Vocês já estão enjoados de saber que eu sou praticamente um psicopata das luminárias, né? E como luminária descolada nunca é demais, resolvi postar o passo a passo de uma bem fodona pra vocês.

Dessa vez arrumei um passo a passo gringo e vou desgringolar pra todo mundo fazer em casa sem problems. Não precisa entrar em pânico porque, além de linda, a luminária é muito simples de fazer! Duvida? Vem ver!
concreto

Materiais:

  • 1 tábua de madeira com 14cm x 80cm
  • 1,30m de fio paralelo revestido
  • 1 lâmpada
  • 1 tomada (plug macho)
  • 1 interruptor liga/desliga
  • Pregos
  • Silicone líquido
  • 1 soquete
  • Fita dupla face
  • Cimento
  • Areia

Passo a passo:

Primeiro você vai dividir a tábua (pode ser qualquer uma que tiver em casa ou uma bem baratinha que você encontrar na madeireira mais próxima) em cinco pedaços:

  • 4 peças com 14cm x 16cm
  • 1 peça 14cm x 14cm

concreto1

Para cortar os pedaços de madeira, você pode usar qualquer serra tico-tico  ou até aquele serrote velho da sua casa. Cegueta também tá valendo.

Depois de serrar todas as peças, marque os lugares onde vai fixar os pregos para montar a caixa que servirá de forma para a base da luminária.  Faça um furo para o fio de eletricidade passar. Agora parafuse todas as peças de madeira juntas, formando uma caixa.

Depois de unir as partes da caixa, faça a vedação das junções internas com silicone para que a água da massa de cimento não escape e sua luminária fique toda mal acabada. Não tem silicone? Pode fazer uma gambiarra com durepoxi ou até cola quente.

concreto2

Agora cole o soquete de lâmpada em um pedaço de fita dupla-face e corte as sobras das bordas da fita com estilete. Retire  o papel do outro lado da fita e cole o soquete no fundo da caixa, do lado de dentro. Um pedaço do cabo já deve estar conectado no soquete neste momento. Aquela ligação simples mesmo, então relaxa.

concreto3

Uma dica boa, é colocar uma magueirinha de chuveiro ou um canudo de milk shake para passar o fio pelo buraco da caixa.  Além de proteger o fio, o tubo plástico não permite que a água da massa de cimento não escape mais tarde.

E como o seguro morre de velho, é bom passar um silicone em todas as junções de madeira e em volta do buraco da mangueirinha ou canudo.

concreto4

Agora chegou a hora de brincar de massinha! Uhuuuuu

Para fazer a mistura de concreto é fácil e eu já ensinei no blog: só misturar uma parte de cimento com uma parte de areia e ir colocando água até ficar com uma textura pastosa legal. Qualquer dúvida, mata essa danada clicando aqui.

Depois do concreto pronto, é só preencher a forma devagar. O pulo do gato é bater e sacudir a caixa enquanto você coloca o concreto para evitar bolhas de ar.

concreto6

Agora é deixar sua obra de arte descansando por 48 horas. Passada a ansiedade da espera, é hora de desmontar a caixa, mas com cuidado, né!

concreto8

Ficou super bem feita sua base? Show! Chegou a hora de fazer a ligação do interruptor liga/desliga no cabo da sua lâmpada e o plug macho no outro pedaço de cabo e a luminária de concreto está pronta para arrasar os corações de todos que pisarem no seu território!

concreto9

Gostou da ideia e já tá fazendo planos de onde colocar sua luminária? Então levanta da cadeira e bora botar a mão na massa! Ah! Me manda foto que eu quero ver! Ah, a lâmpada de carbono tem na lá na loja do blog! 😉

Fonte: Instructables