A estante de vergalhão da sala

A estante de vergalhão da sala

Finalmente tá na hora de mostrar como foi feita a estante de vergalhão da minha sala. Pra começar, a ideia nem era essa. No projeto original (clique AQUI pra ver), tinha uma estante feita de canos. Pois é, era linda e tal, mas é praticamente impossível achar aqui no Brasil os tais canos e as demais peças. Como eu quero que você também tenha uma estante aí na sua casa, acabei arrumando outra solução.

Já tinha visto algo assim no pinterest. Meses atrás também vi essa ideia no cenário do Que Marravilha Chefinhos no GNT e curti muito, pouco tempo depois vi de novo em um dos episódios do Decora e tive a certeza que queria fazer. No resumo, é uma estante com a estrutura toda feita em vergalhão e preenchida com nichos e prateleiras de madeira.

No meu caso, decidi optar em fazer 4 módulos independentes. Assim fica mais fácil pra carregar quando eu me mudar, sem contar que facilita quando eu quiser alterar a decoração deles. Com a ideia na cabeça, fiz um esquema de tudo pra facilitar a visualização. Saca só:

Estante_Vergalhão---56-01Depois de definido como seria, pedi ao Lucas (que criou o projeto comigo) pra fazer uma esquema com todas as medidas da base de vergalhão pra eu passar pro meu serralheiro. Ficou assim:

Estante_Vergalhão---57

Tudo foi feito usando vergalhão de 8mm. Ele cobrou 410,00 pra fazer tudo e me entregou depois de uma semana. Na produção optamos por não colocar os rodízios porque o acabamento não ia ficar legal.

Dei uma demão de verniz pra proteger a cor original do vergalhão e coloquei luvas nos pés de cada estante pra não detonar o meu piso.

Estante_Vergalhão - 1 Estante_Vergalhão - 2 Estante_Vergalhão - 4 Estante_Vergalhão - 5 Estante_Vergalhão - 6

Pras preencher a parte de cima da estante, usei caixotes de feira (tem pra vender na loja do blog, só clicar AQUI). Nos demais espaços fiz nichos e prateleiras usando compensado de virolinha de 18mm (59,90 o metro quadrado na Leroy). Tirei a medida de todo o interior e levei tudo anotado pra loja. Lá eles cortaram e me entregaram as peças prontas. Tudo ficou em 570,00. No total foram:

  • 27 peças de 28x58cm
  • 22 peças de 28x36cm
  • 06 peças de 36x54cm

Dei uma lixada bem de leve em todas as madeiras pra tirar imperfeições. Depois dei uma demão de verniz Sparlak Copal pra proteger e manter a cor original da madeira.
Estante_Vergalhão - 13

A montagem é bem simples. Para prateleiras, só peguei um pedaço de madeira de 28x58cm e encaixei no espaço. Pros nichos, prendi tudo usando parafusos. Como a pegada é mais industrial mesmo, não tem problema eles aparecerem. Uma dica boa é fazer um furo com uma broca bem fina antes, isso evita que a madeira rache na hora de fixar o parafuso.Estante_Vergalhão - 8 Estante_Vergalhão - 9 Estante_Vergalhão - 10 Estante_Vergalhão - 11 Estante_Vergalhão - 12

A adega foi feita seguindo o mesmo esquema de uma que já fiz AQUI. Usei uma serra copo de 8,3cm pra fazer os furos. Depois encaixei as duas partes furadas no interior do nicho usando parafusos.Estante_Vergalhão - 14 Estante_Vergalhão - 15 Estante_Vergalhão - 16 Estante_Vergalhão - 17 Estante_Vergalhão - 18 Estante_Vergalhão - 19 Estante_Vergalhão - 20

Depois disso foi só encaixar tudo na estante. Tomei cuidado pra deixar algumas partes da parede de tijolinhos de isopor aparecendo. Tem passo a passo dela AQUI também!

Pra finalizar, juntei tudo que tinha aqui em casa e fui preenchendo. Ficou meio pelado, mas a ideia é ir decorando com tempo mesmo.

Estante_Vergalhão - 24 Estante_Vergalhão - 26 Estante_Vergalhão - 31 Estante_Vergalhão - 34 Estante_Vergalhão - 35 Estante_Vergalhão - 47 Estante_Vergalhão - 49 Estante_Vergalhão - 53 Estante_Vergalhão - 55

Essa ideia pode ser adaptada pra qualquer cômodo da sua casa e é uma opção relativamente barata pra você ter um móvel sobre medida e com a sua cara. O post tá bem grande e com muitas fotos, mas se ficou alguma dúvida, comenta aí que eu respondo ok?

No mais, me conte o que achou. Estou chegando nos “finalmentes” do projeto da Sala/Copa e não vejo a hora de mostrar tudo aqui. No próximo post, conto sobre as luminárias. Fique de olho!




36 thoughts on “A estante de vergalhão da sala

  1. Fernanda Dornelles

    Caraca Edu, curti muito essa estante!Projeto muito legal e o melhor,não muito caro.Louca pra ver o ‘todo’. 😉

  2. Claudia Carvalho

    Não entedi como tu fixou os nichos no vergalhão.

  3. Luiz Henrique Werlang Roncato

    Muito legal Edu!!! Me tira uma dúvida, o serralheiro cobrou 410 dilmas com material ou só mão de obra?

  4. Eduardo Mendes

    Muito obrigado!

  5. Eduardo Mendes

    Obrigado. É uma excelente ideia!

  6. Laís

    Você é o cara, Edu! Sua estante ficou bacana demais. Amei!

  7. Lucas Nicolai

    PERFEIÇÃO. APAIXONEI.

  8. Carolina Leal

    Amei a ideia!!! Ficou lindo! ♥
    Já tive várias outras ideias aqui na minha caxola rsrs
    Beijos

  9. Ramón Rodrigues

    Perfeita! O bom que ela pode ser adaptada a qualquer ambiente, só alterando dimensões e número de módulos.

  10. Danilo paula da silva

    Edu ficou muito legal parabens
    Por favor posta algum armario para roupa

  11. Lívia

    Como fica a estabilidade dela? Pergunto pq aquelas estantes de aço tradicionais são mais bambas que bebum saindo da oktoberfest.

  12. PSO

    Falae Edu, FODA o projeto! Um pergunta: Como ficou a estabilidade da estante? Estou pensando em fazer pro quarto para uma tv de 40″ e uma mesa com tampo de vidro pro computador. Será que aguenta? Seria o caso de usar outro mm de vergalhão? Abração.

  13. Eu dou a Dica

    Sensacional… já tô aqui pensando onde posso colocar uma dessas! O serralheiro é de BH? …se for e vc puder facilitar ainda mais pros seus queridos leitores… passa o contato???rsrs…

  14. Vera Lopes

    Ficou um espetáculo! Moderna e funcional.

  15. Diogo Cruz

    “Mermão” ficou excelente. Se minha esposa topar, vamos fazer no ateliê dela… Parabéns !

  16. Jessé Andrade

    Eu vi essa estante no QUE MARRAVILHA CHEFINHOS e também amei, lá ela tem uma iluminação interna e ainda tem alguns nichos com uma grade na frete tipo uma porta.
    Teve que diluir o verniz em algum tinner/agua raz? Uma vez comprei um na leroy para manter a cor original e ele era muito grosso e amarelava demais a madeira. Tive que diluir em tinner ou agua raz própria.

  17. Lucas Viana

    Edu, parabéns…. vou aproveitar umas idéias e fazer uma versão reduzida e modulada rs… uma dúvida? no nicho adega os furos da parte frontal são alinhados com os furos da parte de trás ou rola um desnível pra inclinar a garrafa um pouco mais?

  18. Tatiane Alves da Silva

    Edu… Que lindeza é essa. Estou aqui babando nesse projeto. Você está de parabéns… sua casa ta ficando maravilhosa e muito obrigada por compartilhar passo-a-passo cada etapa desse projeto.

  19. Danielle Fernanda da Silva

    Como assim “meio pelado”? Tá incrível!

  20. René Parente

    Cara, SENSACIONAL!! Muito bom!! Tenho todas essas decorações em casa escondidas no armário, ainda não tinha achado uma estante que eu pudesse fazer e gastasse pouco. Agora já tenho!!

  21. Francisko Rodrigues

    Sensacional ? parabéns, tudo explicadindo e sem guerigueri. Hahaha ? curti o destino que foi dado pra rabiola do bichinhos! As cabeças um cabide e o resto um quadro de rabiolas hahahaha

  22. Ronaldo Silva

    Boa tarde, Eduardo.
    Parabéns é o que simplesmente posso desejar.
    Excelente blog.
    Gostaria de perguntar se você tem a indicação de algum (s) serralheiro no RJ.
    Tenho interesse na estante de vergalhão e não tenho nenhuma recomendação de profissional.
    nnaldolopes@gmail.com

  23. Manuela Lemos

    Olá tenho uma dúvida. Como os nichos se fixam no vergalhao. Você disse que parafusou. Mas parafusou como? Pela foto não da pra entender muito bem… Obrihada 🙂

  24. Carol Gonzalez

    Olá, você tem o contato do serralheiro? Estou fazendo orçamentos mas estão muito muito caros!

  25. Priscila Regis

    Que linda estante! Fiquei apaixonada !!

  26. Paulo Vitor

    Edu, tudo bom? Primeiro, parabéns pelo bom gosto e iniciativa do blog! vou começar o projeto dessa estante semana que vem, e gostaria de saber qual verniz você usou nos vergalhões: foi o mesmo da madeira? Obrigado!

  27. Sofia

    Olá Eduardo,
    Será q pode passar o contato do serralheiro?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Pinterest


Facebook