Como fazer Luminária de Trilho

Como fazer Luminária de Trilho

Já faz um tempo que tem uma galera me pedindo esse projeto. Como aqui quem manda sou eu (mas faço o que os leitores pedem), hoje tem, finalmente, o passo a passo de uma luminária de trilho. Nem vou enrolar muito na introdução não porque o post tá bem grande com muitas fotos. Bora para o que você vai precisar então:

  • Eletrocalha ou Perfilado. Tem pra vender em lojas de elétrica também. Vem em barras de 6 metros (34,00). Optei pela de 38mm.
  • Refletores. Eu usei 4, mas você adapta isso pra sua necessidade. Paguei 18,00 em cada numa loja de elétrica em BH. Existem modelos menores e mais em conta. Qualquer tipo de spot que tenha essa alça pra ser fixado pode ser utilizado, inclusive aqueles que já vem presos numa canopla. É só desmontar e usar normalmente.
  • Sapata pra eletrocalha. São as tampas pra fechar e dar acabamento nas extremidades. Custou 3,oo cada.
  • Fio paralelo
  • Tinta Spray, caso você não queria na cor original
  • Parafuso Auto atarraxante com bucha pra gesso (4,00 cada)
  • Arruelas. 1 pra cada refletor.

IMG_1522 IMG_1511 IMG_1591 IMG_1750

Pra começar, pedi na loja para cortarem a eletrocalha em 2 pedaços de 3 metros. Ai pintei tudo com tinta spray preta fosca. Fiz a mesma coisa com os refletores mas, nesse caso, desmontei tudo antes. Só pra reforçar: tinta spray deve ser aplicada em finas camadas esperando o tempo entre elas (uns 15 minutos).

IMG_1534 IMG_1518IMG_1546 IMG_1579 IMG_1596 IMG_1602

Depois de seco, começa a montagem. Primeiro remontei os refletores (que já estão com a nova cor) e depois fixei todos na eletrocalha com ajuda de arruela, parafuso e a borboleta que já vem em cada um. O fio, passei pelos buracos na lateral da eletrocalha. Ah, tem que deixar a mesma distancia entre os refletores pro negócio ficar mais harmónico ok?

IMG_1607 IMG_1610 IMG_1613 IMG_1615

A instalação elétrica é bem simples. Lembra do Pendente que ensinei aqui no blog? É o mesmo esquema. É uma ligação paralela que deve ligar todos os fios iguais. Ai, juntos, eles viram apenas 2 que serão ligados nos fios do teto. Tudo protegido com fita isolante, claro. Vale sempre lembrar: Se você não tem a menor ideia do que leu, peça ajuda, não tome um choque e seja feliz.

Veja também

Como usar pôsteres na decoração

Ideias com placas de carro na decoração

Depois de fazer a ligação, teste pra ter certeza que tá tudo certo. Se acendeu geral, é só colocar as sapatas na extremidade, deixar o fio que será ligado no ponto de luz pra fora, e partir pra instalação.

IMG_1699 IMG_1703 IMG_1736 IMG_1733

Pra instalar, o ideal é que tenha alguém pra te ajudar. Primeiro desinstalei a luminária antiga e deixei os fios expostos. Depois fiz um furo no teto pra fixar a bucha. Fixei apenas um ponto no meio da luminária de trilho. Isso já deixa ela presa o suficiente pra você poder marcar os outros pontos que serão fixados. Use arruelas nos parafusos mais uma vez garantir uma boa fixação.

IMG_1741 IMG_1752 IMG_1757

Pra fazer a ligação final, emende o fio que ficou pra fora da luminária nos fios do ponto de luz. Use fita isolante e esconda a ligação dentro do teto. Pro acabamento ficar legal, você pode colocar uma canopla na cor da luminária pra esconder os fios.

Agora se prepare pra uma enxurrada de fotos porque eu tô muito metido com essa luminária nova:

IMG_1783 IMG_1812 IMG_1845 IMG_1849 IMG_1858 IMG_9016 IMG_9022 IMG_9035 IMG_1873

Pensa que acabou? Nada, ainda tem video com o resultado. Saca só:

>> Se optar por pintar de preto e algo descascar durante a instalação, espirre um pouco de tinta na tampinha do spray, pegue um pincel e retoque onde for necessário.

>> Como fica na copa, decidi ter um ambiente mais acolhedor e usei lâmpadas de led amarelo.

>> Lembram da instalação elétrica aparente que ensinei aqui? Você também pode fazer a luminária com essa técnica. Os fios passarão pelos eletrodutos e os refletores devem sair de cada condulete.

Achei essa luminária relativamente fácil pra fazer e com um preço muito em conta se comparar com as luminárias de trilho que a gente acha pronto pra comprar. Curti demais o resultado e fico descendo na copa toda hora a noite só pra ligar, desligar e ficar admirando. hahahaha. Gostei tanto que vou fazer mais uma pra sala.

Ali na copa ainda vai entrar uma mesa retangular e mais uma luminária pendente, mas isso é assunto pra outro post. Por enquanto, me conta o que você achou. Pintou dúvida? Pergunta ai que tio Edu responde. Ah, compartilha com a galera também, vamo deixar o mundo mais estiloso e iluminado. #dominacaomundial

92 thoughts on “Como fazer Luminária de Trilho

  1. Fernando Santana

    Parabéns pelo blog e pelo projeto. A muito tempo tô com material para fazer uma mas tenho uma dúvida. Queria fazer um desses sobre o rack da tv porém no meio da sala tem um ventilador de teto. Será que vai ficar legal??? Ou com ventilador de teto a decoração vai para o espaço????

  2. Rita Cajaiba

    Adorei Tio Edu, quando eu vi pensei que você tinha comprado e colocado, mas você foi bem mais além e fez você mesmo. Esse tipo de iluminação é uma das minhas queridinhas para a minha futura casa, ainda não construí ela, mas pretendo começar no meio do ano e quando estiver na fase final (acabamento) vou pegar essas suas maravilhosas Dicas =D

  3. Priscilla

    Ficou muito foda! Queria que meu namorado tivesse disposição pra fazermos isso no nosso quarto. Mas ele é mto preguiçoso. 🙁

  4. Guilherme Abreu

    Parabééns Edu!!
    Ficou show !! Gosto muito deste tipo de luminária !

  5. Carlos Alexandre

    Ficou ótimo o resultado, profissional mesmo, já fiz alguns projetos blog, sempre com excelentes dicas, sucesso meu querido !

  6. Duda Teixeira

    Sensacionaaaaaaaal!!
    Vou imitar… Isso é fato!
    Edu, eu lhe amo!! Hahahahahahahaha

  7. Elza Emilia Ferreira

    Parabéns !! Ficou super legal.

  8. Lucas Nicolai

    ficou incrível, parabéns!

  9. Gabriel Ramos

    ficou realmente incrível, gostei tanto que eu quero muito fazer uma na cor vermelha para o meu quarto, e outro detalhe custo beneficio, e feito pelas propiás mãos !!!

  10. Camila

    Oi, Edu, conheci hoje teu blog e já olhei todos os posts. Tanto que estou íntima e chamando de Edu, rsrsr. Seguinte, queria saber se tu pode fazer um pôster escrito “Let it Be” em preto e branco, com aquela famosa pose dos beatles na faixa de segurança, em desenho sabe? Não sei explicar, mas é mais ou menos assim… rsrsr. Sou apaixonada pela banda e especialmente por essa música, que inclusive foi a que escolhi para entrar na minha formatura. Obrigada!! Beijos e parabéns pelo excelente blog, já favoritei.

  11. Bruno Poncio

    Ficou muito bom, inspirador.

  12. Igor Gonçalves

    Edu, muito legal! Estou pensando em fazer isso pra casa da minha vó. Ela ta construindo a parte do quintal la atras, e eu poderia iluminar o quintal dessa forma. Show de bola, mano!

  13. Isabella

    Oi Edu, adorei a luminária, ficou linda! Parabéns!
    Já tou querendo copiar, minha única dúvida é: o espaço fica bem iluminado? Dá pra substituir a iluminação comum?
    Pelas fotos parece que um lado fica bem escuro…

    • Eduardo Mendes

      Oi Isabela! Dá pra substituir sim.
      Como são spots você pode direciona-los pra onde achar melhor e iluminar um ambiente inteiro. Abraço

  14. Caio Ribeiro

    Oi Edu, conheci o seu blog faz pouco tempo e cara, eu to adorando, ja vi quase todos os posts, ja fazia tempo que procurava um lugar como esse, suas idéias e dicas são incriveis, adorei a loja tbm, em breve farei algumas compras, parabéns pelo trabalho

  15. Rodrigo Harsche

    Projeto show de bola cara! Só uma dúvida. QUE TIPO DE LÂMPADA VC USOU?

  16. Girlando

    Oi Edu, sempre dou uma espiadinha no blog… o projeto ficou show… Parabéns!!!

  17. Rachel

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii a ideia!!! Parabens!!!

    Abs,
    Rachel Fiuza

    http://www.rachelfiuza.com

  18. Altair Becker

    Parabéns Edu, a tempos procurava um tutorial bacana pra fazer um em casa e o teu ficou sensacional! 😀
    Só uma pergunta, será que ficaria bacana em uma casa com forro pvc?
    Ah, aproveito para te parabenizar pelo blog em geral, estou a mais de um ano lendo e me encantando!!! 😉
    Abs,
    Altair

    • Eduardo Mendes

      Obrigado Altair!
      Rola de fazer no forro de pvc sim, mas tome cuidado pra ficar em um lugar que tenha uma sustentação melhor por causa do peso.

      • Altair Becker

        Humm, verdade…. até vou dar uma olhada hoje, mas tomara que dê certo… 😀
        Valeu Edu!!!
        Abs.

  19. Carla

    Qual é a cor dessa parede? 🙂

  20. Elam Lourdes Lewgoy

    Conheci o blog hoje, adorei! Há tempos queria fazer essa luminária mas os projetos que encontrava eram muito complicados, o seu é simples, lindo e barato. Semana que vem vou procurar as peças e tentar montar a minha. Grande abraço e muito obrigada.

  21. Vanessa Ívlla

    Olá Edu, acompanho o blog há tempos, e como Arquiteta que sou, amo decoração! Principalmente esta pegada industrial que você tanto adota! Estou tentada a fazer essa luminária de trilho! Será que irei conseguir?! rsrsrs! Em média o custo total deu quanto?! Obrigada!

  22. César Aoki Bertazzoni

    Olá Edu! Estou curtindo bastante teu blog, tirei várias idéias legais e vou coloca-las em prática em minha casa!
    Tenho uma dúvida que procurei no tutorial e nos comentários mas não encontrei.
    No inicio do post você fala que no momento que comprou a ELETROCALHA, pediu que o vendedor corta-se ela em 2 partes de 3 metros.
    Não entendi o porque você pediu pra cortar, você coloca uma sobre a outra (encaixe)?

    Abraços!

    • Juliana Mérida

      César. Vou me intrometer, desculpa. rsrs Mas ele cortou em duas partes porque não queria os seis metros. Só vende assim, de seis metros, e ele só precisava de três. A outra metade ele deve ter guardado para fazer o tal trilho da sala numa outra ocasião, como ele falou.

  23. Murilo Martell

    Vou colocar três spots, dois virados para uma parede e um virado pra outra. Você acha que vai ficar bom?

  24. Wilson Melo

    Edu, bom dia.
    Não consigo achar Spot igual ou parecido com esse.

  25. Jefferson Moreira

    Edu, tudo bom?
    Estou querendo fazer uma dessas no meu quarto, porém, o forro é de PVC. Será que a estrutura do forro vai aguentar o peso da luminária?

  26. Alef Pacheco

    gosteeeii muitooo,vlww pelaa a dicaaa
    vaii me ajudar muitoooo

  27. Ellen

    Olá, esse projeto posso fazer com pendentes ao inves de spots?

  28. Helcio Fernanda Cardoso

    Comprei todas as peças, amanhã começa a brincadeira. Vai ficar muito legal, mando foto em breve.

  29. PH

    Cara… Não axo em lugar nenhum esses canhões… Todos que encontro são caros? Vc tem pra vende?

  30. Helcio Fernanda Cardoso

    Amigo muito obrigado pela ajuda. Fiz um lustre eletrificado em quadrado, com 6 sptos. Ficou muito legal. No centro ainda vou colocar uma garrafa de de tequila ou algo do tipo com luz dentro. Já que esse projeto é para a área da churrasqueira. Veja como ficou. Grande abraço e de novo muito obrigado pela ideia. Projeto, pintura, montagem, ligação dos fios e tudo muito legal de fazer.

    • Ruy Jorje

      Que tamanho de parafuso e bucha você usou pra prender os ganchos no teto?

    • Marcelo

      Show seu projeto! vou desenvolve algo inspirado no seu! parabéns!

    • Guilherme Guimarães Guedes Bik

      Top cara!

  31. Andre E Karine

    Boa tarde! Gostaríamos de compartilhar a nossa “nova sala” baseada nos DIY do Eduardo. Pintamos nossa parede exatamente com o mesmo uva e fizemos duas luminárias de trilho, e o resultado final ficou sensacional! Queremos parabenizar pelo site que é espetacular e dizer que viramos fãs de carteirinha de vocês. Desejamos muito sucesso pra vocês…

  32. Edilson Galvão

    Curti muito essa vibe ;D

  33. Silas A. Corá

    Parabéns! Ficou ótimo. Já faz algum tempo que estou querendo fazer algo parecido para minha cozinha, mas estou em dúvida se iluminará bem com lâmpada eletrônica.

  34. Eduardo Mendes

    Cara, eu acho que deve ficar bem bacana viu!

  35. Camila Louzeiro

    Acredito q ficará legal, já comprei algumas coisas para eu desenvolver o meu projeto, eu gostaria de fazer com o trilho sem ser encostado no teto, ter um espaçamento porém quero fazer ele reto. Qnd eu terminar irei postar aqui.

  36. Lucas

    É, consegui convencer minha noiva, vai ficar lindo, mas talvez não faça o quadrado.

    Para descer o pendente, vou usar aquele parafuso de ventilador de teto (niple), com uma porca e arruela por dentro e por fora, ai desço aquele fio do pendente por dentro dele.

  37. Gian Bernardo

    Ola amigo! Amei seu trabalho, está de parabéns, so tenho uma dúvida voce usou lampadas par 20 ou demais ou uma bulbo de led?

  38. Diego Dias

    Olá Eduardo. Estou reformando uma sala para inaugurar uma escola profissionalizante e estava procurando luminárias de trilho e encontrando preços absurdos por aí. Procurei por imagens deste tipo de luminária e acabei chegando ao seu site. Meus PARABÉNS, site muito bacana. Já me inscrevi no seu canal no Youtube e no Instagram. Gosto de design, decoração e arquitetura, apesar de ser Administrador. Gostei muito da proposta do site, onde “Decoração não tem sexo e sim, personalidade”. Achei muito massa a área de DIY com muitas ideias bacanas. Vasculhando aqui nos contatos vi que você é de Betim. Eu moro em Sarzedo, ao lado, mundo pequeno.

  39. Andrey Martins Lanhi

    Valeu as dicas 🙂 O escritório tá ficando show!

  40. Andrey Martins Lanhi

    Ahhh eu acabei embutindo a fiação 🙂

  41. Marco

    Gostaria de compartilhar a minha sala também.
    Já estava querendo fazer algo do tipo e, procurando no google, achei o site.
    Achei muito boa a ideia e decidi tentar e esta aí o resultado.

    • Lucas

      Queria saber sobre os spots também…

    • Vini_c_a

      Alguém descobriu onde encontrar estes spots?

    • Grasiela Crepaldi de Souza

      Onde você comprou estes refletores? Estou tendo dificuldade de encontrar. Obrigada!

      • Eduardo Mendes

        Em lojas de elétrica e iluminação você acha fácil!

        • ISABELA

          OI EDU MAS SOU DE BH TB E NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR ESSE PERFILADO E NEM REFLETORES PRETOS. TERIA COMO ME DIZER EXATAMENTE QUAL LOJA DAQUI DE BH COMPROU??????

          • Eduardo Mendes

            Não me lembro mais onde comprei, mas em qualquer loja de material elétrico você encontra! 😉

    • Marco

      Olá pessoal.
      Sou do Rio e comprei os spots no Palacio das Ferramentas no Centro do RJ (bem próximo a uruguaiana). Cada embalagem vinha com dois spots e saíram por 59,90. Espero ter ajudado

    • Pedros P Pereira

      excelente. parabéns.

  42. Francisco Oliveira

    Olá, Eduardo!

    Posso pintar a eletrocalha e os refletores direto com spray ou tenho que lixar e passar prime antes? Alguém pode esclarecer essa dúvida?

    • Eduardo Mendes

      Não precisa lixar…Ah, rapaz, tu não leu o passo a passo, né? rss

      • Francisco Oliveira

        Obrigado pela rápida resposta, Eduardo!
        Eu li o passo a passo, mas o vendedor queria em empurrar as lixas e o prime. 🙂
        Bem, já comprei o material e vou montar nesse final de semana. Postarei o resultado assim que ficar pronto. Abraço!

  43. Lucas Schmidt

    Comprei cinco refletores PAR 38 com bando que são um pouco maiores, e vou distribuir na minha sala, acho que vai ficar show!

  44. Lucas Schmidt

    Bom, só tenho a agradecer ao Eduardo que me inspirou essa mudança, minha sala fico muito boa!
    Aprendi um macete enquanto fazia, para não precisar comprar lampadas dicroicas que são mais caras, eu utilizei minhas lampadas comuns de LED e arranquei aquele globo de plástico delas.

    Na foto a sala parece estar escura porém é culpa da minha câmera, VALEU EDUUU!

  45. rodrigo

    ficou show hein, Puxa que diferença de valor grande essa canaleta hein…aqui em Curitiba o valor médio pra essa medida é de 14 reais, eu fiz esse pendente faz umas duas semanas, foi difícil pelo peso da madeira, usei 3 peças de itaúba com 5 e 6 metros, pensa num peso:

  46. Dário Vivian

    Preciso fazer isso num salão de beleza.. Deixar bem iluminado.. Quais lâmpadas deveria usar?

  47. marcelo almeida silva

    Nossa que legal. Vou começar a fazer a cozinha, pois estou fora do mercado e preciso fazer algo para distrair enquanto o emprego nao aparece. Qdo finalizar vou postar a vcs. Obrigado Eduardo.

  48. Eduardo Mendes

    Dessa a gente não faz ainda, mas quem sabe role daqui um tempo!

  49. Maxwel Silveira

    Olá! Tem alguma possibilidade de fazer em L porém suspensa? Fixada somente nas paredes laterais.

  50. Betuca Goes

    Sua idéia me inspirou https://uploads.disquscdn.com/images/00d8871416fc1a5c18759be2f09bab639a0a55988659cd58768d878d1322104b.jpg a fazer uma versão minimalista. Ao invés de perfilado ou eletrocalha, usei uma lateral de trilhos para prateleiras. https://uploads.disquscdn.com/images/00d8871416fc1a5c18759be2f09bab639a0a55988659cd58768d878d1322104b.jpg

  51. Adriane Vilela Paulino

    Ficou muito bom! Edu que tipo de lâmpada vc usou?

  52. Bruno Ferreira

    Qual o tamanho refletor que usou Edu?

  53. Guilherme Guimarães Guedes Bik

    Muito muito muito bom cara!!! Eu quase gastei uma fortuna comprando trilhos, spots, e outras coisas…
    Legal demais… sem contar que dá o maior prazer em construir as coisas e ver que ficou bacana.
    Faça muito isto também e publico no meu site http://www.biketribe.com.br

  54. AD

    Parabéns, ótimo trabalho!

  55. Clayton Franceschetto

    Cara, que show!

    Quero fazer esse projeto de + ou – 1 metro, num ambiente cujo teto é de forro de PVC. Será que o peso não será um problema?

  56. Clayton Franceschetto

    Cara, ideia fantástica! A patroa tá me deixando doido pra fazer um trilho desses, no entanto o nosso forro é de pvc e estou na dúvida se a estrutura suporte um trilho desses, só que menor de 1 a 2 metros.

  57. Lorenna

    Oi. Qual a potência desses refletores?
    Quero fazer em cima do meu balcão americano pra iluminar sala e cozinha. Ficará uns 4,5 m de altura pois o telhado é aparente. Me dê dica, por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook