As luminárias da Sala

As luminárias da Sala

Como prometido no meu último post, hoje é dia de falar das luminárias do projeto da minha sala/copa. Até hoje não sei se chamo a copa de copa ou de sala de jantar, mas enfim… Bom, todo mundo sabe eu eu sou muito tarado em luminárias né? Então imagine só a minha cara ao me deparar com esse tipo de coisa aqui em casa:

Luminarias_ Sala-Copa - 1

Pois é, tem uma “belezinha” dessa instalada em TODOS os cômodos da casa pra assustar as visitas que acham que eu moro numa casa de revista. Mas pra tudo nessa vida a gente dá um jeito e ainda monta um passo a passo, então vou te mostrar todas as luminárias da sala e da copa. Pra começar, coloquei uma na entrada do lavabo.

Essa foi um achado. Estava eu no Leroy e fui dar uma olhada nas bancas de saldão, ai achei uma luminária náutica (aquela tartaruga pra parede de jardim) por 39,90. Ela é toda de ferro e bem bonita. Já pensei: vai pro teto da entrada do lavabo.

Luminarias_ Sala-Copa - 2

Foi bem simples: desmontei tudo e usei um pé de galinha (o nome é tosco assim mesmo) da luminária pra marcar os furos e furei com uma furadeira. Depois fixei a base da luminária no teto usando o mesmo pé de galinha. Instalação basicona mesmo.

Luminarias_ Sala-Copa - 3 Luminarias_ Sala-Copa - 4 Luminarias_ Sala-Copa - 5

Passei os fios e instalei no soquete da luminária normalmente. Aí testei pra ver se tava tudo certo e, por fim, coloquei a tampa. Luminarias_ Sala-Copa - 6 Luminarias_ Sala-Copa - 7 Luminarias_ Sala-Copa - 8 Luminarias_ Sala-Copa - 9

Tudo muito fácil e barato. E no fim das contas, menos uma luminária monstro na casa.

Outra opção que eu escolhi também foi colocar mais uma luminária de trilho (mostrei todo o passo a passo AQUI) igual à da copa pra iluminar a estante de vergalhão. Como os spots são móveis, apontei 2 pra estante e mais um pra sala pra garantir uma luz bacana.

Luminarias_ Sala-Copa - 32 Luminarias_ Sala-Copa - 31

No projeto original, também tinha na sala um pendente super descolado em formato de aranha. Por motivos de $$$ não rolou e tive que me adaptar. Então apelei pro Pendente que ensinei AQUI há um tempão.

Aí surgiu um pequeno problema que deve ser bem comum aí na sua casa também: o ponto de luz tava distante de onde eu queria que o pendente ficasse. O primeiro passo foi usar um pé de galinha de referência e fazer 2 furos no teto, no novo lugar da luminária.

Luminarias_ Sala-Copa - 10

Além de longe, o ponto de luz ainda tava debaixo do painel da TV. Foi aí que entrou uma das melhores invenções do mundo: a eletrofita. Com ela você puxa ligações de onde quiser e ainda deixa um acabamento lindão.

Então retirei duas ripas do painel pra achar o ponto de luz e retirei a luminária monstra, deixando só os fios. Ai medi a quantidade de eletrofita necessária até o novo lugar da luminária. Tirei o adesivo e apertei as duas pontas com alicate criando uma espécie de tomada.

Luminarias_ Sala-Copa - 11 Luminarias_ Sala-Copa - 12

Encaixei cada ponta num conector. Depois peguei os fios do ponto de luz e encaixei na outra extremidade. Com essa ligação feita, tirei a película da fita e apliquei ela no teto até chegar no novo ponto onde a luminária ficaria.

Luminarias_ Sala-Copa - 13 Luminarias_ Sala-Copa - 14 Luminarias_ Sala-Copa - 15Luminarias_ Sala-Copa - 17 Luminarias_ Sala-Copa - 18

Na outra extremidade da fita fiz o mesmo esquema com o conector e na outra extremidade e coloquei os fios da nova luminária.Luminarias_ Sala-Copa - 19 Luminarias_ Sala-Copa - 21 Luminarias_ Sala-Copa - 22

Pra esconder a fita no teto, dei uma demão de massa corrida bem fina. Esperei secar, lixei pra igualar tudo e pintei da mesma cor do teto.

Luminarias_ Sala-Copa - 23 Luminarias_ Sala-Copa - 24 Luminarias_ Sala-Copa - 25

Com a ligação elétrica pronta, só fixei o pendente normalmente no teto, como se o ponto de luz estivesse sempre ali. Olha só como ficou:

Luminarias_ Sala-Copa - 30

Pra fechar, tem os 2 pendentes que vão em cima da mesa de jantar. Esses deram um pouco mais de trabalho porque todas as luminárias com pegada industrial que eu achei eram muito caras. Então um dia fui numa loja de material elétrico e achei esse pendente grandão (240,00) e enxerguei um potencial enorme.

Luminarias_ Sala-Copa - 26

Fiz o mesmo esquema da luminária anterior pra puxar os pontos de luz exatamente em cima da mesa. Depois dei 2 demãos de spray metálico (Cor Grafite da Colorgin) pra deixar ele mais bonito. Também pintei as correntes que seguram eles.

Luminarias_ Sala-Copa - 27 Luminarias_ Sala-Copa - 28 Luminarias_ Sala-Copa - 29

A instalação foi básica também. Só que ao invés de um parafuso, coloquei um gancho na canopla. Ai pendurei a corrente nele e desci o fio por ela. Ah, uma dica: quando for colocar um pendente em mesa, calcule um espaço de 70 a 80 cm entre ele e a mesa. O ideal é que as pessoas se sentem e não enxerguem a lâmpada ok?

Luminarias_ Sala-Copa - 33 Luminarias_ Sala-Copa - 34

Ufa, post grande né? Mas olha só como ficou bacana toda a iluminação pronta:

Luminarias_ Sala-Copa - 36 Luminarias_ Sala-Copa - 37 Luminarias_ Sala-Copa - 39 Luminarias_ Sala-Copa - 40 Luminarias_ Sala-Copa - 41 Luminarias_ Sala-Copa - 42

Usei lâmpada de carbono no pendente com 6 pontos ( compre AQUI) e lâmpadas de LED nas demais luminárias. Optei pela luz amarela, acho que deixa tudo mais confortável. Pra quem quiser comprar o pendente de 6 lâmpadas, tem na LOJA DO BLOG em 4 opções de cores. É só clicar AQUI.

Sou suspeito, mas achei tudo bem bacana, e você? Sei que o post tá gigante, mas se você chegou até aqui e ficou alguma dúvida, só me perguntar aí nos comentários, combinado?




19 thoughts on “As luminárias da Sala

  1. Patricia

    Porque optou por duas luminárias na mesa e não uma? Porque vc não faz mais vídeos?
    Abraços! E claro,Tudo ficou incrível!

  2. lillizinha

    Estou morrendo aqui com a descoberta da eletrofita! Acho que vai ser a solução pra falta de tomadas na casa do meu namorado… E sua casa tá de revista mesmo!!! Lindona!!!

  3. Eris

    Ficou legal, mas a luz na mesa está muito forte e concentrada (dura), tenta por uma lâmpada mais suave.

  4. Kátia Castilho

    Oi Edu! Sabe onde posso garimpar luminárias industriais em Bh?

  5. Raquel Souza

    Sua casa está demais… de revista! Adoro acompanhar seu blog…

  6. Michel Moreira

    Demais! Fiz um com mesma pegada para a cozinha!

  7. Simone

    Um show!!!! Tá mto linda…

  8. joyce

    aquela parede de tijolinhos é a feita com isopor? Fiquei com vontade de fazer no meu apartamento mas fiquei com medo sobre os bichinhos que comem isopor, você nao teve nenhum problema com isso?

  9. Milena Fellippini

    Bom dia! Devo lhe dizer que seu post veio na hora certa! RS… Compramos um apartamento e por padrão o teto veio com “textura” ( se podemos chamar assim aquilo) e com um único ponto central de luz, porém é sala e sala de jantar… Pedimos pro gesseiro consertar a caca.. Ops… Deixar tudo lisinho, mas ainda estava triste por não poder ter um lustre ryco sobre a mesa… E vi seu post ?

    Só ficou uma dúvida, essa fita é bem fininha ou fica sobressalente e dá pra ver o caminho dela?

    PS: apesar de nunca ter colocado a cara no sol, estou sempre aqui acompanhando… Há tempos queria pôr a mão na massa, mas como sabia que logo entregaria o apê, não me arrisquei aqui na casa que moro! Mas ontem fizemos uma parede com listras cinzas em dois tons e branco… E olha o bichinho do diy nunca esteve tão grande dentro de mim ?

    • Eduardo Mendes

      Oi Milena, a fita é bem fininha. É só dar o acabamento com massa corrida que fica imperceptível.

      • Milena Fellippini

        Obrigada! Você me está me poupando de uma decepção, RS… ❤

  10. Beatriz Liberino

    é muita esperteza pro meu coraçãozinho de decoradora enrustida aguentar

  11. Alberto Cavalcante

    Edu to vendo aqui esse seu post, aliás adoro seu blog e a Loja. To finalizando meu quarto (Meu primeiro projeto como estudante de Arquitetura), que na verdade chamo de Studio… rs… pq terei uma copa e banheiro tb. Gostaria de saber sobre a eletrofita: Ela pode ser usada em ambientes úmidos como no banheiro? (Não dentro do box, mas próximo, ja que meu banheiro é menor que o da casa da Barbie…kkk). E no caso de uma parede com acabamento em cimento queimado, se eu quiser colocar posteriormente, tem como depois dar acabamento pra ficar imperceptível? Sua experiência sobressai em muito o que vemos nas aulas na faculdade. Muito obrigado por ter seu blog para tirar as duvidas de todos nós.

  12. Danielle Fernanda da Silva

    Sensacional

  13. douglas

    Esse site é show de bola! para os amantes do Faça você mesmo é um prato cheio!

    Muito bom esses pendentes da sala de jantar heim Edu! qual o diâmetro total da abertura? estou procurando algo parecido para minha mesa (8 lugares)! esses pendentes é pra aquelas lampadas gigantes de gás?

  14. Daniela Reis da Silva

    Quando fui comprar a eletrofita no ferreira costa, tentaram me empurrar uma tal manta isolante para ela, sendo que em todas as pesquisas que fiz, e no site do fabricante, não falam nada sobre ela, só o uso da massa corrida (além da eletrofita ta toda amassada e soltando por dentro em alguns lugares -_-).

  15. Monica

    Oi, Tudo bom? Projeto lindão! <3 Queria saber sobre as lâmpadas que vc usou pras luminárias grandonas… as luminárias q encontrei sao todas e40 e geralmente pro local onde elas estão é necessário lâmpadas tamanho e27. Vc fez alguma adaptação? obrigada.

  16. Débora Freire Cardoso Bessa

    Olá, tudo bem? Adorei seu projeto. amo o estilo industrial e estou montando uma loja com esse conceito e preciso muito saber onde encontro esse pendente pois, não está disponível mais a loja de vcs! Que pena! Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook