Como adesivar porta

Como adesivar porta

Uma das características de imóveis que são construído com foco no aluguel é que a maioria têm CARA DE NADA. Geralmente são brancos (gelo, neve, etc.) ou beges e por ai vai. No meu caso isso é uma maravilha porque se torna uma tela branca pra eu brincar. Na minha casa atual, o esquema também é esse com acréscimo de algumas portas laminadas beges.

Como_adesivar_porta - 1

Bom, então hoje eu trouxe uma solução pra quem mora de aluguel e tá a fim de renovar a porta ou pra quem quer dar uma cara nova sem muito trabalho. No projeto da copa (veja ele AQUI) a porta da cozinha é vermelha e com uma pegada bem industrial pra combinar com o restante da decoração. Como não se encontra uma porta dessas dando sopa por ai todo dia, decidi adesivar.

Baixei uma imagem em alta resolução na internet e mandei imprimir na gráfica da loja. Mandei rodar com 5 cm a mais pra cada lado pra dar acabamento. Com o adesivo pronto, desmontei a porta e coloquei em cima da mesa de jantar pra facilitar.

Como_adesivar_porta - 2

Então alinhei o adesivo pela parte de cima, deixando bem rente. Tirei o filme e apliquei só uns 5 centímetros. Com essa parte alinhada e fixada fica bem mais fácil de aplicar o resto.

Como_adesivar_porta - 3 Como_adesivar_porta - 4

Agora que vem o pulo do gato. Pra aplicar adesivo vinílico (ou contact) sem deixar bolhas, o jeito mais fácil é usar a técnica da água com sabão. Parece loucura, mas dá super certo. Até já falei disso quando adesivei minha geladeira (clique AQUI). Não tem segredo: é só você molhar toda a superfície que será adesivada usando uma esponja com água e sabão.

Como_adesivar_porta - 5

Depois disso, vá aplicando o adesivo com uma espátula de plástico. À medida que você vai aplicando, alise bem tudo pra que o excesso de água embaixo saia. Num primeiro momento, parece que não tá colando, mas assim que secar, o adesivo fica bem fixo e sem as malditas bolhas.

Como_adesivar_porta - 6 Como_adesivar_porta - 7 Como_adesivar_porta - 8

Agora é só adesivar as laterais da porta. Como são pequenas, nem precisa molhar. Só use a espátula pra fixar bem o adesivo.

Como_adesivar_porta - 10 Como_adesivar_porta - 11

Pra fechar, retire o excesso de adesivo usando um estilete bem afiado. Corte o mais rente possível da extremidade. Passe a espátula mais uma vez pra garantir que tá bem colado. Depois é só montar a porta de novo.

Como_adesivar_porta - 12 Como_adesivar_porta - 13 Como_adesivar_porta - 14

Adesivar portas ou móveis é uma boa porque o resultado é muito bacana, custa pouco e você pode trocar sempre que quiser. Só recomendo usar sempre adesivo fosco porque o acabamento fica mais realista. Olha só o resultado:

Como_adesivar_porta - 15 Como_adesivar_porta - 17 Como_adesivar_porta - 19
Como_adesivar_porta - 20

Alguns leitores acharam que eu ia dar o passo a passo da porta de correr. Fuennnnn. Mas se você tá interessado em ter uma, já digo que é uma boa pra ambientes pequenos. É só você comprar a porta e um kit pra porta de correr. A instalação é relativamente simples, basta instalar o trilho na parede e as roldanas na porta. Também precisa de um guia na parte de baixo pra porta não ficar dançando. Dá uma pesquisada na net que você encontra fácil.

Como_adesivar_porta - 18

Ah, se você gostou do meu adesivo, clique AQUI pra baixar. É só levar na gráfica e pedir pra adaptar pro tamanho da sua porta. Na loja do blog também tem várias estampas adesivas que podem ficar bem legais, CLIQUE AQUI pra conhecer.

Aos poucos a copa vai tomando cara, já já mostro o resto. Por enquanto, me conta aí nos comentários o que tá achando de tudo.

15 thoughts on “Como adesivar porta

  1. Joanilson Oliveira

    Gostei, estou com 3 portas novas na minha casa e estava pensando em pintar, mas acho q adesivado fica mais rapido, quanto fica em média o preço do metro quadrado do adesivo?

  2. Joanilson Oliveira

    Gostei da ideia, estou com 3 portas em casa e iria pintar, mas acho q adesivando pode ficar melhor, vc sabe dizer qual o preço medio do metro quadrado do adesivo?

    • Rafael Kabuchi

      Aqui em SP eu achei mais fácil, numa loja de impressão já tem várias prontas, vc compra o metro… ou no Brás msm… Eu adesivei duas portas em preto para poder escrever com giz, fazer anotações… quando enjoar, é só tirar e escolher nova cor, simples… o metro sai em média de 30/40 Reais, depende da qualidade do adesivo… escolhi um mais grosso e resistente…

      • Isabela

        Onde no Brás Raquel?? Consegue passar os contatos?? Abs

  3. Frantiesco Ribeiro Schaeffer

    muito bom, ate achei que fosse uma porta de metal!!! Parabéns Edu!! SHOW

  4. Cesar Henrique

    legal!!! mas fiquei de olho nesta parede! parece contêiner, é isso mesmo?? como vc fez??

    • Samara Vieira

      Procura direitinho aqui no site que tem explicando 🙂

  5. Viviane

    Oi Eduardo, já apliquei papel de parede adesivo em parede e contact em alguns móveis, mas a minha maior dificuldade é o alinhamento, uma diferença pequena fica no final enorme. Como vc faz pra resolver isso? Outra coisa, já testou essa técnica da esponja na parede? Abç e adoro suas dicas!

    • Felipe Pedrosa

      Viviane, para aplicar na parede você pode esborrifar água com sabão no adesivo antes de aplicá-lo, irá ficar um pouco mais flexível, agora se for aplicar em pisos e azulejos funciona perfeitamente !

  6. Gustavo

    Muito bom, da pra usar essa técnica em vários projetos!

    Edu, enviei um projeto no email. Ele também está no blog que iniciei: http://www.amoremel.wordpress.com

    Abraço

  7. Jean Quintella

    Edu, se me permite uma sugestão, o uso de uma espátula de feltro reduz o risco de riscar o adesivo impresso, embora, no caso específico desta arte sua, alguns riscos não prejudiquem a pegada “industrial” da porta. Parabéns: pela arte, pelo tutorial e pela casa. Continue enchendo nossas cabeças de boas ideias.
    Ah, mais uma coisa…
    Já trabalhei bastante tempo com adesivos (comunicação visual) e acabei aprendendo o macete de aplicar adesivo sem água, sem sabão e sem bolhas no resultado final. Vale a pena procurar algo assim no Youtube (adesivação a seco). É simples, rápido e indolor (ui!).

    Abs.

  8. Renan Menelli

    Maneiro o tutorial, mas nunca acho como adesivar portas que tem aqueles detalhes em relevo, como as portas antigas… sempre são portas lisas, mais fáceis… dá uma idéia aí, plz. Obg

  9. Orlando

    Olá! Acabei de conhecer o seu site e colocarei em prática varias ideias que você postou. Me interessei bastante sobre a porta de correr que aparece neste post e gostaria de mais informações sobre como fazer uma, procurei por aqui e não encontrei nada a respeito desse trilho. Obrigado e parabéns por nos ajudar com excelentes ideias.

    • Eduardo Mendes

      Oi Orlando. Pra fazer essa porta de correr, o ideal é comprar um kit. Ele já vem com tudo que você precisa. Você encontra em casa de ferragens.

  10. lea

    ok ficou legal, mas quando tiver que entregar a casa vai ter que retirar o adesivo. Não vai ficar restos de cola no laminado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook