Eu sempre acho que as melhores ideias são do tipo “Puts, como nunca pensei nisso antes?”. Foi o caso dessa mesinha de pallet que vou te mostrar como fazer. Ela faz parte do projeto da sala (veja AQUI) e desde que a gente decidiu colocar eu não sabia que solução daria pros pés. Eu queria uns rodízios diferentes, tipo os que aparecem em mesas no pinterest, mas nunca achei.

Mesa_Pallet---28

Aí, uns dias atrás eu tava andando pelo centro de BH e resolvi o problema. Tava olhando parafusos numa casa de ferragens e finalmente enxerguei os rodízios num canto. Já cheguei todo empolgado pro vendendor: “Pega pra mim 4 daqueles rodízios ali que eu tava doido procurando pra colocar numa mesa”. Só pra variar, o cara me olhou como se eu fosse um ET e respondeu “Não amigo, aquilo ali é roldana pra poço, não tem como colocar em mesa não.”

Como eu já tava era enxergando a mesa pronta, nem procurei explicar muito não. Paguei 20 reais em cada e voltei feliz pra casa. Era o que faltava pra fazer a nova mesinha de centro da sala. Se você que fazer aí na sua casa também, vai precisar de:

  • Pallet – Reaproveitei um que tinha no closet da minha antiga casa. Ele servia de assento de um banco feito com tijolos (passo a passo AQUI)
  • Roldanas de poço (encontra em casa de ferragens)
  • Arco de Serra (ou segueta ou serrinha amarela)
  • Parafusos e porcas

Mesa_Pallet - 1 Mesa_Pallet - 3

Comece lixando o pallet pra tirar a cor do verniz antigo. Pra isso, use uma lixa mais grossa ok? Se você gosta do efeito desgastado, não precisa lixar tanto. Mas se você é da turma que gosta de tudo super certinho, lixe bastante até deixar a madeira completamente uniforme. Tire o excesso de pó com um pano.

Mesa_Pallet - 2

Pra proteger o pallet e realçar a cor natural da madeira, use um verniz líquido. Eu usei o Sparlack Copal que sobrou do painel da tv. Ele seca super rápido e pode ser aplicado com rolinho ou pincel. Ah, é indicado pra ambientes internos ok? Você pode aplicar em portas, móveis, mesas de pallet, painel de tv e onde mais tiver uma madeira que precise de uma recauchutada. No site de Sparlack tem mais um monte de opção de verniz pra usar nos mais diversos projetos com madeira. Dá só uma olhada!

Mesa_Pallet - 15 Mesa_Pallet - 16 Mesa_Pallet - 17

Pra suas roldanas evoluírem pra rodízios de mesa é bem simples. Serre o eixo de cada uma com a segueta. Com ela desmontanda, fixe a alça no embaixo do pallet usando um parafuso mais grosso.

Mesa_Pallet - 5 Mesa_Pallet - 6 Mesa_Pallet - 7

Mesa_Pallet - 9 Mesa_Pallet - 10

Depois é só prender a roldana na alça novamente usando um parafuso mais comprido. Finalize tudo com uma porca. Ajuste para que o rodízio não fiquei muito frouxo nem muito apertado. Só o suficiente pra rodar com facilidadeMesa_Pallet - 11 Mesa_Pallet - 12 Mesa_Pallet - 13 Mesa_Pallet - 14

Pronto, agora sim eu tenho uma mesa de pallet com uma pegada ainda mais industrial. Saca só o resultado:
Mesa_Pallet - 21 Mesa_Pallet - 22 Mesa_Pallet - 23 Mesa_Pallet - 25 Mesa_Pallet - 26 Mesa_Pallet - 27

Esse modelo de pallet é um pouco diferente dos tradicionais. Ele geralmente vem protegendo maquinários grandes e você pode conseguir um em transportadoras ou fábricas de grandes equipamentos. Caso não role, dá pra desmontar um comum e fazer algo parecido usando as madeiras. Só não pode é inventar desculpa pra não ter uma mesa de pallet pra chamar de sua em casa né? 😉

Publi_4