Cabeceira para cama box – Faça você mesmo

Cabeceira para cama box – Faça você mesmo

    Tem uma pergunta que é recorrente aqui no HC: “Edu, e quando você decorar a casa toda?”. O engraçado é que a resposta também é recorrente: “Uma casa nunca fica pronta.” Sim, meus queridos leitores, sua casa nunca vai ficar 100% pronta e agradeça a Deus por isso. Quem me conhece sabe que sou inquieto por natureza e esse fogo no rabo essa necessidade de estar sempre em movimento é uma das minhas principais características. Claro que isso se reflete na minha casa também.

    Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que eu fiz alguns projetos pro meu quarto (1, 2, 3) e ele tava quase pronto. Sim, quase porque enjoei daquele colorido todo e decidi mudar tudo, de novo.

    Cabeceira_1

    Então veio a idéia de dar uma repaginada e adotar umas cores mais sóbrias. Percebi que passo muito tempo no quarto e o excesso de cor e grafismo tava me incomodando. Aí decidi investir em menos cor e destacar só um detalhe ou outro. Comecei  pela parede atrás da cama (passo a passo em breve) e pela cabeceira.

    Veja também

    Iluminação LED na cabeceira

    Luminária de cabeceira – Faça você mesmo

    Toda vez que minha mãe vem me visitar ela solta: “Meu filho, essa cama sua é muito esquisita. Não tem lado pra dormir. Dormir de cabeça de pra baixo faz mal. Compra uma cabeceira”. Nunca entendi muito bem essa relação não, mas como sempre me ferrei quando não fiz o que ela mandou, dei logo um jeito de fazer a vontade de Dona Graça. O resultado? Saca só:

    Cabeceira_10

    Eu queria uma cabeceira alcochoada, mas sem capitonê. O problema foi descobrir algo que não ficasse com cara de motel do centro e ainda tivesse minha cara. Depois de buscar milhões de referências, decidi colocar a mão na massa. 

    Eu precisei de:

    – 1 chapa de madeirite 9mm;

    – 1 chapa de madeirite 13mm;

    – 2 metros de espuma;

    – Cola Branca;

    – Tecido (escolhi linho);

    – Grampeador de Tapeceiro;

    – Serra Tico Tico;

    – Parafusos

    O passo é um pouco demorado, mas é muito fácil. Eu fiz levando em conta as medidas da minha cama que é casal padrão ok? Primeiro desenhei 28 quadrados de 22x22cm na chapa de madeirite e depois cortei usando uma serra tico tico. Se você não tiver essa serra em casa, na hora de comprar o madeirite peça na madeireira que eles cortam pra você e cobram um mixaria.

    Cabeceira_3

    Pra fazer o alcochoado eu comprei uma manta de espuma (encontrada fácil em lojas de couro ou material para estofados) e, usando o quadrado de madeira, recortei-a no mesmo tamanho. Aí usei cola de contato pra colar a espuma na madeira. A cola de contato fuciona da seguinte forma: você passa nas duas superfícies que quer colar. Aí quando começar a secar (faça um teste com o dedo), você junta a duas partes e pronto. Ah, essa cola é a famosa “Cola de sapateiro” e, como o intuito aqui é apenas fazer uma cabeceira, use um máscara e não fique doidão ok?

    Cabeceira_4

    Agora é hora de forrar as peças da sua cabeceira. Isso é moleza. Basta recortar o tecido escolhido no mesmo formato e deixar sobra uns 3cm de cada lado. Aí é apelar pro famoso grampeador de tapeceiro e forrar tudo (no mesmo esquema da cadeira que já mostrei aqui).

    Cabeceira_5

    Bom, só falta montar a cabeceira. Pra fazer a base, você deve recortar no madeirite de 13mm um retângulo um pouco menor que o tamanho total da cabeceira (154 cm x 88 cm). Eu fiz com 10cm a menos na altura e na largura. É importante que essa base seja menor pra que não fique aparecendo. Pra fixar as almofadas eu passei cola branca e depois e, pra garantir, parafusei todas na base.

    Cabeceira_6

    Espere uns 2 dias pra que a cole seque e agora é só instalar sua cabeceira. Eu coloquei duas buchas na parede e coloquei uma espécie de pino de ferro. Depois foi só prender um ganho na base da cabeceira e encaixar. Não se preocupe, a cabeceira não vai cair.

    Cabeceira_7

    Mas funciona, produção?

    Já fiz o teste drive e achei bem confortável a cabeceira, sem contar que tá dando outra cara pro meu quarto né? Agora vem aquelas fotos em que eu dou uma geral no quarto (e na bagunça) só pra ficar com cara de revista. rs

    Cabeceira_9

    Cabeceira_8

    >> Usei espuma com com 5cm de espessura;

    >> Além da espuma, tinha forrado tudo com manta acrílica, mas isso deixou as almofadas meio arredondadas nos cantos, então saí fora dessa idéia;

    >> O madeirite não é a melhor madeira do mundo, mas é super barato e dá conta do recado. Use o que o seu bolso permitir

    >> Usei linho, mas você pode usar qualquer tecido e estampa. Só escolha um de qualidade, afinal não dá pra trocar a cabeceira todo dia né?;

    >> A cabeceira é  cinza sim, e daí? Me deixa. rs.

    >> Se você tem um parafuso a menos, pode usar a técnica em todas as paredes e se jogar. Rs #HospicioStyle

    Como eu disse, esse foi o primeiro projeto da reforma do quarto e dessa vez não vai ser uma série de posts seguido. O motivo? A reforma não tá pronta ainda. E eu sou exatamente igual vocês, tem dia que tô sem saco ou sem inspiração e então prefiro ir fazendo aos poucos e vendo o que rola. Se engessar demais, perde a graça e foge da proposta do blog.

    Em breve mostro a a solução pra parede e mais o que tiver pronto. Hehe. Enquanto isso, você pode comentar aí embaixo o que achou e, de quebra, pode compatilhar o post com quem você curte. Ah, me segue no instagram? @homensdacasa

    HC Store

    69 thoughts on “Cabeceira para cama box – Faça você mesmo

    1. Ana Paula Castro

      Ótimo! Adoro suas criatividades pq vc é detalhista. Amei!

    2. Poliane Monteiro

      Tenho que dizer, adoro esse blog!

    3. Deisy Cruz

      Show! Que empenho fazer todos esses quadradinhos. Tô com um grampeador desse na minha lista de desejos rsrsrs

    4. Deborah Diniz

      Eu fiz uma para o quarto da minha mãe. Mas usei papelão grosso no lugar da madeira e colei o tecido com cola quente! 😉

    5. Stephany Rodrigues

      Curti a cabeceira, mas de antemão confesso: não curti a estampa da parede, me deu vertigem! rsrs
      Achei bem mais fácil do que parede! A parte mais difícil (pra mim) seria cortar a madeira. Do restante, bem simples e realizável! 😉

    6. Dayane Macedo Braga

      Preciso saber como você fez essa parede LINDA! E vou fazer a cabeceira já ahaha

    7. Matheus

      Muuuuuito bom!!!

    8. Rosangela Sulprino

      Edu que linda você sempre surpreende
      as cores estão lindas ,amo cinza também
      não canso de admirar seu blog é delicioso .

    9. Denyse Mathias

      Pensando seriamente em copiar. E adorei a cabeceira cinza, não vi nada de mais…

    10. sabrina

      gostei! ja estava na cabeça uma ideia parecida. Já tinha até pedido pro meu pai encomendar as madeiras pra mim, mas no meu caso serão 6 pedaços na vertical.

    11. Nayane Souza Valadão

      Ameeei!!Ontem eu e meu esposo estávamos procurando dicas sobre decoração barata e pensando no que utilizaríamos para fazer a cabeceira da cama e sua proposta veio ao encontro do que estávamos imaginando para o nosso quarto. Valeu demais esse post!

    12. Juliana Amado

      Ficou super elegante! Adoro cabeceiras acolchoadas. Como disse a Stephany, acho que o mais difícil para mim seria cortar a madeira, mas daria para resolver comprando já nas medidas, né?

    13. Jonathan Kiraly

      Parabéns pelo blog, muito ótimo!
      Gostaria de saber, se a cabeceira fica acima da cama, ou começa atrás da cama, deixando um espaço entre a cama e a parede abaixo da cabeceira…???
      Vlw.

      • Eduardo Mendes

        Obrigado Jonathan.
        A cabeceira começa na altura do box da cama.

        • Jonathan Kiraly

          ata blz, vlw, to até pensando em pegar minha cama atual(casal), corta-la e fazer dela um sofá, se der certo vejo se mando pra vc ver se entra na galeria do leitor, entre outras idéias…
          novamente parabens e muito obrigado, ta ajudando bastante o blog naquela repaginada básica(mítica) no quarto. vlwww

    14. Gleice

      Amei <3

    15. Fernanda Dornelles

      Super aconchegante esse modelo que vc escolheu.A cor ta super sóbria,com certeza enjoa menos que a anterior.Adorei a mudança! 🙂

    16. Roseanne Campos

      Ficou muito bom.

    17. Pedro Marques

      Edu, ficou TOP demais irmão, muito lindo mesmo… Estou pensando em fazer alguns “quadrados” com estampa étnica e outros em cinza!

    18. Thalita

      Fiquei com dó porue tirou o papel sonho-de-consumo do Rosembaum… Entretanto, achei chic o preto. Super realizável num quarto de casal, porque não fica romantiquinho demais. Acho que nenhum marido merece acordar no meio de quilos de babados rosa. Vou mostrar por aqui a cabeceira, quem sabe meu marido num resolve mostrar o talento dele me ajudando….

    19. Carla Nascimento

      Adorei Edu! Realmente sua cara…
      Tá explicado o por quê de toda vez que eu vejo cinza lembro de vc…hehehe

      Beijos 😉

    20. Lais S.

      Hey, homem da casa, sou inquieta como vc!! kkkkkkk! Esse negocio de bicho carpinteiro é uma coisa, quero fazer 1000 coisas e td ao mesmo tempo. Adorei a cama e a parede, acho que ficou ainda melhor que o antigo e acho, tb, que vc fez certíssimo em ouvi sua mãe e arrumar uma cabeceira. Praga de mãe pega kkkkk! Bjs Edu, adoro seus prijetos e a tua forma de contá-lo pra gente.

      http://agentedecora.blogspot.com.br/

    21. Ana Paula Mesquita

      Ficou lindona a cabeceira!! Deve ficar linda tb em tons pastéis (mulherzinha hahahahaha). Parabéns Edu!

    22. Wellington Cruz 

      Muito legal!!!! Estou pensando em acolchoar a minha cabeceira das casas bahia!! :-/

    23. Anna Cassia Passarelli

      Achei beeem melhor- e olha que também tenho fog…digo; não paro de fuçar na casa; sou mulher e também adorei quando meu quarto ficou cinza (agora ele é o escritório/quarto dos cachorros (?!)), mas o melhor de tudo é que cinza é cor, sim, combina com TODAS as outras e não enche a paciência depois de dois meses. Adorei. Tb preciso de uma cabeceira… mas sou menina e não vou chegar perto de madeirite nada. já comprei uma placa de isopor… ks ks Tudo para fazer no quarto maior, que terá base em P & B e pitadas de cor de acordo com o humor do semestre. Será que desmonta???

    24. Luciana

      Ficou excelente! Quero muito tentar em casa. Comprou tudo aqui em BH? Poderia passar os nomes das lojas, por favor? Obrigada e um beijo

    25. Tiago Marques

      Era exatamente o toque que eu buscava .achei incrível e criativo! com certeza irei copiar e ver se tomo coragem e termino de vez esta reforma do meu quarto que dura mil anos .. haha …. parabens!

    26. Flávia

      Adorei também o papel de parede. De onde é?

    27. Felícia Volkweis

      Oi, Edu!

      Inspirada pelo teu post, também fiz uma cabeceira estofada. Não segui o mesmo modelo, mas o que queria mesmo dizer é que teu post foi a alavanca para que eu fizesse este projetinho aqui em casa. Obrigada!! 😀

      Aqui tenho uma postagem onde mostro como ficou: http://feliciavolkweis.blogspot.com.br/2014/02/cabeceira-estofada-como-faze-la.html

    28. Flavia Motta Pereira

      Ficou linda a cabeceira! Só não entendi muito bem como ela é presa na parede, tem apenas o apoio embaixo? Nada para segurar a parte de cima?

    29. Dyogo Nascimento

      Edu, tudo bom?

      Só pra vê se eu entendi.
      Você colocou dois pinos na parede, mas na cabeceira fez furo ou colocou algo pra pendurar?

      Teria como colocar uma foto?

      Agradeço

    30. Luciana Stabile

      Mas que moço prendado, gente! AMei!

    31. Melissa

      Caramba!!!!!! Virei sua fã!!!!! Já colei papel contact no fogão e geladeira. Agora farei o “cabideiro suspenso” ; troca de tecido nas cadeiras, etc Parabéns. Já estou te divulgando para os meus conhecidos.

    32. Max Steel

      Ficou show cara!!! Aprovadasso!!!!

    33. André

      Onde você encontrou esse pino de ferro?

    34. Elaine nogueira

      A-dorei!!Estou aqui deitada ,rsrr olhando seu blog, conheci hoje e não consigo parar…quero ver tudo de uma vez..Vou tentar fazer uma cabeceira se ficar boa te mando a foto. Só tenho que dizer parabéns!!!!

    35. Camis Maria

      Oi, boa noite… Tb conheci o blog hoje através do instagram e já estou seguindo… Tb estou querendo fazer uma cabeceira pro meu quarto, vi umas referências e me apaixonei por essa da imagem abaixo, já comprei as almofadas e tudo.. Alguma ideia de como prendê-las? As de cima tem uma ripa, mas entre elas não sei como fazer… Minhas almofadas são de “shantong”, um tecido mais fino, não sei como seria a melhor ideia para não rasgar… Help?…rs

    36. Júlia Arantes

      Boa ideia!

    37. Roberta Andrade

      Cinza sim ! Tudo de muito bom gosto. Ficou lindo !

    38. Lucimere Moura

      Edu!!! Querido… seu blog me inspirou e esse post em especifico foi o que mais me ajudou a tomar a coragem de fazer minha cabeceira… meu marido e eu colocamos a mão na massa e fizemos do jeitinho que vc ensinou… rs
      e o resultado: ficou lindonaaaa! adorei!!!! se quiser mando as fotos… Continue assim, inspirando criatividade!! Ahhh e eu escolhi cinza também!!! “me deixa… rs”

    39. Kharol Salvador

      Olá Edu! Fiz a minha tbm mais antes do seu post, fiz um pouco diferente coloquei um tipo de couro q não é couro e com quadrados um pouco maiores amei agora falta o tecido na parede!!!! Beijossss

    40. Samira

      Oi Edu, simplesmente amo seu blog e fanpage, me dão sempre muita inspiração e meu marido vive dizendo que eu não paro de criar as coisas dentro de casa, ainda não cheguei nem as 50% do que eu quero de decoração da minha casa mas caminho todo final de semana para arrumar alguma coisa com a nossa cara. Tenho um grave problema com o pezinho da minha cama box, eu detesto, dessa vez tirei todos, você tem alguma dica de alguma coisa que eu possa fazer em relação a isso, ou alguma criação que seja legal adaptar a esse problema do quarto? Um abraço, Samira (Face:https://www.facebook.com/passeadores.caoandarilho) Samira

    41. Aline Freitas Martins

      Ótima idéia.
      Gostaria de saber se mesmo colocando a cabeceira com ganchos, ela ficou rente a parede.

    42. Daiana

      Sensacional e muito caprichado, parabéns. 🙂

    43. Wagner Albuquerque

      Fala Edu! Cara que ideia massa, acabei de receber o ap e já estou pirando com as suas ideias! Parabéns!!!

    44. william belini

      muito boa essa ideia… gostei muito

    45. Tayse Maria

      Ficou muito bom memso imagina no rosa florido ficaria magnifico

    46. Pingback: Faça você mesmo: Cabeceira acolchoada | Decorar é preciso

    47. Pedro

      Olá Eduardo, gostaria de saber onde você conseguiu esse tecido da parede ??

    48. Thiago Reis

      Cara, parabéns por cada projeto! Copiei a do “tijolinho fake” e agora partindo pra copiar essa (com led atrás) haha…
      Show de bola seus projetos! Deus abençoe!

    49. Vivi Lemos

      To adorando todas as suas dicas! Vou colocar em prática a parede de cimento queimado, a parede de tecido e a cabeceira… Um dia volto aqui pra te contar como ficou… rsrs! Sucesso e longa vida ao blog!

    50. Pingback: DIY: 5 cabeceiras para cama que você mesma pode fazer - Casinha Arrumada

    51. Marcelle

      Ei Eduardo, bom dia. Fui inventar moda no meu quarto com pouca tinta e pintor apenas a metade da parde, porem de cima ate o meio.. ficou horrível.. Me ajuda?

      • Patricia Freitas

        Cola tecido com uma estampa que vc goste na parte de baixo!

    52. Pingback: 6 cabeceiras de cama para você fazer em casa – DicaManeira

    53. Pingback: 5 Faça você mesmo – Cabeceiras de Cama. – Minha Mansão de Dois Quartos

    54. Michelle Azevedo Dias

      Oi! Que lindamaravilhosa que ficou!! Quanto vc gastou +-?

    55. Luciene Casatte

      Adorei essa idéia. Seu passo a passo é muito bem explicado, além do que vc é muito espirituoso, por isso fica melhor ainda de ler! Parabéns pela criatividade!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Youtube

    Pinterest


    Facebook