Tem uma pergunta que é recorrente aqui no HC: “Edu, e quando você decorar a casa toda?”. O engraçado é que a resposta também é recorrente: “Uma casa nunca fica pronta.” Sim, meus queridos leitores, sua casa nunca vai ficar 100% pronta e agradeça a Deus por isso. Quem me conhece sabe que sou inquieto por natureza e esse fogo no rabo essa necessidade de estar sempre em movimento é uma das minhas principais características. Claro que isso se reflete na minha casa também.

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que eu fiz alguns projetos pro meu quarto (1, 2, 3) e ele tava quase pronto. Sim, quase porque enjoei daquele colorido todo e decidi mudar tudo, de novo.

Cabeceira_1

Então veio a idéia de dar uma repaginada e adotar umas cores mais sóbrias. Percebi que passo muito tempo no quarto e o excesso de cor e grafismo tava me incomodando. Aí decidi investir em menos cor e destacar só um detalhe ou outro. Comecei  pela parede atrás da cama (passo a passo em breve) e pela cabeceira.

Veja também

Iluminação LED na cabeceira

Luminária de cabeceira – Faça você mesmo

Toda vez que minha mãe vem me visitar ela solta: “Meu filho, essa cama sua é muito esquisita. Não tem lado pra dormir. Dormir de cabeça de pra baixo faz mal. Compra uma cabeceira”. Nunca entendi muito bem essa relação não, mas como sempre me ferrei quando não fiz o que ela mandou, dei logo um jeito de fazer a vontade de Dona Graça. O resultado? Saca só:

Cabeceira_10

Eu queria uma cabeceira alcochoada, mas sem capitonê. O problema foi descobrir algo que não ficasse com cara de motel do centro e ainda tivesse minha cara. Depois de buscar milhões de referências, decidi colocar a mão na massa. 

Eu precisei de:

– 1 chapa de madeirite 9mm;

– 1 chapa de madeirite 13mm;

– 2 metros de espuma;

– Cola Branca;

– Tecido (escolhi linho);

– Grampeador de Tapeceiro;

– Serra Tico Tico;

– Parafusos

O passo é um pouco demorado, mas é muito fácil. Eu fiz levando em conta as medidas da minha cama que é casal padrão ok? Primeiro desenhei 28 quadrados de 22x22cm na chapa de madeirite e depois cortei usando uma serra tico tico. Se você não tiver essa serra em casa, na hora de comprar o madeirite peça na madeireira que eles cortam pra você e cobram um mixaria.

Cabeceira_3

Pra fazer o alcochoado eu comprei uma manta de espuma (encontrada fácil em lojas de couro ou material para estofados) e, usando o quadrado de madeira, recortei-a no mesmo tamanho. Aí usei cola de contato pra colar a espuma na madeira. A cola de contato fuciona da seguinte forma: você passa nas duas superfícies que quer colar. Aí quando começar a secar (faça um teste com o dedo), você junta a duas partes e pronto. Ah, essa cola é a famosa “Cola de sapateiro” e, como o intuito aqui é apenas fazer uma cabeceira, use um máscara e não fique doidão ok?

Cabeceira_4

Agora é hora de forrar as peças da sua cabeceira. Isso é moleza. Basta recortar o tecido escolhido no mesmo formato e deixar sobra uns 3cm de cada lado. Aí é apelar pro famoso grampeador de tapeceiro e forrar tudo (no mesmo esquema da cadeira que já mostrei aqui).

Cabeceira_5

Bom, só falta montar a cabeceira. Pra fazer a base, você deve recortar no madeirite de 13mm um retângulo um pouco menor que o tamanho total da cabeceira (154 cm x 88 cm). Eu fiz com 10cm a menos na altura e na largura. É importante que essa base seja menor pra que não fique aparecendo. Pra fixar as almofadas eu passei cola branca e depois e, pra garantir, parafusei todas na base.

Cabeceira_6

Espere uns 2 dias pra que a cole seque e agora é só instalar sua cabeceira. Eu coloquei duas buchas na parede e coloquei uma espécie de pino de ferro. Depois foi só prender um ganho na base da cabeceira e encaixar. Não se preocupe, a cabeceira não vai cair.

Cabeceira_7

Mas funciona, produção?

Já fiz o teste drive e achei bem confortável a cabeceira, sem contar que tá dando outra cara pro meu quarto né? Agora vem aquelas fotos em que eu dou uma geral no quarto (e na bagunça) só pra ficar com cara de revista. rs

Cabeceira_9

Cabeceira_8

>> Usei espuma com com 5cm de espessura;

>> Além da espuma, tinha forrado tudo com manta acrílica, mas isso deixou as almofadas meio arredondadas nos cantos, então saí fora dessa idéia;

>> O madeirite não é a melhor madeira do mundo, mas é super barato e dá conta do recado. Use o que o seu bolso permitir

>> Usei linho, mas você pode usar qualquer tecido e estampa. Só escolha um de qualidade, afinal não dá pra trocar a cabeceira todo dia né?;

>> A cabeceira é  cinza sim, e daí? Me deixa. rs.

>> Se você tem um parafuso a menos, pode usar a técnica em todas as paredes e se jogar. Rs #HospicioStyle

Como eu disse, esse foi o primeiro projeto da reforma do quarto e dessa vez não vai ser uma série de posts seguido. O motivo? A reforma não tá pronta ainda. E eu sou exatamente igual vocês, tem dia que tô sem saco ou sem inspiração e então prefiro ir fazendo aos poucos e vendo o que rola. Se engessar demais, perde a graça e foge da proposta do blog.

Em breve mostro a a solução pra parede e mais o que tiver pronto. Hehe. Enquanto isso, você pode comentar aí embaixo o que achou e, de quebra, pode compatilhar o post com quem você curte. Ah, me segue no instagram? @homensdacasa

HC Store