Araras e Prateleiras – Faça você mesmo!

Araras e Prateleiras – Faça você mesmo!

Todo mundo sabe que guarda-roupa é caro, se for planejado então…
A solução que encontrei em casa foi transformar um dos quartos em closet (já falei dele aqui). Depois de dar uma cara nova para o cômodo, chegou a hora de arrumar lugar pra roupa, sapato e as tranqueiras que ficavam no meu antigo armário.
Pra ficar com tudo à vista (o que facilita muito quando você acorda de manhã atrasado) decidi colocar todas as camisetas, camisas, blusas, casacos e calças em araras. Optei por um modelo mais básico mesmo, até porque já tem muita informação numa das paredes.

 Veja também

Para fazer essa arara  acima comprei uma barra de ferro de 18mm e pedi pra cortá-la no tamanho da parede. Depois a prendi com cabos de aço que foram presos em ganchos no teto. Não aconselho fazer isso sozinho(a), já que é necessário ferrramentas específicas para assegurar que os ganchos aguentem o peso. Além do mais, fica bem barato pedir um serralheiro ou qualquer quebra galho que você conheça para fazer isso (eu paguei 50 reais de mão de obra).
Depois de instalada a arara, divida suas roupas por cores. Fica mais fácil de encontrar e esteticamente mais agradável também. Eu separei camisetas por cores, depois coloquei as calças. Como faltou espaço acabei fazendo uma arara menor pra colocar roupa de frio.
Para os tênis e sapatos, usei as portas do meu antigo guarda roupa para fazer prateleiras. Medi o tamanho necessário e encapei tudo com contact preto para dar um acabamento decente (cuidado com as bolhas!). Fiz duas prateleiras e ainda sobrou madeira suficiente para trasnformar o finado guarda roupa em um armário de 2 portas para guardar roupa de cama (falo disso em outro post ok?).
Não tenho o valor exato de quanto custou tudo, mas garanto que ficou infinitamente mais barato que um guarda roupa novo ou um armário planejado. Particularmente, acho mais fácil manter uma arara arrumada do que um guarda roupa. Até porque não tem como jogar tudo em cima da coitada e fechar  porta né? 
Olha o resultado final aí:
Tá difícil de encontrar uma barra de metal? Use cabo de vassoura mesmo. Só pinte antes de usar pra não ficar com cara de trabalhinho escolar. 
 
De preferência, não faça como eu e use cabides da mesma cor, você pode pintar os que você já tem com tinta spray. Fica mais agradável e dá aquela sensação que você tá numa loja de verdade, hehe. Para cuecas, meias e acessórios, estou reformando uma cômoda e essa sim, vai render muito assunto por aqui ainda.
HC Store

76 thoughts on “Araras e Prateleiras – Faça você mesmo!

  1. Lá na Casa de Mainha

    Ficou ótimoooo!! Parabéns!
    Dias atrás ajudei uma amiga minha a fazer o closet dela, exatamente assim. Para as prateleiras usamos uma folha de madeirite(cortamos em 40), só ainda não cobrimos com contact. =D
    Depois posto as fotos.
    bjo

    Nena Lira

  2. Thiemi

    Adorei a ideia… sempre quis ter araras ao inves de guarda roupa… e o acabamento ficou otimo!

  3. Anonymous

    Ficou muito bom!!!!! Parabéns! Gostei muito!

    Patrícia Coelho

  4. Renata Becker Wentz

    bahh ficou muito bom!

  5. Eduardo Mendes

    Obrigado Renata!

  6. Léla Sobral

    Muito boa essa ideia, fizemos algo parecido no meu quarto..
    Mas show mesmo é esse mocassim amarelo, adorei! hahaha

  7. Viviane Pinto

    Aqui no meu apartamento também destinamos um quarto pra colocar nossas roupas! Tá mais ou menos parecido com o seu (muito menos estiloso, claro). Pena que como é apartamento não dá pra furar o teto e fazer esse esquema das araras! E como o quarto é menor e eu e meu marido o dividimos, tá meio CHEIO DEMAIS! hahahaa
    Comprei uma arara daquelas da TokStok, achei meio vagabundinha mas custou 100 reais. Onde eu ia achar um guarda-roupas por esse preço, né?
    Vou me inspirar com seu mega closet e tentar deixar o meu mais fofo.

    • Eduardo Mendes

      Ei Viviane, o furo pra arara nao é muito fundo. Converse ai, quem sabe né? Outra opção é instalar prateleiras. Essa semana vou postar um cabideiro bem diferente que pode te ajudar ai também. Obrigado pela visita. 😉

  8. Elis Costa

    Ficou tudo lindo Dudu! Araras e prateleiras. Adorei a impressão de estar em uma loja de verdade!!! Daqui a pouco chegará a minha vez de ter uma casinha e estou achando o máximo ter acesso ao seu blog, me fez pensar que posso ter uma casa bonita e com gastos infinitamente menores, e o bacana é seu estilo sem muito frufru… me identifico demais! Boa sorte e obrigada!!!

  9. Eduardo Mendes

    Obrigado Elis. Tem mta idéia por vir ainda. Volte sempre! 😉

  10. Tariana Fernandes

    Tinta spray pinta plástico (no caso, cabides de plástico)? E depois se molhar, pode manchar o tecido?

    • Eduardo Mendes

      Pinta sim, só lixe antes com uma lixa mais fina pra aderir melhor a tinta. E pode ficar tranquila que se molhar, não vai manchar nao.

  11. Luisa Socorro

    Oi Eduardo! Estou adorando seu blog! Uma pergunta e uma dica (de que trabalha com isso): Pergunta, e o pó? Suas roupas sujam muito? Dica: Tente achar prateleiras para suas camisetas/polos de malha, pois pendurar no cabide deforma as peças. Abraços!

    • Eduardo Mendes

      Ei Luísa, esse quarto fica mais fechado, abro a janela uma vez por semana pra arejar. Também tem a diarista que me salva. rs. Obrigado pelas dicas. Abraço

  12. Deia Leitte

    Oie adorei sua arara e suas prateleiras,meu namorado esta fazendo algo assim no meu quarto,semana passada queimei meu guarda roupa,pois estava cheio de cupim,e pensei em fazer uma arara,pesquisei e achei a sua…parabens,ta lindo.

  13. Camila Duarte

    Olá Eduardo!
    Nossa ficou ótimo, assim dá mtas ideias para deixar os ambientes mais legais ainda.
    Uma dica (hehe) se vc colocar o sapato sendo um pé com o bico para frente e o outro com o bico ao contrário economiza espaço e assim caberá mais qdo vc precisar 🙂
    Porque sou meio centopéia e as vezes falta espaço para os sapatos.

    Beijos
    Camila

    • Eduardo Mendes

      Oi Camila, mto obrigado!
      E que dica sensacional hein? Valeu demais. Como vc deve ter percebido, esse problema “centopéia” não é exclusivo de mulher não viu! Volte sempre! Bjo

  14. Anonymous

    Muito bom o post cara, irei me mudar e pensei em fazer desse jeito tambem. Só uma ajuda: caso utilize os cabos de vassoura, qual seria o modo de montar??
    Abraços
    Phillipe

    • Eduardo Mendes

      Obrigado Phillipe!
      No caso de cabo de vassouras é o mesmo esquema, só tome cuidado na hora de furar o cabo para que nao rache. Também dê uma demão de verniz se ele for de madeira pra garantir que dure mais. Abraço.

  15. Fernanda Marmitt

    Fiz uma arara parecida com a sua. Usei cabo de vassoura e fio de cerca e para não furar o cabo (tinha medo que o cabo fosse rachar) fiz nózinhos de forca nas duas extremidades. Ficou bem legal tbm. Achei mais barato e prático.

  16. Gisa Santtos

    Parabéns!!!
    Ficou lindo!!
    Com certeza vou usar sua ideia em minha casa nova. Obrigada!

  17. Gisa Santtos

    Parabéns!!!
    Ficou ótimo e bonito também, com certeza vou usar sua ideia em meu novo quarto.
    Obrigada!

  18. Gisa Santtos

    Parabéns!!!
    Ficou lindo!!
    Com certeza vou usar sua ideia em minha casa nova. Obrigada!

  19. Anonymous

    Estou cogitando substituir o guarda-roupas do meu quarto por uma versão menor dessa arara… Alguma idéia para não juntar pó?

  20. Vera Moraes

    Eduardo estou com esse mesmo projeto engavetado. Hoje uso arara que comprei em loja que vende acessórios para lojistas e uma estante de aço. Mas a poeira é uma coisa que dificulta deixar tudo sempre limpo. Ainda estou bolando acrescentar a esse projeto um sistema de cortina para deixar as roupas e sapatos mais protegidos. Gostei das dicas para fixação dos cabos. Vlw ! Bjus!

  21. Jayanne

    Nossa amei o post,a tempos to querendo fazer algo assim,mas fico imaginando o tanto de poeira que pode pegar na roupa entao fico adiando. Parabens arrasou.

  22. Luciana Lima

    Tava eu aqui passeando, olhando sites de decoração e de repente…
    Nooossaaa! amei, amei, amei!!!! E este papel na parede? Como faço para ter um igual ? rsrrss Ahh e as bolhas do contact, alguma dica para evitar?

  23. Aline Dias

    Oi Eduardo queria saber onde tu comprou este varão de ferro, será que tem em qualquer ferragens ou só em casas especializadas? Adorei teu closet ficou lindo!!!

  24. Francini Cervantes

    Fuçando o blog inteiro haha, muito bom! Eu amo decoração e planejo ter a minha casa, mas acho muita coisa menininha na net, eu gosto, mas meu marido não se sentiria muito confortável kkk aí achei esse blog aqui e estou amando. Quanto à arara, eu amo de paixão, mas todo mundo me desanima quando eu falo de fazer porque aqui a terra é vermelha e tem muita poeira e tals, mas como igual a do post fica bem barato dá até para pensar em instalar portas de correr ou algo do tipo. Vou ver o que o marido acha rsrs

    ;* Parabéns pelo blog

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

  25. Cacau

    Amei a idéia, Onde eu encontro essas barras de ferro?

  26. Belo

    Que tipo de cantoneira é essa? ela suporta até quantos quilos aproximadamente?

    • Thaise Fernandes

      É chamada de mão francesa. Dependendo tamanho dela, aguenta coisas bem pesadas; minha antiga biblioteca tinha mãos francesas (e eu tinha muitos livros).

  27. Barbarah

    Eu achei super bacana a idéia..sempre quis ter meu próprio closet, mas infelizmente moro em Ap e meu quarto é pequeno, nem em sonho teria espaço suficiente pra fazer isso 🙁

  28. Micheli Molz

    onde consigo esse papel de parede?

  29. Brenon

    Muito bom, cara!

  30. Jessica Flor

    Oi Edu!
    Fazia TEMPO (ANOS, para ser mais exata ahahah) que eu sonhava com uma arara!
    Reproduzimos a idéia aqui em casa, e deu super certo! Fizemos com um cano de 3,5m e três cabos de aço (um em cada lateral e um no meio, que facilita a divisão já que a arara é usada por mim e meu marido).
    Para o cano não balançar de um lado para outro colocamos os cabos de aço das laterais num ângulo mais “pra fora”.
    Ao todo gastamos R$ 60,00 mas ainda não fizemos as prateleiras. =D

    • Eduardo Mendes

      Oi Jéssica, quero ver o resultado. Mande pra contato@homensdacasa.net

      • Jessica Flor

        Deveria ter feito um antes e depois… =/
        Vou mandar, ainda não tá pronto (só instalamos a barra de ferro e compramos um balcão numa loja de móveis usados), ainda falta mta coisa! hahah Mas mando a foto e vou atualizando o projeto!

        Queria dizer que blogs como o seu mudaram minha vida!! hahahahah
        Sempre gostei de um DIY, e particularmente curto mto os seus projetos. Já imprimi e emoldurei pôsteres seus pra presentear amigos e tenho um na sala de casa tb! =D

        • Robertson Dentalli

          Jessica! Boa Tardeee!
          Como ficou ?
          Estou pensando muito em me livrar do meu guarda roupa velho e fazer isso, mas estou com receio de não ficar tão legal na prática..rsrsrs
          poste aqui, ou se tiver face, me me mande o link da foto por msm, ou sei la! rsrs

        • Bárbara Barbosa

          Jessica! Quero fazer a arara de roupas, vc poderia me explicar melhor o q vc fez para n balançar tanto a arara?
          Obrigada

  31. Marcos Ferreira

    Iniciei minhas pesquisas afim de colocar uma arara em um dos quartos que não uso e esta uma bagunça.. Adorei o blog,ajudou me demais.

  32. Igraine

    Oi Eduardo!! Vou morar sozinha, numa casa temporária, numa cidade temporária e num emprego temporário… ou seja.. não estou no momento de investir em coisas $$$$$$. Então, achei a ideia da arara com prateleiras perfeita. Só que achar a barra de metal tá dificil. Como ainda moro em Bh e vi que você também é daqui.. poderia me dar umas dicas de onde achar o material necessário? Grata.

  33. Elaine Correia

    Oi Edu,
    Tudo bem?

    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo incrível trabalho.
    Tenho o intuito de instalar algumas araras em meu quarto, mas ao invés de instala-las no teto, gostaria da ideia de inclui-las com trilhos e fixá-las às paredes.

    Como tenho uma quantidade considerável de roupas.
    Minha ideia sera fazer uma opção extensa e abaixo algumas prateleiras para sapatos e outras possíveis opções de roupas.

    Gostaria de obter algumas dicas com você, pois meu receio é na escolha do trilho ideal e mais seguro e quanto a fixação na parede, para que esta suporte os trilhos.

    Sabe como posso fazer querido?
    Obrigada e beijos,
    Elaine

  34. Jéssica Miguel

    Incrível, adorei, super fácil 😀

  35. Leticia Sayonara

    Edu, bom dia! Adorei sua idéia e vou executar ja! Queria saber qual a altura dessa sua arara… Estava fazendo umas contas, e vi que pra fazer duas prateleiras pra sapatos ou eu perco espaço na arara (Em altura) ou coloco ela mais alta… Qual a altura da sua? bjs

  36. Virginia Silva

    Oii, adorei a idéia!!! Estou montando um “closet” no meu quarto e to presa pq não acho arara na medida que eu quero…Só me tira uma dúvida, esse cabo de aço e essas presilhinhas vc comprou aonde? Outra coisa, tem idéia do peso que aguenta??
    Obrigada!!!

    • Caroline Dirques

      Você pode usar aquelas varas pra cortina

      • Patricia Salles

        amei a sua ideia,só não consigo imaginar como pendurar,aqui onde moro é super barato esses varões de cortina,vc poderia me dar uma dica de como prende-los abraços.

        • Mírian Kleinert

          Patricia, eu fiz aqui em casa assim. Eu comprei em uma loja de marcenaria, aqui temos a Mader Polo. Sabe aqueles suportes usados no quarda roupa? Então, vc compra ele separado e parafusa na parede, o varão eu paguei R$ 18,00 ele tem 3 metros, e de inox. Com uma serrinha comum, vc serra o tamanho que vc quer.

  37. Glenda Malta

    Olá! Só fico preocupada com uma coisa… A roupa não fica empoeirada em araras assim? Lindo e prático fica msm…

    • Eduardo Mendes

      Já tem 2 anos e não tive problemas não. É só manter o quarto mais fechado e abrir a janela só de vez em quando pra bater um sol.

  38. Sara Siqueira

    Olá, Eduardo, amo essa idéia de faça vc mesmo, eu já fiz o meu bm parecido com a sua proposta, tbm usei portas de um guarda roupas velho, q iria p/ o lixo, pra mim, a poeira é sim um problema já q moro numa casa, mas encontrei uma solução, já q a poeira geralmente ficam na parte d cima dos cabides, vi um post, falando sobre, a blogueira resolveu o problema fazendo uma mini capa pra por em cima d cada cabide, achei a idéia fantástica e vou fazer aqui em casa…Parabéns e obrigada por compartilhar suas dicas…Abraçooo!!!

  39. Jéssica Ulli

    muito bom !

  40. Nativo

    Edu parabéns pelo blog!!! Muito bom!!!!
    Quero montar uma arara pois acabei de me mudar e não tenho guarda roupas.
    Estou morando em BH, onde consigo cano de ferro para montar a arara??
    Desculpa se a pergunta foi besta, mas é realmente não tenho a mínima noção!!!

  41. Vitoria Cordeiro Iasd

    Cara parabens,vou copiar as ideias e fazer tbm,so vou pintar para ficar mais feminino. Vlw pela dica

  42. Patrícia Cevarolli

    Oi Eduardo! Parabéns pela criatividade Estou me mudando e tb usarei a carcaça de um antigo guarda roupa para fazer as prateleiras.., só não sei o que fazer com roupa de cama, mesa e banho… gostaria de ver seu guarda roupa de 2 portas para roupa de cama… quebra esse galho… help!

  43. Patricia Freitas Costa

    Eu tenho um guarda-roupa muito bom e grande e não quero desfazer dele, porém, não cabem meus sapatos. Você teria uma ideia para sapateira (sem ser a que vc apresentou nesse post pois meu quarto não tem mt espaço para uma prateleira dessas)?

  44. Eduardo Mendes

    A minha tem 3 metros e prendi em 3 pontos. Nunca me deu problema não viu. Só prendi uma bucha bem grossa na laje. Beijo

  45. Gabi emidio

    Menino que idéia ótima me ajudou muito suas dicas, neste sábado monto meu closet e depois te conto como ficou Parabéns adorei tudo no Blog. Bjos

  46. luiz

    Blz Eduardo? tem alguma opção para guardar meias e cuecas? muito boa essa arara, já comprei os acessórios. Valew!!

  47. Marcos Castro

    Você tem alguma dica para a roupa não pegar poeira e/ou pelo principalmente para quem tem bichos de estimação em casa?

  48. Anathea Vettori

    Bom dia,,teria alguma ideia de divisoria pra sala e cozinha,onde possa gastar o minimo possivel

  49. Sergio Misumi

    Ótimo artigo! Parabéns! Verifiquei que muita gente tem dificuldade para achar tubos de aço galvanizados em medidas especificas com rosca, então estou colocando aqui o link para quem se interessar! O link é do Mercado Livre de um Tubo De Aço Galvanizado De 1/2 Pol 30cm – Estilo Industrial mas lá eles vendem tubos de diversos tamanhos!
    Abraços e sucesso a todos!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-825457407-tubo-de-aco-galvanizado-de-12-pol-30cm-estilo-industrial-_JM

  50. Cynthia Criswall

    Adorei o resultado! Queria ter todo esse espaço para fazer o meu também T.T No meu utilizei arara e prateleiras e sapateiras modulares. Passa lá e da uma olhadinha. http://criswallart.blogspot.com.br/2017/03/diy-closet-com-r11000.html . Abrçs!

  51. Luiz Felipe Flauto Betioli

    Aonde consigo achar esse cano de ferro aqui em SP?

    • Juliana Calado

      Loja de material de construção ou onde vende box de banheiro serralheiro
      sabe

  52. Pingback: Google

  53. Pingback: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook