Já faz um tempo que eu tô na busca de um armário de farmácia aqui pra casa, tanto que coloquei no projeto da copa/sala (veja AQUI). Esse armários eram usados, antigamente, em farmácias e hospitais pra guardar remédios e medicamentos.

PLANETE-DECO 0,,65694417-EXH,00E eu queria uns bem velhinhos, com aquele desgaste mesmo. Acho que tem tudo a ver com a pegada industrial do projeto e ia combinar demais com tudo que foi feito até agora.

estante-farma4O problema é que, além de mim, acho que tem muita gente na fissura de um armário antigo também. A prova disso são os preços bem altos que andam cobrando por eles (de 800 reais pra cima). E olha que a maioria dos que eu vi estavam bem detonados e precisavam trocar os vidros. Sem chance.

Só que quando eu enfio uma coisa na cabeça, é muito difícil tirar. Então decidi mandar produzir os tais armários. Comecei acionando o serralheiro  da loja do blog que fez a base pra mim. Ele usou cantoneiras em L e chapas de metalon. As medidas fora 1.5m de altura, 50cm de largura e 40cm de profundidade. Segundo ele, só com essas informações qualquer serralheiro já dá conta de fazer e fica mais ou menos uns 200 reais cada.Armario_Farmacia - 13 Armario_Farmacia - 12

Com a base pronta, é hora da pintura. Pintar metal é super tranquilo, mas precisa de alguns cuidados. Comece limpando tudo pra tirar qualquer pó, depois dê uma demão de fundo preparador. Eu usei o CORALIT ZERO fundo preparador base água madeiras e metais da Coral. Além de ter Zero Odor, a secagem é super rápida. No metal, ele protege contra a ação da ferrugem além de aumentar a aderência do esmalte. Indicado para superfícies externas e internas de madeiras e metais. Dei 2 demãos aguardando o tempo de secagem entre elas.

Armario_Farmacia - 14 Armario_Farmacia - 15 Armario_Farmacia - 16 Armario_Farmacia - 17 Armario_Farmacia - 18 Armario_Farmacia - 19

Com o metal preparado, é hora de dar cor pro armário. Usei Coralit Zero esmalte base água madeira e metais na cor Amarelo Brilhante. Assim como o fundo preparador, esse esmalte também não tem cheiro e possui secagem ainda mais rápida, excelente acabamento e uma nova tecnologia que permite pintar e fechar suas portas e janelas no mesmo dia, após 6 horas da ultima aplicação. Uma mão na roda pra quem anda na correria. Apliquei 3 demãos usando rolinho e pincel pra metal.Armario_Farmacia - 20Armario_Farmacia - 21

Agora só faltava os vidros e aí que começou a novela. Tive orçamentos de que foram de 200 até 2000 reais. Como não vai ser um móvel que eu vá mexer muito, optei pelo vidro comum e fechei nos 200 reais com uma vidraçaria daqui. Orçamento aprovado, aguardei 5 dias (que inicialmente eram 2) pra instalação. No primeiro dia o sujeito trouxe vidro a menos, 3 dias depois voltou e quebrou 1.

No fim das contas foram 2 semanas de teste de paciência, mas no final deu tudo certo. Ele arrebitou umas cantoneiras no fundo pra servirem de suporte pra prateleiras e fixou umas bem menores na frente. Finalizou tudo com cola de silicone. Ah, os vidros foram de 8mm.

Fiquei tão puto estressado com esse lenga lenga que acabei esquecendo de dar o acabamento que queria nos armários. Pra deixar tudo com um detonado proposital e um jeito de antigo, passei lixadeira em todos os cantos deixando tudo propositalmente descascado. Fiz isso com os vidros instalados. Se for fazer em casa, lixe antes.

Armario_Farmacia - 1 Armario_Farmacia - 2 Armario_Farmacia - 3

É isso, apesar do pequeno tropeço com o vidraceiro, finalmente meus armários ficaram prontos e eu fiquei felizão com o resultado. Saca só:

Armario_Farmacia - 6 Armario_Farmacia - 11 Armario_Farmacia - 7 Armario_Farmacia - 10 Armario_Farmacia - 8

As dicas que dei pra pintura de metal também funcionam pra madeira ok? Já usei Coralit zero pra reformar uma porta (veja AQUI) e o resultado foi excelente também. No fim das contas cada armário saiu por mais ou menos 500 reais. Acho que valeu a pena, já que todos que vi na net eram mais caros do que isso.

E o projeto da sala continua, tá parecendo até a abertura do mar vermelho na novela de tão demorado né? Mas paciência né? Tô mostrando tudo no tempo que acontece e espero que todo mundo esteja curtindo.

Imagens- Casa e Jardim

Publi_4