A nova mesa com pegada industrial

A nova mesa com pegada industrial

Quando você decide reformar totalmente algum ambiente, o certo é começar pelas paredes, mas aqui não rolou. Como vocês sabem, no projeto da sala/copa tem uma mesa bem bacana e decidi começar por ela porque a antiga tava muito detonada.

A ideia da mesa é ter uma pegada mais industrial mesmo, nada certinho porque não é meu estilo. Vi algumas referências no pinterest, juntei o que eu mais gostei e decidi como seria a minha. Como queria algo pra 7 lugares o tamanho tinha que ser generoso (1,10m x 2,40m).

Mesa-Industrial-Copa---1Pedi um serralheiro pra fazer o pé pra mim. As extremidades são feitas com barra de metalon (60x30mm) no tamanho 0,65×1,10m. Elas são ligadas uma a outra com 2 barras (20x20mm). O tamanho total é o mesmo de mesa (2,40m).

Mesa-Industrial-Copa---4Deixei o pé da mesa parado alguns dias pra ele começar e enferrujar. A ideia é ter um efeito de enferrujado proposital mesmo.

Mesa-Industrial-Copa---3Quando as manchas de ferrugem surgiram, lixei tudo com um lixa 150 pra metal pra tirar o grosso. Depois passei estopa com tinner em tudo. Sobraram só as manchas que eu queria.

Mesa-Industrial-Copa---6

Pra conservar e evitar que o pé enferrujasse mais, dei 2 demãos  de verniz spray. Ele criou uma película que vai proteger tudo por um bom tempo.

Mesa-Industrial-Copa---16Depois fiz furos nas partes de baixo pra fixar os pés. Não tem muito segredo, é só enroscar e a base da mesa tá pronta.

Mesa-Industrial-Copa---11 Mesa-Industrial-Copa---10 Mesa-Industrial-Copa---14

O tampo foi feito pelo meu marceneiro. Não consigo fazer cortes em ângulos e não consigo aparelhar corretamente várias ripas de madeira (ainda. rs). Ele juntou algumas ripas de pinus (15mm) na largura e altura do tampo. Aparelhou tudo pra não ficar vão entre elas.

Mesa-Industrial-Copa---24Prendeu tudo pela parte de baixo usando um sarrafo de madeira, passou cola nele e depois prendeu tudo com pregos. Pra finalizar, cortou uma espécie de moldura e encaixou na parte externa do tampo.

Mesa-Industrial-Copa---26 Mesa-Industrial-Copa---28 Mesa-Industrial-Copa---29

Finalizou tudo com lixa e selador. Depois deu uma demão de verniz incolor. Com pé e tampo prontos, é hora de montar tudo. Coloquei o tampo virado pra baixo e coloquei o pé por cima.

Mesa-Industrial-Copa---30

Pra evitar que a mesa balance, é importante que tudo esteja muito bem fixado. Pra isso, eu fiz alguns furos e prendi tudo usando uns parafusos maiores que atravessam o pé e ficam bem presos na madeira do tampo. Mesa pronta!

Mesa-Industrial-Copa---31 Mesa-Industrial-Copa---32 Mesa-Industrial-Copa---33

Mesa-Industrial-Copa---34 Mesa-Industrial-Copa---36No fim das contas, a mesa ficou muito barata. Paguei R$100,00 pro serralheiro e R$200,00 pro marceneiro. E o resultado final foi esse ó:

Mesa-Industrial-Copa---44 Mesa-Industrial-Copa---46 Mesa-Industrial-Copa---47 Mesa-Industrial-Copa---52

Pra equilibrar com o layout mais bruto da mesa, escolhi essas cadeiras Eames DSW e DAW. Acho legal balancear um diy com algo um pouco mais sofisticado pra casa não ficar com cara de atelier. O negócio foi economizar bastante na mesa pra depois poder fazer uma graça com a copa.
Mesa-Industrial-Copa---39 Mesa-Industrial-Copa---40

Essas são da Essência Móveis. Lá você encontra outros modelos super legais também. É a sua chance de comprar cadeiras de design com um preço bacana e um atendimento muito top.

Mesa-Industrial-Copa---41Mesa-Industrial-Copa---38As minhas cadeiras chegarem super bem embaladas e fiquei por dentro de todo o processo sendo sempre avisado por email. Me entregaram no prazo e depois ainda rolou uma pesquisa pra saber como foi minha experiência. Pra você já providenciar a sua, descolei um cupom de 5% DE DESCONTO, é só usar o código 5DESCONTO e aproveitar. Vai lá!

Mesa-Industrial-Copa---43

Esse é só o começo da transformação da minha copa. Fique ligado pra não perder nada. Por enquanto, me conta o que achou da minha nova mesa e fique a vontade pra perguntar se rolar alguma dúvida ok?

Publi_4

73 thoughts on “A nova mesa com pegada industrial

  1. Di Micqueli

    Mas gente. Industrial, seu lindo! <3
    InspirAÇÃO para a minha mesa ativada!
    Valeu, mais uma vez, Edu! o/

  2. Alexandre Justino

    Qual madeira seu Marceneiro usou?

  3. Naza Salutto

    O que eu achei?!!! Qd é que você vai lançar sua linha de móveis no HCstore? Super bacana, Edu! Parabéns!!!

  4. Alessandra Batista Picosse

    Simplesmente amei essa mesa. Tenho uma quadrada Antiga de vidro, mas sempre quis uma retangular de madeira… Já tenho as cadeiras eames como as suas, só que são brancas… já copiei a idéia.

  5. Giancarlo Marx

    Ficou linda demais, Edu. No meu caso fiz o inverso com a mesa do meu home office: Tampo de vidro de 1,80×1,80m (que já tinha guardado e não usava por ser grande demais pra minha cozinha) e cavaletes de pinus que comprei no ML por 28 reais cada. Também investi em uma cadeira Charles Eames, que eu acho estilosa, barata, e confortável.

  6. Alex Santos

    Show demais… 🙂 e as cadeiras?.. sucesso total!

  7. Rafael

    Achei top, lá em casa irei fazer na cozinha uma para 4 cadeiras e outra para área de churrasco para 8 lugares. Será neste mesmo estilo.

  8. Mariella Pilotti

    Amo de paixão essas cadeiras. Elas são confortáveis???

  9. kkpeixoto

    Que linda!!!! Estou com uma mesa foda em casa e queria também uma solução barata para as cadeiras. Fui em brechó, procurei na internet, mas tudo sai caro, mais de mil reais só nas cadeiras. Acho que nem tem solução….

  10. Bruna Bites

    Olá, Edu! Ficou demais. Eu gostaria de saber o custo da estrutura de metal… Sou totalmente sem noção a respeito e queria fazer umas coisinhas aqui em casa usando metalon. Obrigada.

    • Eduardo Mendes

      Não leu o post né? Ai ai ai…

      • Bruna Bites

        Li sim, mas no celular… A informação que eu tanto queria estava espremida entre duas fotos grandes e ficou bem ruim de perceber 🙁
        Então deixo uma sugestão: colocar um box em cada post, com material usado, custo, etc…

        • Giancarlo Marx

          vdd! tipo um box de “serviço”, né? Descrição do material, onde encontrar, preço, etc. Eventualmente isso pode ser negociado com a loja, Edu. Eu apoio muito!

      • Giancarlo Marx

        só leu as figuras, né Bruna? kkk

  11. Re Vitrola

    A mesa ficou lindíssima, mas o arremate com essas cadeiras é que deixou ainda mais sensacional!

  12. Walter Ratinho Aguillera

    Edu, esses valores são pela mão de obra e material ou só mão de obra?

  13. Patrick Martins

    Esses valores que passou foi a mão de obra ou material?

  14. Rosangela Sulprino

    Edu que bom gosto cara!!!! você surpreende sempre , copa com cara de pinterest e o custo da mesa eu achei incrível ???

  15. Layne Cristina

    Edu, vc sempre arrasa!!! Estou ansiosa pela parede de Tijolinho…só esperando seu post pra colocar em pratica lá em casa.

  16. Ramón Rodrigues

    Mesa sensacional!! 300 reias!!! Uma bagatela perfeita!!! Sobre as cadeiras eu achei um pouco sofisticadas demais… Mas o conjunto ficou ótimo, e de novo: Mil estrelas para a mesa!

  17. Lucas Viana

    Curti a pegada aristocrática no detalhe da cadeira da cabeceira sera unica com encosto pro braço, likeaboss rs (zueira)

  18. Jessé Andrade

    Quanto custou o tampo? Aqui em BH orcei o tampo pinus em 500,00 porém com uma gaveta, no meu caso será uma bancada de escritório na medida de 2,60 x 0,70. Eduardo você também fez aqui em BH certo? Tem o contato do marceneiro? Qual foi o valor?

  19. Laila

    Edu, que vergonha, você respondeu meu e-mail prontamente, mas eu, na correria do dia-a-dia, não consegui te responder (na verdade tinha começado a responder, parei pra fazer outra coisa e depois esqueci, a mensagem tá até no rascunho do meu e-mail, maaas, enfim… desculpe-me!)!
    A mesa ficou linda, parece peça de loja de decoração cara! E as cadeiras, aaahh, essas cadeiras, ainda são meu sonho de consumo (ainda não realizado, mas em processo, rsrs!), quero fazer exatamente como vc fez, só que minha mesa é menor, então 4 DSW e 2 DAW nas extremidades.
    Mesmo já tendo divulgado na galeria do leitor a parede de tijolinhos, nos conte, pfvr, a quantidade de cada material utilizado na “massa”, pq no post não tem.
    No mais, termina essa copa logo pra gente veeeer! Brincadeira!
    Abraços,
    Laila

  20. Adriana Angelim

    Edu, amei sua mesa linda demais, sou recém casada e estou começando a decorar minha casa sua dicas tem sido fundamental para escolha da decoração. Obrigada pelas dicas!!!

  21. Luana Cordeiro

    Ficou sensacional!!! Sinceramente, não achei que ficaria tão legal, mas choquei com o resultado final! rss.
    Agora, vc bem que podia passar o contato desse serralheiro e do marceneiro tbm heim? Os caras são foda e não tomam nenhum órgão vital como pagamento! Gostei demais!

  22. Liana

    A minha mesa é bem parecida, modelo Forrest da Etna. Se eu soubesse que saía tão mais em conta fazer uma… mas desconfio que serralheiro em São Paulo saia bem mais caro, pq os orçamentos que fiz para um outro projeto (bem simples) me fizeram mudar de planos!

  23. Junior Santos

    sensacional

  24. Frantiesco Ribeiro Schaeffer

    Parabens, ficou incrível e com custo beneficio bem baixo, muito bom!!!

  25. Leonardo Guimarães

    Verniz fosco ou brilho?

  26. Wilson Melo

    Estou com uma prancha de madeira la em casa para fazer uma mesa e estava pensando em, como fazer o pé. Pronto, agora já sei.
    Obrigado pela idéia.

  27. Elaine

    Edu, primeira vez que comento, mas estou sempre por aqui 🙂

    Acho o blog o máximo, Parabéns!

    Resolvi comentar por estar indignada com uma coisa: Estão tirando a chapa de pínus e compensado de pínus do mercado! Aqui em São Paulo não se acha mais!

    Fiz um projeto utilizando essa madeira e não estou encontrando para executá-lo. Terei que pensar em outra solução… Tem alguma ideia? O que acha disso?

  28. Nutricionista Ediran Silva

    Ficou muito legal Eduardo. Como sempre, sempre uma boa idéia.

  29. H. Z. Wendell

    Ficou fodástico!

  30. Carlos

    Eduardo, ficou bem bacana. Fiz um desenho semelhante na semana passada, mas o preço cobrado pelo serralheiro eu achei muito caro. Pode me indicar o seu? Para um tampo de 2,10 X 1,20 ele orçou em R$ 450,00!!! Acho R$ 100,00 um preço bom.

  31. André Caramaschi

    Edu, blz?

    Me fala uma coisa… essas cadeiras ai são mesmo confortáveis para se comer nelas? Tipo, a posição delas não é dessas que joga agente para traz né?

    Valeuuu.. ah.. e as coisas que comprei na loja são mt fodas! =D

  32. Gabriela Rosa

    Oi!!!
    Obrigada pelo projeto! Tenho uma mesa que herdei da minha mãe. A base de ferro está ótima e só vou trocar o tampo. Estava em dúvida com relação ao pinus e depois de ver as fotos reafirmou o meu desejo de reformar a minha mesa. Inclusive as cadeiras Eames em preto e outras transparentes farão parte do meu projeto.

  33. Priscilla

    Ficou Show!!!! Adoro esse efeito hi-lo na decoração!!!

  34. Warribe

    Maravilhosa!! Vo copiar mesmo na cara dura!! Hahahaha

  35. Victor Mangia

    Pensei em fazer uma dessa de aço inox, fui fazer o orçamento e só de material ficou R$ 2.500,00.

  36. Victor Mangia

    Cara, a sua ficou um pouco bamba?

  37. Larissa Almeida

    Edu, amei a mesa e principalmente a combinação com as cadeiras.
    Tenho 4 cadeiras dessas e queria fazer uma mesa menor. Estou te enviando um e-mail através do blog agora, Será que você poderia me responder com o contato do serralheiro e marceneiro? Os que encontrei em BH são bem mais careiros que os que fizeram pra vc.

  38. Matheus Seidel

    Ficou muito massa..mas acho que ficaria muito show também se o tampo fosse de OSB.

  39. Thêkinha Muniz Juh Mello

    Edu, onde consigo esses pés’zinhos que vc colocou na mesa?

  40. Ewerton Nunes

    Olá Edu, tudo certo? Eu fiz uma desta só que um pouco mais estreita para usar como working station me meu quarto, a estrutura mandei fazer na serralheria paguei R$ 220,00 e o tampo ao invés de mandar fazer na marcenaria eu usei uma porta, comprei uma porta nova e dei meu toque pessoal, pintei as laterais de amarelo e o tampo dei um efeito de demolição… Para complementar reformei uma cadeira que tinha, troquei o estofado, pintei de preto e coloquei pés iguais coloquei na mesa (não consegui virar a foto).
    Ótimas as suas dicas. Fiz mais coisas vou respondendo seus posts correspondentes ( a parede com formas geométricas me inspirei na parede com estampa Chevron).
    Abraço.

  41. Iza

    Edu, você é mais que um oráculo! Faz post de coisas que eu queria e nem sabia ainda. Estava impaciente pra resolver minha micro sala de jantar e você foi lá e simplificou tudo: todas as referências de decor que acho legal estão aí… eu vejo na net e babo? É tipo o que você montou com sua sala. Só você, poxa! Me salva um tiquinho mais? Me dá o contato do seu serralheiro aqui, vai?

  42. Marcelo Oliveira

    Cara, fiz recentemente uma parecida e hoje estava vendo o blog e achei esse post. Comprei os ferros (metalon) por R$ 90,00 e mandei em um serralheiro por mais R$ 90,00. Pintei em preto os ferros. A minha tem 1,40 x 0,80 e usei um tampo bruto de garapeira que depois passei Polisten que repele qualquer água e protege a medeira. Ficou show.

    Resultado final em anexo.

    Ahh, uma dica pra envelhecer (oxidar) um pouco é usar vinagre, dá um pesquisada.
    Abraço!

  43. Ismael

    Edu!!!!! Finalmente, eu fiz minha mesa, copiando a tua (risos)! É plágio! Hahahahahahaha! Escuta, eu achei a estrutura tão baixa. Fiz com 0,65 de altura, também. Ainda não coloquei os pés, mas penso que eles não influenciam muito. Vai mudar pouca coisa. Tua mesa, no final, ficou com uma altura boa? Tô com medo da minha não ficar legal. Acho que devia ter perguntado antes de fazer, né? Mas…

  44. Junior Pereira

    Bom dia Edu. Vou fazer uma mesa semelhante à sua, porém vou usar Madeira cambará no tampo e os pés vou vingar de preto. Só uma dúvida. A mesa não ficou meio bamba por não ter nenhuma barra de ferro transversal na parte de baixo dela? Quando a minha ficar pronta te mando fotos.

  45. Antonio Almeida

    Boim dia, passado esse tempo, o verniz protegeu bem contra a ferrugem? Estou no litoral e quero fazer uma parecida com a sua. Abs e obrigado

  46. Eduardo Mendes

    A estrutura de ferro tem 70 CM e o tapo mede 5CM!

  47. Samantha

    Olá, qual é a espessura do metalon que você usou?
    Poderia me informar o contato do seu marceneiro?

  48. Dayan Persou

    https://uploads.disquscdn.com/images/b233f6170891e04b5c8a14b1774c8851a2f269de185db2afea3e57e3b3e7ecda.jpg
    Inspirada na sua a minha fiz a partir de uma mesa de centro da etna (comprei na OLX). Esta mesa era composta por dois tampos iguais de madeira Teca (Paguei 200,00 na mesa). Desmontei e pedi pro serralheiro fazer a estrutura em X, de dois retangulos de 80x70cm (R$ 200,00). O tampo tem 110cm.
    Obrigado!

  49. Marcos

    To fazendo uma parecida 80 x 150 a armação vou pintar de preto e as tabuas coloquei 3 de Cedrinho minha duvida o que VC usou pra finalizar cera,verniz…

  50. Jecson Brito

    Eu minha esposa quando vimos a mesa no blog achamos que ficaria muito bom no nosso apartamento, fizemos sob medida, acho que o resultado ficou muito bonito. Só que pintamos a base de preto fosco + combinação com cadeiras Charles Eames pretas e amarelas.

  51. Clarice Alencar

    Oi Edu!!! Nem preciso dizer o quanto você manda bem né?! Rsrs. Fiquei com apenas uma dúvida, o tampo ficou uniforme, como se fosse uma prancha de madeira? Ou as emendas são visíveis? Sucesso!!!!

  52. Thais Lima

    também gostaria de saber!

  53. Thais Lima

    Oi, Edu,
    tentei fazer um orçamento em uma marcenaria, mas o marceneiro me disse que madeira pinus fica empena, pois é uma madeira de obra, sem qualidade. Você acha que se eu mandar fazer com tábuas de pinus de 2 cm de espessura, corre o risco de a madeira empenar com tempo?

    • Jéssica Souza

      Não empena basta caprichar na armação debaixo.

  54. Jéssica Souza

    Simplesmente maravilhosa essa mesa. JÁ vou reproduzir aqui em casa! Valeu Edu! Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook