Já faz um tempo que tem uma galera me pedindo esse projeto. Como aqui quem manda sou eu (mas faço o que os leitores pedem), hoje tem, finalmente, o passo a passo de uma luminária de trilho. Nem vou enrolar muito na introdução não porque o post tá bem grande com muitas fotos. Bora para o que você vai precisar então:

  • Eletrocalha ou Perfilado. Tem pra vender em lojas de elétrica também. Vem em barras de 6 metros (34,00). Optei pela de 38mm.
  • Refletores. Eu usei 4, mas você adapta isso pra sua necessidade. Paguei 18,00 em cada numa loja de elétrica em BH. Existem modelos menores e mais em conta. Qualquer tipo de spot que tenha essa alça pra ser fixado pode ser utilizado, inclusive aqueles que já vem presos numa canopla. É só desmontar e usar normalmente.
  • Sapata pra eletrocalha. São as tampas pra fechar e dar acabamento nas extremidades. Custou 3,oo cada.
  • Fio paralelo
  • Tinta Spray, caso você não queria na cor original
  • Parafuso Auto atarraxante com bucha pra gesso (4,00 cada)
  • Arruelas. 1 pra cada refletor.

IMG_1522 IMG_1511 IMG_1591 IMG_1750

Pra começar, pedi na loja para cortarem a eletrocalha em 2 pedaços de 3 metros. Ai pintei tudo com tinta spray preta fosca. Fiz a mesma coisa com os refletores mas, nesse caso, desmontei tudo antes. Só pra reforçar: tinta spray deve ser aplicada em finas camadas esperando o tempo entre elas (uns 15 minutos).

IMG_1534 IMG_1518IMG_1546 IMG_1579 IMG_1596 IMG_1602

Depois de seco, começa a montagem. Primeiro remontei os refletores (que já estão com a nova cor) e depois fixei todos na eletrocalha com ajuda de arruela, parafuso e a borboleta que já vem em cada um. O fio, passei pelos buracos na lateral da eletrocalha. Ah, tem que deixar a mesma distancia entre os refletores pro negócio ficar mais harmónico ok?

IMG_1607 IMG_1610 IMG_1613 IMG_1615

A instalação elétrica é bem simples. Lembra do Pendente que ensinei aqui no blog? É o mesmo esquema. É uma ligação paralela que deve ligar todos os fios iguais. Ai, juntos, eles viram apenas 2 que serão ligados nos fios do teto. Tudo protegido com fita isolante, claro. Vale sempre lembrar: Se você não tem a menor ideia do que leu, peça ajuda, não tome um choque e seja feliz.

Veja também

Como usar pôsteres na decoração

Ideias com placas de carro na decoração

Depois de fazer a ligação, teste pra ter certeza que tá tudo certo. Se acendeu geral, é só colocar as sapatas na extremidade, deixar o fio que será ligado no ponto de luz pra fora, e partir pra instalação.

IMG_1699 IMG_1703 IMG_1736 IMG_1733

Pra instalar, o ideal é que tenha alguém pra te ajudar. Primeiro desinstalei a luminária antiga e deixei os fios expostos. Depois fiz um furo no teto pra fixar a bucha. Fixei apenas um ponto no meio da luminária de trilho. Isso já deixa ela presa o suficiente pra você poder marcar os outros pontos que serão fixados. Use arruelas nos parafusos mais uma vez garantir uma boa fixação.

IMG_1741 IMG_1752 IMG_1757

Pra fazer a ligação final, emende o fio que ficou pra fora da luminária nos fios do ponto de luz. Use fita isolante e esconda a ligação dentro do teto. Pro acabamento ficar legal, você pode colocar uma canopla na cor da luminária pra esconder os fios.

Agora se prepare pra uma enxurrada de fotos porque eu tô muito metido com essa luminária nova:

IMG_1783 IMG_1812 IMG_1845 IMG_1849 IMG_1858 IMG_9016 IMG_9022 IMG_9035 IMG_1873

Pensa que acabou? Nada, ainda tem video com o resultado. Saca só:

>> Se optar por pintar de preto e algo descascar durante a instalação, espirre um pouco de tinta na tampinha do spray, pegue um pincel e retoque onde for necessário.

>> Como fica na copa, decidi ter um ambiente mais acolhedor e usei lâmpadas de led amarelo.

>> Lembram da instalação elétrica aparente que ensinei aqui? Você também pode fazer a luminária com essa técnica. Os fios passarão pelos eletrodutos e os refletores devem sair de cada condulete.

Achei essa luminária relativamente fácil pra fazer e com um preço muito em conta se comparar com as luminárias de trilho que a gente acha pronto pra comprar. Curti demais o resultado e fico descendo na copa toda hora a noite só pra ligar, desligar e ficar admirando. hahahaha. Gostei tanto que vou fazer mais uma pra sala.

Ali na copa ainda vai entrar uma mesa retangular e mais uma luminária pendente, mas isso é assunto pra outro post. Por enquanto, me conta o que você achou. Pintou dúvida? Pergunta ai que tio Edu responde. Ah, compartilha com a galera também, vamo deixar o mundo mais estiloso e iluminado. #dominacaomundial