Como fazer mesinha de apoio

Como fazer mesinha de apoio

Hoje tem o passo a passo de um mesinha de apoio que pode ser uma mão na roda aí na sua casa. É daquele tipo de móvel que é fácil de carregar e usar onde precisar, sem contar que tem uma pegada retrô que a gente pira. O passo a passo é moleza e ainda ficou super em conta $$$. Ou seja, Não tem desculpas pra você não ter uma no seu canto também. Você vai precisar de:

  • 1 pedaço de madeira pro fundo ( no meu caso tem 60x40x2cm)
  • 1 ripa de pinus (3m x 10cm x 1,5cm). Custa em média 5 reais.
  • 4 pés palito (tem pra vender na Casa de Criação Avó Queria)
  • Spray Amarelo
  • Parafusos

Bom, a ideia da mesa surgiu em uma das minhas idas ao Leroy Merlin (tô virando sócio já, #MeAdotaLeroy #EduEsperança) e, lá no setor de madeiras, tinha uma caixa com vários retalhos em promoção. Aí achei esse mdf revestido com uma espessura muito boa por R$4,99. Com um preço desse, mesmo que não tenha nenhum projeto na cabeça, a gente compra e já estoca em casa né? Ganhei meu dia.

Mesinha_lateral---5

Pras laterais, eu reaproveitei algumas ripas de pinus que revestiam uma parede da antiga casa ( passo a passo AQUI). Quando eu mudei, tive que desmontar tudo, mas guardei os restos na oficina pra reaproveitar depois. Então cortei cada uma pra ficar no tamanho das laterais da mesa (calculando a espessura da madeira, claro) e depois lixei bem pra dar o acabamento. Mesinha_lateral---3Mesinha_lateral---6 Mesinha_lateral---7

Optei em deixar tudo na cor natural mesmo, só os pés palito que ganharam algumas demãos de tinta spray amarela. Lixei antes só pra garantir um acabamento melhor.

Mesinha_lateral---1 Mesinha_lateral---2 Mesinha_lateral---9

Como o pé palito tem uma base de madeira e eu não queria que ela aparecesse, tive que montar uma gambiarra na hora de fixar as laterais no fundo da mesa. Coloquei a madeira em cima de uma ripa de pinus e depois alinhei todas as laterais. Tá meio confuso eu escrevendo mas as fotos abaixo explicam melhor.

Mesinha_lateral---10 Mesinha_lateral---11

Fazendo isso, as laterais da mesa escondem a base dos pé palito e o acabamento fica melhor. Pra não ter erro, meça tudo e use como referência na hora de parafusar as laterais. Depois é só encaixar cada ripa no seu devido lugar e fixar tudo usando um parafuso bem comprido.

Mesinha_lateral---14 Mesinha_lateral---15 Mesinha_lateral---16 Mesinha_lateral---17

Feito isso, tá na hora de parafusar os pés da mesa. Alinhei todos no fundo e fixei os parafusos na base, mas dessa vez tem que ser parafusos um pouco menores ok?

Mesinha_lateral---19 Mesinha_lateral---20 Mesinha_lateral---21 Mesinha_lateral---18

Pronto, é só isso! Tô até pensando em escrever uma poesia aqui porque o post ficou muito curto. Hehe. Tô brincando, vamo dar uma olhada no resultado:

Mesinha_lateral---27 Mesinha_lateral---25 Mesinha_lateral---24 Mesinha_lateral---22

>> Usei o Spray Amarelo Sol da Colorgin Arte Urbana (paguei 12 reais em cada)

>> Pra finalizar os pés, compre aqueles adesivos específicos pra não arranhar o chão e cole.

>> Pra manter a cor do Pinus e evitar que manche, dê uma demão de verniz transparente ou seladora.

>> A Luminária e a caneca Foda-se são da HC Store. A TV e a cabine telefônica eu comprei na 25 de março. O Pug branco foi um achando numa viagem minha pra Tiradentes.

É isso, mesa pronta e já com destino certo. Montei esse cenário aí só pra fazer foto e ficar bacana e com cara de revista (#truques). Essa mesa acabou de ir pro quarto do bebê de uma amiga minha. Ela me pediu pra dar uma mão no projeto e a mesa acabou entrando na festa também. Depois mostro o quarto do João pra vocês, ficou incrível!

Mas, por enquanto, você me prova que não é um robô ou extraterrestre, se comunica comigo e me conta o que achou dessa mesinha. Combinado?

19 thoughts on “Como fazer mesinha de apoio

  1. Paolla Roriz

    Edu, seu blog me inspira demais, a mesinha ficou incrível e por um preço mega bacana. Tô reformando meu quarto e queria até enviar pro blog mas não fiz as fotos do antes :/

  2. Eduardo Mendes

    Tá anotado!
    Beijo.

  3. Eduardo Mendes

    Oi Letícia, vai dar errado sim. Mas se você já tem o pé palito, é só fazer uma base como essas recortando um quadrado de madeira. Ai você fixa essa base no pé usando esse parafuso que você disse. Depois é só seguir o passo a passo acima. Beijo.

    • Letícia

      Entendi! Muito obrigada pela dica! Farei assim então! Beijo!

  4. Eduardo Mendes

    Não sei se você encontra uma mesa tão bacana por aí por 120 reais não viu. Mas você pode procurar o pé de alguma mesa antiga em brechó e substituir. Também pode pedir seu marceneiro pra fazer uma versão quadrada do pé palito que também vai ficar bem legal.

    • Ramón Rodrigues

      Boa notícia: Levei umas fotos para um marceneiro do meu bairro e ele vai me cobrar 10 reais por cada pé!!

  5. Tauana Ferrari

    Ficou muito legal!! Seu blog inteiro, aliás, é muito inspirador! Tô colhendo informações para colocar a mão na massa como hobby e estou adorando suas idéias! Parabéns e obrigada!

  6. Renata Dama Papini

    Adoreiiiiiiiiii, e eu preciso de uma cabine tbm!!!!!! Eu tenho algumas placas de mdf que comprei na Leroy!!!

  7. Naiara

    Ficou muito legal Edu!!!!! Eu amo essas mesinhas com pés palito!!!!

    Posso aproveitar e te pedir um post de ferramentas? tipo uma explicação e qual marcas e modelos vc usa e indica? preciso de uma furadeira em casa, mas nao faço idéia de qual comprar…

    Bjs

  8. Monica Moreira da Silva

    Muito linda Edu!Amei bom que vai servir pro
    João em todas as fases da sua vida.

  9. Igor

    Muito bom, como sempre Edu! Uma pena é que nesse site esses pés palito são o olho da cara, mas tá valendo, abraço.

  10. Socorro Rodrigues

    Muito bom Edu, adoro as suas dicas, mas vou competir com vc pra ser sócia da Leroy, pois acredite se quiser, toda semana vou lá, mesmo que não tenha nada pra comprar, é meu point, meu marido diz que enquanto a maioria das mulheres vão ao shopping e vou pra Leroy (marginal e lar center). Abs.

    • Eduardo Mendes

      Eu acho que a Leroy devia ter uma sistema de adoção viu Socorro. hahaha

    • Naiani Brito

      Eu te entendo. Meu marido não aguenta mais ir lá, tive que dar um tempo pela salvação do meu cartão de crédito, cada vez que eu ia lá, voltava com alguma coisa. É pior do que ir na Renner ou na C&A… =x

  11. Phillip Chavez

    Edu, sou seguidor do Blog, e amo suas dicas, eu já uso em casa algumas das suas dicas como um painel para escrever com giz, os quadros de prancheta, e agora me veio o que faltava pra minha sala quase vazia! Achei super tudo essa mesinha, e super já tem um lugar pra ela na sala! Valeu mesmo!

  12. Cida Mesquita

    Amei!!! Super fácil, vou fazer pra mim!!!!

  13. Daniela Reis da Silva

    Adorei, estou transformando um pequeno rack/prateleira de parede, que ganhei do meu irmão, e pretendo colocar pés palito nele também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook