Certo dia, peguei um desvio pra chegar em casa e passei em frente a um galpão cheio de tambores. Como eu já ando com o radar ligado 24h por dia, já fiquei doido e parei na hora. Aí descobri que era uma fábrica que reforma tambores usados e revendem. Depois de uma conversa, convenci o kra a me vender um (30 reais).  O próximo passo foi fazer o dito cujo caber dentro do meu carro. Resumindo a história, vim com o peito praticamente colado no volante. Se eu respirasse mais fundo, já era…

IMG_5195

Aí trouxe o tambor pra casa e ele ficou na garagem um bom tempo enquanto não tinha uma ideia pra ele. Tempo até demais, já que ele começou a enferrujar, mas nada que prejudicasse o resultado final. Bom, num domingo desses me deu um estalo e decidi fazer um barzinho com ele, mas queria que além disso eu tivesse uma opção de escrever nele também. Então chegou a hora de finalmente usar tinta lousa aqui em casa.

Fazer esse projeto é muito fácil. Você só vai precisar de:

– 1 tambor (sério Edu?)

– Lixa

–  Esmalte Sintético Coralit tradicional preto fosco, da Coral

– Pincel ou rolinha de espuma

– Pano úmido

Como a parte de cima fava bem preservada, só passe um pano molhado. Nas laterais tinham alguns adesivos colados. Tirei usando uma paradinha que chama Limpa Grude. Foi só dar umas borrifadas, esperar um tempo e tirar toda a cola com o pano. Depois disso, foi partir pra pintura. Usei a Coralit Tradicional da Coral, na cor Preto Fosco. Essa tinta tem uma cobertura excelente e nem precisou de tinta base.

IMG_5187 IMG_5192 IMG_5200Pintei todos os detalhes da tampa e depois passei para as laterais. A cobertura da tinta é excelente e nem precisou de uma base. Pintei o tambor até a metade.

IMG_5201 IMG_5208 IMG_5220

Depois de secar (por volta de 2 horas) eu virei o tambor. Como eu disse antes, o fundo tava bem enferrujado e foi preciso de um cuidado a mais. Antes de pintar eu lixei pra tirar a ferrugem e, após fazer isso, passei mais uma vez o pano úmido pra deixar tudo limpo. Pra fechar pintei todo o resto do tambor e esperei secar.

IMG_5180 IMG_5183 IMG_5225

Com o tambor todo preto e fosco, chegou a hora de brincar e desenhar algo. Pra finalizar, coloquei a bandeja do barzinho e as bebidas.

IMG_5232

>> Você encontra esse limpa grude em casas de limpeza

>> Pra limpar o giz é só usar um pano molhado. Sai sem deixar marca alguma. Muito bom

>> Não, eu não adesivei Chanel nº 5 como um monte de gente sugeriu. rs

>> Você encontra tambores em empresas que trabalham com material inflamável. Vale dar uma pesquisada em Venda de Tambor no google também!

>> O esmalte sintético Coralit Tradicional fosco também pode ser utilizado em paredes ou portas pra fazer o efeito lousa.

 

Além de barzinho, você pode usar o tambor como mesa de canto na sala, como mesa de apoio no escritório, como criado mudo, etc. As possibilidades são muitas.

Gostaram? Então conta pro Tio Edu tudo. Ah, fez um igual aí na sua casa, manda pra cá ok?