Como fazer parede de Tijolinho de Isopor

Como fazer parede de Tijolinho de Isopor

O passo a passo de hoje é pra dar sequência ao projeto da sala/copa. Se você ainda não viu, é só clicar AQUI e ficar por dentro de tudo. Como você sabe, no projeto tem duas paredes que serão revestidas com tijolinhos.

Veja também:

Como fazer parede de tijolinho tradicional

Como fazer parede de tijolinho de EVA

Como fazer pare de tijolinho de gesso e grafiato

Pois é, e não satisfeito, eu procurei mais um jeito de realizar a famosa parede aqui em casa. A minha solução foi diferente, mas o resultado ficou bem incrível. Primeiro porque ficou muito realista, segundo porque é reversível (casa alugada) e terceiro, porque ainda fica bem barato. Sim, caro leitor, hoje vou te mostrar como fazer uma parede de tijolinho de isopor.

Você vai precisar de:

  • Folhas de Isopor de 8mm
  • Estilete
  • Régua
  • Cola de Isopor
  • Fita Crepe
  • Ferro de Solda
  • Tinta pra parede

Pra começar, corte os tijolinhos no isopor. Eu usei a medida 20 x 8 cm. Risque tudo antes e depois corte com auxílio de uma régua e estilete.

Parede_Tijolinho_Isopor - 1

Parede_Tijolinho_Isopor - 2

Parede_Tijolinho_Isopor - 3

Parede_Tijolinho_Isopor - 4

Parede_Tijolinho_Isopor - 5

Agora é que vem o truque. Pra deixar seus tijolinhos mais realistas, use um ferro de solda (você encontra fácil em lojas de ferramentas e elétrica). Se você nunca ouviu falar disso, o ferro de solda é tipo uma caneta de ferro que esquenta pra caralho e você usa pra unir duas partes metálicas. A cola que une isso tudo é a solda, feita de estanho. É ela que você derrete usando o ferro de soldar.

Parede_Tijolinho_Isopor - 7

Mas voltando ao assunto, você vai ligar esse ferro na tomada e esperar esquentar (tipo ebulidor). Quando tiver bem quente você vai fazer os relevos do tijolinho. Não precisa nem encostar o ferro, só de chegar perto ele já derrete o isopor.

Você deve arredondar os cantos e depois fazer uma fissuras simulando a textura do tijolinho original. Esse serviço é gostoso de fazer e rola super rápido depois que você pega prática.Parede_Tijolinho_Isopor - 8

Parede_Tijolinho_Isopor - 9

Parede_Tijolinho_Isopor - 10

Parede_Tijolinho_Isopor - 11

Com os tijolinhos prontos, é hora de fixar tudo na parede. Pra você não ter que fazer 1000 medições, a dica é muito simples. Mantenha cada tijolinho a um dedo de altura e largura dos demais. Você pode começar tanto de baixo quanto de cima.

Parede_Tijolinho_Isopor - 17

Parede_Tijolinho_Isopor - 18

Pra colar, eu usei uma pequena gambiarra. Fiz algumas linhas duplas usando fita crepe comum. Ai passei cola pra isopor em cada tijolinho de isopor e prendi. Segure alguns segundo pra fixar bem e tá pronto. Quando tiver que mudar da casa, é só puxar a fita e tirar tudo.

Essa é uma solução pra quem mora de aluguel e vai precisar reverter a parede pro original. Se a sua casa é própria, pode simplificar tudo colando os tijolinhos direto na parede com fita dupla face ou cola de contato.

Parede_Tijolinho_Isopor - 13

Parede_Tijolinho_Isopor - 12

Parede_Tijolinho_Isopor - 16

Pra dar o efeito dos tijolinhos desencontrados, comece uma linha com um tijolinho inteiro. Na de baixo, comece com meio tijolinho e continua com os demais inteiros. Pros cantos e rodapés, recorte o isopor de forma que encaixe no espaço.

Parede_Tijolinho_Isopor - 19

Espere algumas horas até a cola secar totalmente e parta pra pintura.

Banho de tinta

Use um pincel ou rolinho e pinte todos os tijolinhos prestando atenção nos espaços entre eles. Eu usei a tinta Coral Rende Muito na cor branco gelo (a mesma da parede). São necessárias 3 demãos pra que a tinta cubra bem a textura do isopor e deixe sua parede ainda mais realista.

Parede_Tijolinho_Isopor - 22

Preste atenção pra que não fique nenhum detalhe sem pintar. Aguarde secar de um dia pro outro e sua parede de tijolinho tá pronta

Parede_Tijolinho_Isopor - 32

Parede_Tijolinho_Isopor - 31

Parede_Tijolinho_Isopor - 30

Parede_Tijolinho_Isopor - 29

Parede_Tijolinho_Isopor - 27

Parede_Tijolinho_Isopor - 26

Parede_Tijolinho_Isopor - 24

Parede_Tijolinho_Isopor - 23

  • Cada folha de isopor mede 100 x 50cm e custa R$1,50
  • O ferro de solda custa a partir de R$15,00
  • Depois de pronta, você pode prender quadros e enfeites na parede normalmente usando pregos ou parafusos
  • O pendente em forma de lâmpada e a coroa são da HC Store. Clique AQUI pra ir pra loja.

No meu projeto, as paredes de tijolinhos são claras pra não brigarem com todo resto, mas se você quiser, pode pintar o isopor de uma cor e a parede de fundo de outra, simulando o rejunte. Aí vai do seu gosto mesmo.

Nossa, esse projeto parece que não acaba nunca, mas vamos que vamos. Curtiu o post? Comenta. Dúvidas? Comenta também. Quer mostrar pros coleguinhas? Compartilhe. 😉




73 thoughts on “Como fazer parede de Tijolinho de Isopor

  1. Drielly Valle

    Maravilhoso, só de ver dá vontade de morar nela! <3

  2. Amine

    Edu, meu namorado fez uma parecida. Porém pros tijolinhos ele usou um isopor mais grosso, tipo pilastra, e só cortou na espessura desejada. Porém após um tempo deu bicho. Reparamos que tinha pó saindo da parede e quando descolamos um dos tijolos, haviam uns bichos pequeninos comendo o isopor. Jogamos tudo fora 🙁

    • Marta Freitas

      Nossa! Nunca vi bichinho de isopor! =/

    • Lucas Viana

      traças?

    • Milena Pais

      Isso é muitoooo comum! A parede ficou linda, mas no dia-a-dia não funciona. É ruim pra limpar, em função de ser isopor e tem essa tendência desses bichos aparecerem.

  3. Ramón Rodrigues

    Simplesmente espetacular, efeito ótimo com preço super acessível!! Parabéns

  4. Flávia

    Caraca, ficou muito massa. Nem dá pra perceber que não são tijolos de verdade.

  5. Marta Freitas

    Que lindo! nem parece que é de isopor!!!!

  6. Juliana Amado

    Cara, que incrível! De todas as versões de tijolinho que você mostrou, essa foi a que eu mais gostei!

  7. Tatiane Alves da Silva

    Edu… Que post maravilhoso. E veio em boa hora. Eu estava quebrando a cabeça , pra encontrar um jeito de cobrir uma parede lá no meu apê de tijolinhos, mas sem fazer sujeira e que parecesse mais natural. Essa técnica é fantástica. Amei o resultado e logo logo eu e o marido vamos colocar em prática. Muito obrigada pelas suas dicas maravilhosas. Seu blog é show. Acompanho sempre.

  8. Sandro Falsetti

    Nossa! Ficou muito legal, perfeito. Mas a Amine tem razão sobre os bichinhos, são chamados bicho-da-farinha, eles comem isopor tb. Acho que é só fechar bem na hora de pintar e tomar cuidado pra não deixar furinhos entre a pintura e o isipor. Parabéns
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/larvas-comem-isopor-podem-ser-solucao-problema-lixo-916183.shtml

    • Brendo de Castro

      Que loco.

    • Taís Blanco

      Será que a cola atrai? esses bichinhos?

    • Guilherme Cavalcante

      Será que se puser uma proteção, verniz, seladora, sei lá… Será que não protege?

  9. Luana MA

    Ficou muuito bom, parabéns!!!
    Lembro que comentou, acho que no instagram, que tinha gostado da ideia do isopor, que iria fazer e fez. Arrasou!
    Quantas folhas de isopor você usou?
    Você conhece alguma cor de tinta que ficaria no tom de um tijolinho real?

  10. Rodrigo Breckenfeld

    Dá pra pregar (prego, parafuso e etc) coisa na parede?

  11. Rodrigo Breckenfeld

    BTW, excelente ideia/post!

  12. Cristiane

    Esse dy

  13. Aline

    Edu seu lindo era desse projeto q estava precisando… Me diga ficou bom o corte no isopor? Quando corto fica esfarelento… Bjoo
    http://Www.pequenograndeape.com.br

  14. Nicolly

    Onde vc conseguiu essa mãozinha articulada, a tempos procuro um site seguro pra comprar uma e não acho :/

  15. annacamila

    CARAAAAA**OOOO! Ficou muito, muito bom!!!!

  16. Rose Gomes

    Olá Edu!

    Eu fiquei pensando, será que esses detalhes com a solda podem ser feitos com o bico da pistola de cola quente? (sem passar a cola é claro…)

    Ficou muito legal mesmo, com certeza farei no meu ap, só estou esperando sair de férias, pra ter um tempinho sobrando.

  17. Brenda Araujo

    Parabéns pela idéia e por compartilhar! AMEI o barril laranja, tô louca atrás de um pra minha sala. De onde é? Obrigada. Abcs de Belém do Pará!

  18. Sonia

    Oi Edu…como sempre inspiração pra tudo. Morro de vontade de fazer uma parede na minha casa de tijolo e queria economizar e nao ter que chamar um pedreiro para isso. Porem curto a cor do tijolo original e o cimento, como poderia fazer utilizando o isopor?

  19. Myla Wurmbauer

    Blogueiro salvador, obrigada! Desde há muito sonho em ter uma parede de tijolinhos na minha casa – sempre alugada – e agora, com sua ideia, vou realizá-la! Valeu demais!

  20. Valéria Novaes

    oi edu!eu amei essa parede,porém na minha casa a parede tem uma umidade e solta tipo uns pózinhos em algumas partes,mesmo q lixe ela volta,será q colocanco a fita adesiva dulpa face ela adere e n solta depois? quero muito fazer,é casa alugada,obrigada ,amo seu blog ,beju.

  21. Taís Blanco

    Adorei o resultado final!!! Vou testar essa semana!!!

  22. Eu dou a Dica

    Essa é a parede de tijolos mais bonita e realista que já vi… estou pra fazer uma aqui em ksa, só fiquei tensa com esse tal bichinho que come isopor… bem nojento se aparecer né!? =(

  23. Joyce Karoline

    Ficou muito legal. Mas e sobre esses bichinhos? Tem algo pra fazer pra evitar? Passar uma massa? Ou algo assim?

  24. Guilherme Sumpter

    Quantas placas de isopor você usou ?

  25. Mu

    Pra tirar a textura do isopor, antes de riscar ele da pra passar uma lixa de grão bem fino. Isso vai deixar ele mais lisinho gastando menos tinta.

  26. Acsa Louize

    Adoreiii o post!! Estou querendo fazer na minha casa mas não encontro tijolinhos com cara de demolição pra vender com um preço legal, então essa ideia veio em boa hora!
    Uma dúvida, por ser isopor, ele não fica muito fraco e estraga com facilidade caso a gente bata ou encoste na parede?

  27. Thamara Ayala

    Eu e meu marido somos jovens e gostamos de ambientes despojados sem que pareçam hippie.. Compramos nosso primeiro apê e a grana esta apertada.. tem papel de parede que imita tijolinho, mas custa os olhos da cara.. amei sua ideia e estou sinceramente pensando em incorporar! Top!

  28. Raissa Araújo

    Ficou ótima e um charme! Vou fazer na minha, com certeza!

  29. Sabrina Sampaio

    Eu amei e com certeza eu vou fazer no meu quarto. Mas eu estava lendo os comentários e vi que tem bichinhos que comem o isopor. Será que mesmo com a tinta eles vão aparecer? Tem algum jeito de evitar?

  30. renan

    minha parede é revestida com textura, vou passar uma massa acrílica pra nivelar a parede,( ou talvez cole logo por cima) e depois colar o isopor nela com cola de contato. testei a tinta branco gelo da sherwin williams, muito boa e bem mais barata. espero que dê certo.

  31. Tamiris

    Eduardo, com o q vc colou a plaquinha e a coroa por cima da parede?
    Aquelas fitas 3M?

  32. Renato Albuquerque

    Eduardo, gostei muito da sua apresentação, onde me restou uma dúvida quanto ao uso do isopor, no caso de alguém ou algum objeto encostar há a possibilidade de danificar o isopor? Se sim, existe algum revestimento para solidificar a estrutura do isopor? Grato.

  33. Tata Santos

    Edu , eu queria que fosse aqueles tijolinhos alaranjados, é só trocar a tinta branca por uma alaranjada ?

    • Eduardo Mendes

      Tata, digita TIJOLINHO na busca do site que tem uma outra técnica pra fazer o tijolinho fake cor de tijolo mesmo. 😀

  34. Stephanie Borges

    Oi!!!! só uma pergunta! Essa fita crepe aí não tem muita aderência na parede que não tem revestimento. Existe uma tendência de começar a descolar da parede. Estou errada?

  35. Gustavo Ravanhani

    Cara, conheci seu blog agora. Vou virar um daqueles Irmãos a Obra tlg? Cada projeto foda que vi aqui. Parabens mesmo!

  36. Jocinei Lopes

    Que blog incrível!
    Ontem 15/10 eu havia terminado de fazer meu quarto novo: parede de cimento queimado, porta de lousa, jardim na parede… E estava super feliz com o resultado. E, de repente, encontro aqui como fazer tijolinho fake, mas eu nem estava procurando por isso!
    Quando vi a forma super didática que mostraram aqui no blog, fiquei louco!
    Fiz as contas, pesquisei preço do isopor e ontem mesmo saí correndo pra comprar e já está pronta a minha parede de tijolinhos brancos! Perfeito! Incrível! Esse blog é muito top! Parabéns pelo ótimo trabalho! Sucesso!

  37. Margareth

    Ola eduardo, andei procurandoa folha de isopor 8mm e nao achei, encontro com 5mm e 6mm , pode me dizer onde comprou.O espaço que vou colocar e do lado de fora , claro que usarei uma tinta sol e chuva acha que vai ficar colado, usarei cola gart , ppropria de isospor?E o meu espaço e bem grande precisarei de folha de isopor no atacado , sabe onde comprar?

    • Eduardo Mendes

      Eu encontrei o isopor em uma papelaria. Em relação a fazer esse revestimento em uma área externa, eu não tenho ideia se vai resistir a chuva e sol… Se fizer, conta pra gente o resultado depois!

  38. Ana Paula R. Miralha

    Boa noite. Amei a idéia…A parede da minha sala é bem úmida, será que a cola de isopor vai aderir bem ou você me indica outro produto!

  39. Rose de Morais

    Boa tarde Edu
    Para sua parede 3,00 x 2,50
    Quantas placas de isopor usou?

  40. Alexandre Américo

    Edú, será que fica bom com placa de isopor de 5 milímetros de espessura?

  41. ALINNE

    Adorei a idéia. Será que no lugar ferro de solda posso usar a pistola de cola quente? o calor dela encostando isopor?

  42. roger

    Edu, a fita fica aparecendo com a pintura? ou a tinta esconde legal??

  43. Camilla Macedo

    Edu! Estou louca pra fazer, mas minha parede tem umidade? Será que segura?

  44. Camila

    Oii adorei a sua tecnica!! Porém fiquei confusa com a fita crepe!! Pode me explicar melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook