Como fazer mesa de cavalete

Como fazer mesa de cavalete

Esse blog tem mais de 3 anos e eu já fiz tanto projeto por aqui que acabo esquecendo de ensinar coisas básicas. Mesa de Cavalete é uma mão não roda pra quem quer economizar e ainda ter um canto cheio de estilo pra trabalhar, jantar, etc. Não tem segredo nenhum e por isso decidi dar uma turbinada no projeto e te ensinar a fazer uma mesa mais descolada. Você vai precisar de:

  • 2 Cavaletes de pinus (24,90 no Leroy);
  • Tampo pra mesa. Você pode optar por uma porta. No meu caso, precisava de um tamanho menor e resolvi comprando uma folha de compensado de Virola (67,90). Ela tem 2,20×1,60m. Pedi pra que cortassem em 4 pedaços de 1,10×1,80m;
  • Pincel e Rolinho;
  • Fita pra acabamento;
  • Esmalte Coralit Zero na cor que desejar;
  • Verniz Sparlack Extra Marítimo base água;
  • Vinagre e Esponja de Aço.

Mesa_Cavalete - 9Numa mesa convencional, basta abrir os 2 cavaletes e colocar o tampo por cima. Mas aí seria fácil demais né? Então vamo dar um trato no tampo pra deixar ele lindão. Comece lixando pra tirar as irregularidades. Depois marque com um lápis as medidas onde vai querer fazer o desenho com tinta.
Mesa_Cavalete - 13Mesa_Cavalete - 5Mesa_Cavalete - 14
Mesa_Cavalete - 12

Mesa_Cavalete - 12Pra escurecer a madeira, faça aquele esquema com vinagre que já mostrei AQUI. Depois de seco, passe verniz pra proteger. Eu usei o SPARLACK EXTRA MARÍTIMO Base Água. Ele tem uma textura diferente, não é transparente. Recomendo demais porque não tem cheiro e o acabamento é acetinado. Sem contar que seca super rápido e pode ser usado tanto no exterior quanto interior da casa. Aplique o verniz usando um pincel ou rolinho próprio pra madeira.

Mesa_Cavalete - 5Mesa_Cavalete - 16 Mesa_Cavalete - 15

Depois de seco, marque com uma fita de acabamento o desenho que você quer fazer com as tintas. Dê uma demão de FUNDO PREPARADOR CORALIT ZERO pra corrigir as imperfeições e deixar um acabamento top. Ele também é a base de água e seca ápido. Agora é só pintar com a cor que você quiser. Eu usei ESMALTE CORALIT ZERO nas cores Tempestade Iminente e Frio Súbito com acabamento brilho.

Mesa_Cavalete - 18 Mesa_Cavalete - 20 Mesa_Cavalete - 22 Mesa_Cavalete - 24Retire a fita com cuidado e seu tampo está pronto. Espere 24 horas pra usar.

Mesa_Cavalete - 26Mesa_Cavalete - 35 Mesa_Cavalete - 33Montei esse cenário na minha sala, mas a mesa vai mesmo é pro escritório da loja do blog. 😉Mesa_Cavalete - 31 Mesa_Cavalete - 29

Pronto, agora as visitas não precisam mais comer no sofá quando forem te visitar né? Mesa de cavalete é uma mão na roda e agora você já sabe como personalizar e deixar ainda mais com a sua cara. Gostou? Comenta aí!

Publi_4

24 thoughts on “Como fazer mesa de cavalete

  1. brannalorenna

    Ficou top o desenho geométrico!
    Qual o nome dessa tinha cinza na parede?

  2. Juliana Amado

    Amei essa mesa , Edu! Amei mesmo! Amo combinações com branco e madeira!

  3. Gustavo Torres

    Olá Eduardo, sempre que eu uso fita para fazer essas divisoes de cores, quando eu tiro não fica tão perfeito, porque mesmo com a fita, a tinta vaza um pouco por dentro sabe? Acredito que a fita tenha micro furos, por onde a tinta vaza um pouquinho… Eu sempre uso uma fita, tipo fita crepe, que compro na seção de pintura da leroy merlim mesmo. Vc usa alguma tecnica ou algum outro tipo de fita pra isso não acontecer?

  4. João Paulo

    Olá Eduardo,
    Vejo você utilizando sempre esse cinza grafite e uma cor de amarelo que vejo em outros posts seus. Tem como me informar a marca e o tom da tinta?

  5. Pedro Martins Godoy

    Uma dúvida: Essa chapa da folha de compensado, é muito rígida? Quer dizer… O meio da mesa consegue aguentar um peso maior sem que aconteça uma “barriga” com o tempo de uso?

  6. Pingback: Links de Sábado #27 – Indice Feminino

  7. Eduardo Mendes

    Pedrooooo, é da Riachuelo (paguei 299 nele)

  8. Camilla da Silva

    Edu, aonde comprou seu tapete?

  9. Camilla da Silva

    opa, já vi a resposta ali em baixo 🙂

  10. Barbarela Bezerra

    Boa Eduardo. Adorei a ideia. vou tentar fazer.

  11. Luiz Fernando Cambotta

    Edu my friend, se usar papel contact, ao invés de tinta, será que pega bem? Aliás, a composição final ficou sensa ein, fi!?

  12. Ivan Freitas Raimundo

    To na duvida sobre qual espessura usar! Pretendo colocar computador e livros por cima ! Que espessura você me indica ? 15 mm? 18? 25?
    Ótimo post! Obrigado pela dica e por favor responda minha dúvida !

  13. Guilherme Vilela

    Edu uma duvida: Vejo as coisas pela lado pratico e uso do dia a dia, o resultado da mesa ficou sensacional, mais tem receio aos cavaletes. Considerando que é uma mesa de escritório seria fácil bater o pé nos cavaletes ao ponto de um deles se fechar?

    • Bruno Stersa

      pensei isso também. Guilherme, chegou a fazer a sua também? Deu certo com cavalete?

  14. Rose Barbie

    Muito bom, quem tiver duvida de onde encontrar os cavaletes, encontrei aqui no mercado livre, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734497036-kit-2-cavaletes-mesa-escritorio-madeira-75-x-80-_JM

  15. Rafael Bicalho

    Você colou o tampo ou algo assim Edu? Acha que um tampo de mdf compensa?

  16. Junior Marques

    CAVALETE TA CARO NA MERLON

  17. matheus marques

    gostaria de saber se vc fez ou comprou feita as pernas de suporte e caso vc tenha feito como é o processo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Pinterest


Facebook