Fala, meu povo (em época de eleição isso ficou suspeito, né? rsrs)! Mas vamos deixar esse papo de política pra lá que o post de hoje é pra marejar os olhos de emoção… Aposto que em algum cafofo da sua família tem uma mala antiga, que foi dos seus avós ou pais, cheia de boas histórias das viagens mais bacanas. Também sou capaz de arriscar que essa relíquia vive solitária e triste, na escuridão de um armário. Acertei? Então é hoje que você vai aprender como fazer uma mesa com mala pra sua casa e encher os “velhos”de orgulho.

Como-fazer-mesa-mala - 19

Alguns devem estar tendo um “déjà vu” com biquinho de francês e tudo ao ler esse post.  É que quem é velho de guerra por aqui, lembra que já ensinei a fazer uma mesa-mala antes. Acontece que na época, o jovem tio Edu deu uns vacilos e a mesa ficou meio capenga, a mala afundou o tampo. Deu ruim!

Mesa_Mala_HC_7Mas pode ficar tranquilão que hoje não tem erro! Já tem um tempo que desenvolvi o projeto, coloquei a mesa a toda prova e ela tá inteirona, ufa! Bora transformar essa mala em uma mesa retrô descoladona, galera?

Essa belezoca aqui eu ganhei de uma amiga, que tava com a mala a séculos e não sabia o que fazer. Como eu tava precisando de um canto do café aqui na sala de criação, juntei a necessidade com a vontade de fazer e resolvi transformar a dita cuja!

Você vai precisa de:

Saca só o passo a passo:

Tudo em mãos? Bora partir pra ação! Antes de começar tenho uma dica. Escolha uma mala mais rígida, que vai facilitar todo o processo e dar um resultado mais profissa também. Ah! Não esqueça de limpar bem a mala, ok?

Depois da faxina da mala, meça o fundo e altura do objeto. Então corte 4 pedaços pontalete na altura da mala. Eu usei pinus, mas rola qualquer madeira que for mais fácil pra você conseguir. 

como-fazer-mesa-com-mala2 como-fazer-mesa-com-mala3 como-fazer-mesa-com-mala4

Pra serrar, é tranquilo, qualquer tico tico ou cegueta dão conta do recado.
como-fazer-mesa-com-mala5

Agora você vai precisar de 2 tábuas no tamanho exato do fundo da mala. Dá pra comprar já cortada em qualquer madeireira. Eu usei compensado, que é mais barato e resolve o problema.

Como-fazer-mesa-mala - 1 (1)

Hora de prender essas chapas nos pontaletes. Isso vai criar uma estrutura pra mesa ficar mais firme e também vai funcionar de base pra prender os pés.

como-fazer-mesa-com-mala6 como-fazer-mesa-com-mala7 como-fazer-mesa-com-mala8 como-fazer-mesa-com-mala9

Falando em pé, eu escolhi um modelo de pé de treliça conhecido como Hairpin Leg ou pé-grampoÉ meio que uma versão de pé palito de metal.  Esses são da loja do blog e lá tem algumas opções de cores e tamanhos.

como-fazer-mesa-com-mala10

Parafusei os pés no fundo da mala e pronto: uma nova mesa estilosa pro escritório! 

como-fazer-mesa-com-mala11 como-fazer-mesa-com-mala12

Como-fazer-mesa-mala - 5

Como-fazer-mesa-mala - 18 Como-fazer-mesa-mala - 5 Como-fazer-mesa-mala - 4 Como-fazer-mesa-mala - 7

Viu como é fácil transformar uma mala esquecida da vida em uma mesa retrô super cool? Já tá insano pra vasculhar a casa da vó e achar uma mala bacana pra você botar a mão na massa? Então corre lá e se você achar pode fazer o projeto e mostrar pra gente sua obra de arte!

E não se esqueça de se inscrever no canal do blog hein, tá rolando video novo toda semana. É só CLICAR AQUI