Esse é o quarto post da minha série sobre Empreendedorismo. E agora o negócio começa a ficar sério. Mentira, se fosse pra ser sério eu seria advogado né? O que rola a partir de agora é botar a mão na massa pra começar a tirar seu projeto do papel.

Mas se você chegou agora, é legal dar uma olhada nos tópicos anteriores:

As 7 Cabeças do Bicho Empreendedorismo : Amor

As 7 Cabeças do Bicho Empreendedorismo : Criatividade

As 7 Cabeças do Bicho Empreendedorismo : Público

Se você já cortou as cabeças acima, já dever estar se coçando pra finalmente mostrar seus talentos pro mundo, certo? Então chegou a hora da gente pensar como todo esse potencial vai ser apresentado.

No entanto, já te aviso, se tá esperando um plano de negócio de 200 página, esse post não é pra você. Eu, como criativo, detesto qualquer tipo de burocracia e tive que achar um modelo de planejamento que  conversasse comigo.

Provavelmente você não tá com grana sobrando pra contratar uma consultoria fodona né? Então bem vindo ao clube dos faz tudo. Inclusive Planejamento. Mas não se apavora não, no fim das contas, planejar seu negócio vai ser algo bem divertido.

Uma loja em 40 dias.

Bom, como o blog surgiu como hobby, só fui ter alguma experiência com planejamento na hora de montar a  HC Store. A situação era a seguinte:

  • Já fazia algo que eu curtia demais (amor)
  • Já sabia qual era a minha identidade e meu jeito de mostrar isso pro mundo (criatividade)
  • Já tinha uma galera que estava consumindo meu conteúdo e que se interessava por decoração, claro (público)

Foi preciso juntar isso e acender aquela lampadinha pra tirar a HC Store da cartola e montar a loja do blog. Mas eu já tinha tentado fazer isso antes e deu uma merda bem grande. Por quê?

Porque o inteligente aqui simplesmente não gostava de vincular a loja com o Homens da Casa. Eu achava que estava me vendendo. Vai entender né?

Mas então dessa vez eu decidi fazer algo mais rápido e sem dor, até porque se fosse pra não dar certo, que a decepção fosse rápida. Então decidi que em 40 dias eu colocaria a HC Store no ar.

Coisa de Maluco? Sim, mas eu coloquei e isso só foi possível porque fiz um planejamento super simplificado, dentro das minhas po$$sibilidades e condizente com o tempo que eu tinha.

Modelo Canvas

Esse é um modelo pra planejar seu negócio de modo simplificado e criativo. Em uma página você consegue estruturar o seu negócio ou criar um novo produto. No Livro Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal você consegue enxergar sua nova empresa como um todo e explorar ali todos os seus potenciais.

Vou dar um exemplo do modelo que uso hoje pra lançamentos de produtos na HC Store. Só foi preciso papel e post it. Saca só:

Parece até bobo né? Mas te garanto que funciona muito bem porque tem aquilo que eu sou capaz de realizar com a estrutura que eu tenho. Seguindo esses passos, no final eu vou ter um produto com uma qualidade que me agrade e que eu acho que os meus clientes vão curtir.

Um outro livro que eu recomendo demais é A Startup de 100 Dólares. Lá você vai conhecer a história de várias pessoas que criaram suas empresas criativas praticamente do zero. É verdade! E isso não foi feito em anos.

Eram pessoas que como eu e você, têm a cabeça fervilhando de ideias e querem mostrar isso pro mundo rápido. E isso só é possível se a gente conseguir planejar algo que converse com as nossas capacidades.

Quando fiz o DecolaLab! aprendi a fazer um plano de negócios simplificado que até hoje é a primeira ferramenta que uso na hora de tirar alguma ideia do papel. Falando em DecolaLab, as inscrições pra turma de 2017 já estão abertas!

Se você quer ser meu decolega (sim, também vou fazer o curso de novo), clique aqui e se inscreva. Lembrando que haverá somente uma turma esse ano ok? Então corre lá e já garanta a sua vaga. Ah, fazendo sua inscrição hoje (24/04) você ainda descola na faixa o curso Seja Um Canivete Suiço.

Continuando com o planejamento, a maior dica que tenho pra você é procurar um modelo que converse com você, em que não precise passar horas tentando entender termos que você nunca vai entender. O principal agora é tirar a ideia do papel e deixar a burocracia pra quem não tem criatividade. E vamos combinar, esse não é nosso caso né?

No próximo post vou conversar com vocês sobre marketing. Chegou a hora de morfar pra Edu Publicitário e te dar umas dicas pra bombar esse negócio. 🙂

Ferramenta para testar: Trello