Como fazer adesivos de parede do Pac-Man

Como fazer adesivos de parede do Pac-Man

Tem mais leitor arteiro na área. Dessa vez o Giancarlo Marx trouxe o passo a passo de uma adesivo de parede bem bacana. Se você quer ver seu passo a passo por aqui também, é só clicar AQUI que tem todas as informações ok?

Fala, galera. Esse é o meu primeiro post por aqui, mas se você acha que já viu meu nome em algum lugar eu já apareci na Galeria do Leitor de maio de 2015, quando minha luminária de xícaras foi eleita Projeto do Mês e ganhei este poster super batuta que aparece nas fotos.

É com muito orgulho (e bastante trabalho) que este mês montei meu tão sonhado home office. Comprei um container adaptado e, como não se trata de um investimento pequeno, sobrou pouca grana pra decorá-lo. Então o jeito foi botar a mão na massa e a cabeça pra funcionar.

Pesquisei algumas referências e encontrei diversas paredes com adesivos de jogos clássicos de videogame. Depois de decidir que iria fazer o mesmo, chegou o momento de escolher um jogo para representar.

Acabei optando pelo Pac-Man por alguns motivos:
• Foi talvez o jogo mais important era Atari;
• Tem um visual icônico altamente reconhecido;
• Suas formas são simples de se desenhar e recortar manualmente;
• Por fim mas não menos importante, minha infância na década de 80 não teria sido a mesma sem o tal do Come-come.

pacman-1

Tudo resolvido, comecei desenhando as formas no Illustrator, no tamanho máximo de 45 cm horizontais, que é formato da folha de vinil adesivo (Contact). Mas essa parte você pode pular, baixando o arquivo PDF AQUI.

O próximo passo foi imprimir os desenhos que escolhi. Como fiz tudo em uma impressora caseira, tive que juntar 6 folhas A4 (sulfite) para cada personagem, tanto os fantasmas quanto o próprio Pac-Man. Também desenhei o morango e a cereja que aparecem no jogo. Cada uma delas ocupou 4 folhas.

DSC_0027

Com os moldes impressos e recortados, bastou colocá-los sobre o verso do papel Contact para riscar o desenho com uma caneta. Nesse ponto o quadriculado ajuda bastante.

DSC_0028

As marcações que vêm no Contact também ajudam na hora de recortar. Eu utilizei tesoura para as linhas maiores externas e um estilete com régua de alumínio para as linhas internas menores.

DSC_0029

Eu optei por usar apenas o contact preto fosco em todos os elementos, mas você pode fazê-lo colorido se preferir.

DSC_0030

As pastilhas pequenas e as grandes eu fiz utilizando as guias quadriculadas do próprio contact. Nem cheguei a riscar com caneta, fiz diretamente com a tesoura.

Depois disso foi só aplicar nas paredes. O processo pode ser um tanto complicado, em especial nos elementos maiores e que tem mais áreas vazadas, como o morango por exemplo. Pior ainda se a sua parede for irregular como a do meu escritório/container.

Pra ter uma composição perfeita, optei por colar primeiro os personagens, depois as frutas, e por fim as pastilhas, soltando a criatividade pra traçar os caminhos menos óbvios.

DSC_0034 DSC_0033 DSC_0032

Comprei um rolo de 10 metros por 56 reais (sobrou mais da metade). O lado ruim é que agora minha esposa está me cobrando de pensar em um desenho com o material que sobrou pra colocar na parede do nosso quarto. Estou imaginando uma silhueta de árvore seca talvez. Vamos ver.

Caso você prefira fazer colorido, esse custo pode subir um pouco, mas isso depende muito do tamanho final dos seus adesivos e da quantidade de elementos que vai utilizar.

Espero que você tenha gostado, e que o Edu me permita postar aqui mais vezes. Qualquer dúvida, pergunta aí logo abaixo que eu vou ficar de olho pra responder rapidinho. Abraço!

 

14 thoughts on “Como fazer adesivos de parede do Pac-Man

  1. Fernanda Dornelles

    Eu adoro esse jogo e ate ja anotei pra reproduzir em alguma parede la de casa,mas não tive a coragem de colocar a mão na massa pra ficar pelo menos apresentável,heheh…Ficou muito show!! 🙂

  2. Brendo de Castro

    Acho que dá pra fazer com fita isolante também, sai até mais em conta.

    • Giancarlo Marx

      Pode ser. Mas aí tem que desenhar ao vivo na parede, né? Não é pra qualquer um.

  3. Daniel

    Amigo, belíssimo trabalho, muito caprichado e criativo mesmo, parabéns! Mas fala mais um pouco sobre o container, qual é a média de preço? Voce usa ele dentro de casa? Faz muito calor? Conta tudo! rsrs

    • Giancarlo Marx

      Comprei o container de 20 pés (6 metros) e ele já veio adaptado com porta, janela, vão para o ar condicionado, instalação elétrica e pintura. Nesse modelo (sem banheiro) ele me custou 6,5k e mais 1,5k do frete de Santos pra Indaiatuba (região de Campinas). Muito mais barato do que se tivesse construído de alvenaria.

      Estou adaptando aos poucos pra o que eu quero. Entre essas adaptações está um isolamento térmico no teto (sim, ele esquenta um pouco). Existem modelos já com isolamento e outros recursos, mas acrescenta bastante no custo. O site onde comprei é este aqui: http://www.swcontainers.com. Eles têm algumas opções prontas, como essa que eu comprei, mas também fazem projetos personalizados.

      Em casa ele fica na área externa (moro em chácara) e por isso contará como área construída. Ou seja, estou providenciando a planta dele também, e no ano que vem pagarei IPTU sobre o novo escritório.

  4. Leandro Baroni

    meu nome é Leandro e devo dizer: Parabéns pelo trabalho! seu post veio em super boa hora! estava correndo atras desses adesivos para decorar minha sala…
    Me explica uma coisa que me deixou confuso: como faço essa impressão por partes?
    muito muito bom! vou começar amanhã!
    obrigado!

    • Giancarlo Marx

      Fala, Leandro!

      Cara, isso é possível no próprio programa de visualização do PDF. Caso na sua versão do Acrobat não funcione bem, eu sugiro fazer manualmente em qualquer programa que comande a impressora. No meu caso eu fiz no illustrator, mas se não tiver intimidade com o programa pode fazer no Word mesmo.

      Abraço!

    • Giancarlo Marx

      Olá, Leandro. Muito obrigado pelos elogios.

      Em alguns casos o próprio programa de ajustes da impressora faz este trabalho. Outra opção é montar o mosaico manualmente. Eu fiz no Illustrator, mas é possível fazer no word por exemplo.

      De qualquer forma você foi tão legal que merece um presente: Segue abaixo o link para o arquivo já com a composição feita. É só imprimir e montar. Cada objeto está identificado e a montagem do mosaico é de 6 folhas para cada personagem (2 fileiras de 3 folhas em pé).

      https://www.dropbox.com/s/631wdm4wycmqbnm/pacman_composicao.pdf?dl=0

      Abraço

      • Leandro Baroni

        Olá Giancarlo!

        Nooosaa fiquei muito feliz pela sua consideração em mandar esse link! F*&^%A!
        Muito obrigado pela sua atenção e consideração! mando os resultados em breve!
        Abraço

  5. Cibele Sousa

    Oiii Giancarlo, queria fazer na minha porta! Poderia me ajudar?

    • Giancarlo Marx

      Você quer um adesivo menor? Qual o tamanho da porta? Não sei qual a política do Du aqui, mas se quiser me adicionar posso te vender e enviar o adesivo pronto também. Meu skype é giancarlo.marx.skype. Abraço.

  6. Clarice Palles

    Só passei para agradecer os moldes e as dicas! Diminui o tamanho dos fantasmas e do pac-man para que ficassem da largura de uma folha A4 posição retrato. Eu e meu esposo nos divertimos muito colando e montando os caminhos na parede. Só nos falta um pouco de noção de reta, mas adoramos o resultado. Estão aí 2 fotos pra verem o resultado. Obrigada!!!

    • Giancarlo Marx

      Ficou muito legal, Clarice. Parabéns mesmo, a você e a seu marido! Realmente colocar tudo em linha reta é um desafio. No meu caso os frisos da parede do container ajudaram bastante. Talvez seja o caso de criar um gabarito numa folha, pra que um quadradinho “guie” o outro.

  7. fernanda santos

    Olá Edu! Amooo muito seu blog,suas ideias e criatividade.

    Ficou ” irado” ,tem como você me enviar os moldes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook