos lá então:
      1 – A medida do tijolo que fiz foi 15cm lagura x 5cm de altura, então o molde tinha 17×7. Compensa fazer um molde com mais tijolos, vai mais rápido.
      2 – Vc pode aplicar qualquer coisa em cima dele, optei pelo silicone porque ja tinha ele em casa.
      3 – Pode pintar sim e se depois enjoar, pode dar uma lixada pra parecer patina
      4 – Optei de começar por cima, porque depois de uns dias a gente fica mais cansado, pelo menos a parte que usa escada ja ta feito, depois é só no chão, sem ficar subindo e descendo escada.
      5 – Assim que terminei os tijolos passei a argamassa, apliquei com um potinho de mostarda/kechtchup, cortei o fundo dele e coloquei a argamassa dentro, é só ir apertando que a massa sai. Ahhh cortei tb o bico, pra ficar mais largo o buraco, depois vc pode ir espalhando com uma espátula pequena. Não suja o tijolo e se sujar, na hora vc passa a mão que ja limpa.
      6 – Eu risquei a parede tb, mas achei mais rápido e prático com o nível, na hora q vc coloca o molde na parede vc não enxerga a linha e o tijolo pode sair torto.

      Espero ter esclarecido suas duvidas, se faltou algo, grita aqui e se fizer manda foto pra gente ver como ficou.

      Abs e obrigado pela visita

  53. Desa Santos

    Oi Sandro sou leiga não entendo nada disso mais achei muito interessante a parede, gostaria de saber qto tempo dura a massa depois de pronta (tipo se eu fazer no domingo ela dura ate a quarta-feira sem endurecer ) desde já agradeço

  54. Bruno Dias

    Cara como faz o molde desse tijolinho?

  55. Isabelly Lima

    Bom dia!!!! Adorei a ideia!
    Gostaria de fazer branco, só com o gesso daria certo ?

    • Sandro Falsetti

      Bom dia, tudo bem? Dá certo sim, só tome cuidado para o gesso não secar rápido e tb com as rebarbas q ficam entre os tijolos, vc pode completar depois com o gesso mesmo. Eu ainda mão majo dos paranauê com gesso.
      Fiz uma versão dssa parede para uma loja de roupas aqui na cidade onde moro, fiz com efeito caiado, usei massa corrida no lugar da argamassa, é uma opção tb. Dá uma olhada como ficou a q fiz na loja

    • Sandro Falsetti

      Bom dia! Dá certo sim, não fiz com gesso pq ele secava muito rapido, mesmo sendo o lendo. Mande foto pra gente ver como ficou. Grande abs

  56. Danielle Souza

    Onde encontro esse molde tipo apagador?

    • Sandro Falsetti

      Ola Danielle
      Infelizmente não tem pra vender, isso foi uma invenção minha, vc pode levar o desenho em um marceneiro q ele faz pra vc. O desenho coloquei em um comentario do Bruno Dias, da uma olhadinha la.
      Abs

      • Fernando Kehler

        SANDRO, como vc fez para ficar com essa patina? é na mistura mesmo ou vc fez um por um?

  57. Lívia Nascimento

    Oi, quanto foi usado de grafiato pra sua parede e qual a medida da sua parede pra eu ter uma idéia? Comprou aquela lata grande? E você acha que tudo bem se eu fizer um molde maior? Tipo, com mais tijolinhos

  58. Sara Miranda

    oi, eu estou precisando de saber qual foi o grafiato que você usou. eu não entendo muito dessas coisas e o vendedor falou comigo que tem 3 tipos de grafiato, estou perdidinha kkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook