Você já parou pra pensar em qual é o cheiro da sua casa? Vou admitir que a minha, antes da diarista, tinha cheiro de jaula. Mas tudo mudou…
Bom, meses atrás, antes de mudar pra atual casa, estava eu batendo perna na Etna e vi esse vidrinho bonitinho aí do lado. Dei uma cheirada e logo pensei: Nossa, que trem gostoso! Tem cheiro de bolo! Vou levar e colocar na minha cozinha! (olha a experiência do cara no assunto). Lá vai eu todo feliz pro caixa com 2 rolos de papel de parede e o tal do vidrinho amarelo. Pra minha tristeza o cheirinho de baunilha na cozinha ia custar 35,90. Quase caí duro, era praticamente o preço do papel de parede! Mas já tava lá no caixa e assumo que morro de vergonha de devolver o produto pra prateleira (a moça olha pra gente com uma cara…). Enfim, comprei e levei.
Já em casa, acabei abrindo e colocando no closet pra dar uma perfumada nas roupas, até porque a cozinha ainda tava uma zona. No outro dia meu irmão foi lá me dar uma mão na mudança, sentiu o cheiro e já elogiou, depois foi minha cunhada, minha sobrinha e por aí vai. Fiquei todo feliz com o cheiro da casa nova e das pessoas perceberem isso. Foi aí que decidi que minha casa ia ter cheiro de Vanilla (mais chic que baunilha né?). Só que a brincadeirinha aí dura mais ou menos um mês. Se colocar um em cada cômodo, tô perdido!
Mais uma vez saí revirando a internet pra achar alguma solução e descobri que tem muita gente que faz seu difusor de aromas em casa mesmo. Entre várias receitas diferentes, claro que optei pela mais barata prática.  E é como eu eu já falei pra vocês: faz sem compromisso, você não é profissional. Foca na diversão que no mínimo, a experiência rende umas risadas.

Você vai precisar de:

1- Álcool de Cereais 1 Litro (8,50)
2 – Palito para Churrasco (20 Centavos a unidade ou 14,90 o pacote c/100)
3 – Essência da sua preferência – 100 ml (12,50)
4 – Propilenogicol – 100ml (2,50)
5 – Frasco para Aromatizador ( 1 real)
6 – Tampa de metal para Aromatizador (1,25)
7 – Corante em pó (2,50 – não tirei foto, foi mal)

Todo o material pode ser encontrado facilmente em lojas de essências e materiais para velas, perfumes, etc. Com essa receita dá pra fazer 3 frascos de 350 ml cada.

Como Fazer:

– Dilua o Corante em pó em 1 litro de água e reserve;
– Em um recipiente de vidro coloque o alcool, a essência e o propilenoglicol;
– Mexa a mistura com um palito de churrasco até diluir bem todos os ingredientes;
– Com uma tampinha ou conta gotas, vá pingando o corante até chegar na cor desejada;
– Tampe o recipiente com a mistura e guarde em algum lugar escuro (guarda roupa, armário) por 24 h;
– Corte as pontas dos palitos para churrasco usando uma tesoura ou faca.

Veja também

Como fazer luminária de concreto

Como fazer uma bancada suspensa

Ok, eu sei que a maioria das receitas de aromatizador mandam misturar tudo, colocar no potinho e ser feliz. Mas fui informado na loja que é necessário esse tempo para o propilenoglicol agir na mistura. Esse produto é o responsável pela fixação do cheiro, ou seja, vai fazer com que o perfume dure mais nas varetinhas ok?

Passadas as 24 horas, destampe a mistura e distribua nos recipientes usando um funil. Depois é só colocar as varetas (6 ou mais) e usar onde preferir. Caso aconteça da sua mistura ficar turva, não se apavore! É só comprar um produto que chama Renex (100ml custa 2,50) e ir adicionando aos poucos até sua mistura ficar transparente. Cada aromatizador alcança uma área de 10 metros quadrados. Olha aí como ficou:

Pra finalizar, um rótulo bacanudo pra tombar com esse feioso da Etna e dar aquele ar profissional. E é claro que eu vou disponibilizar pra vocês baixarem. Fiz uma versão sem a minha logo, até porque ninguém merece fazer propaganda de graça né? Pra baixar, é só clicar AQUI. Imprima em uma folha A4 adesiva, recorte, cole e tire onda com seu aromatizador exclusivo.

O natal tá chegando e se você ta sem grana, essa é uma excelente opção que vai agradar bastante. É só passar uma fitinha de cetim, fazer um laço e tá pronto um presente super bacana pra família toda.

Agora ninguém precisa mais pagar aquela dinheirama pra ter uma casa com cheirinho próprio.
Dúvida, já sabe né? Comenta aí que eu respondo.
Ah, vai sobrar muito do corante. Guarde em algum litro plástico pra usar depois.